Editorial
 

 O SENSO DA RESPONSABILIDADE

 
 

    A Apicultura Brasileira inicia o ano de 1999 com uma situação atípica.

    Não temos mel!

    Resultante da adversidade climática, ocorrida em 97 e 98, sentimos agora, a dura realidade da falta de mel no mercado brasileiro.

    E agora?

    Não queiram tapar o Sol com uma peneira.

    As empresas que envasam mel não podem parar. Milhares de empregos dependem desta atividade.

    Haverá a necessidade da importação de mel, principalmente, da Argentina e do Uruguai, para regular o mercado até o início da nossa safra.

    É neste momento que o senso de responsabilidade dos empresários apícolas brasileiros e dos órgãos fiscalizadores do Ministério da Agricultura serão colocados à prova.

    Todos sabem o enorme perigo que representa a importação irresponsável do mel da Argentina e do Uruguai, que fatalmente acarretará a contaminação das nossas abelhas com a bactéria Paenibacillus larvae ( Cria Pútrica Americana), o que levaria à derrocada da apicultura nacional.

    Temos a certeza de que os empresários apícolas, cônscios de suas responsabilidades, e cientes de que eles dependem de uma apicultura forte e sadia para a sobrevivência do seu agronegócio, saberão cercar-se de todas as garantias para impedir a contaminação das nossas abelhas com este terrível mal.
 
 

Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior