Editorial
 
 

 ANÁLISE DE RISCO

 
    Apicultor, você sabe o que é Análise de Risco?
    AH!!!!  Você imagina que análise de risco é uma análise econômica que se faz quando se pretende implantar um projeto para saber da sua viabilidade e principalmente os riscos que o negócio apresenta.
    Não! Não!! Não!!!  Na apicultura a coisa não funciona assim.
    Na apicultura, análise de risco é a proposta de autoridades de um país do MERCOSUL, propondo que as abelhas brasileiras fossem contaminadas com a Cria Pútrida Americana, transmitida pelo Paenibacillus larvae para verificar as proporções que tal contaminação causaria nas nossas abelhas.
    Até parece, diante da proposta inocente, que seria possível confinar as abelhas, como se fossem ratos de laboratório, e verificar até que ponto a contaminação poderia alastrar-se até dizimar  todas as abelhas.
    Tudo para atender um princípio básico da economia. Vender mel contaminado com Cria Pútrida para o Brasil.
    Logicamente que seria de grande interesse para os exportadores esta experiência, ou experimento, não sabemos mais qual a intenção.
    De qualquer forma, a partir daí, todo mundo saberia que nós também estaríamos contaminados com esta devastadora doença das abelhas.
    Então, Apicultor e Empresário Apícola, Análise de Risco, para a apicultura é isto, e devemos exigir que todas as medidas sanitárias sejam tomadas pelo Ministério da Agricultura, porque nós não vamos cair neste conto.
    Ah!! Dia 22 de maio é o dia do Apicultor. Vamos comemorar, enquanto dá tempo.
 

 

 

Constantino Zara Filho - Presidente Executivo
 
 
Retorna à página anterior