Artigo
 

Estive no XII Congresso Brasileiro de Apicultura - Salvador - BA.

Reynaldo Kramer - Diretor Técnico da APACAME
 
 
    Muito bem organizada a viagem de São Paulo à Bahia através do Departamento de Eventos da APACAME. Chegamos felizes e esperançosos ao Congresso para a abertura, quando a escada rolante parou fazendo com quem nela estivesse, continuasse a pé o diferencial de 14 metros, igual a 5 andares. Os lentos elevadores (dois) um estava em "manutenção" forçada. Numa presença de 1.600 pessoas façam idéia do que isso significa.

    Com o tradicional atraso brasileiro a tão esperada abertura resumiu-se em apresentações e assinatura de um empréstimo do Governo ao desenvolvimento apícola local, na Bahia. Se não fosse o discurso descontraído do nosso Presidente da CBA seria um tédio. Foi notória a falta de civismo: não houve Hino Nacional e do Apicultor, as nossas bandeiras Nacional, do Estado e da Confederação estavam esquecidas no fundo do cenário.

    Seguimos posteriormente ao espaço das exposições onde os estandes bem elaborados e amplos ofereciam e mostravam materiais apícolas. Uma mocinha caracterizada de abelha operária, muito bem elaborada, distribuía vales gratuitos com direito a brindes. No meu caso recebi um belo boné patrocinado pelos Apiários Wenzel que com seu estande abrilhantavam o evento. Parabéns!!

    O Evento foi marcado pelo fornecimento de uma bela pasta com divisões espaçosas, tudo muito bem confeccionado.

    O tradicional Anais do XII Congresso Brasileiro de Apicultura estava pronto o que muito nos ajudou a acompanhar as conferências, mini-conferências e simpósios. No meu caso particularmente acompanhei os seguintes temas: Grãos de Pólen e estruturas secretoras de plantas como indicadoras da origem botânica do mel e da própolis; Palinologia (estudo de pólen); O Mercado Internacional do Mel Orgânico Brasileiro, apresentado pelo Dr. Marco Bosia, explanando também sobre méis orgânicos suiços.

    E porque não falar no famoso intervalo para almoço, com self-service muito bom e sortido, em cujas mesas trocavam-se ideias apícolas.(os chamados contatos de bastidores).

    Alguma surpresa também houve. O Conferencista muito esperado era o Dr. Helmuth Horn, da Universidade de Sttutgard com o tema "The Internacional Honey Market And Its Impotance To Brazil", não compareceu. Porém o resumo de seu trabalho poderá ser lido em inglês no Anais 98. Há uma curiosidade nessa literatura: a expressão xxx metric tons, e em outros lugares simplesmente tons, mas trata-se do mesmo valor. Fazendo pesquisa verifiquei existir ainda Tons (long) 1.0160kg. e Tons (short) 907,1846Kg .

    Acredito que muitas dúvidas foram esclarecidas entre nós apicultores. Fiz a clássica pergunta: Como fica estabelecido a qualidade do mel de Soja Transgênica? Não consegui nada esclarecedor, mas a Soja Transgênica esta na praça!  Sempre interessantes são os painéis com os temas a seguir destacado mostrando o verdadeiro esforço dos pesquisadores:

    1- Melhoramento da técnica ESPECTROFOTOMETRIA no visível para dosagem de Quercetina em Própolis - UFMG;

    2- Comparação de extratos alcóolicos e aquosos de Própolis - UFMG;

    3- Identificação de fungo em colmeias de Abelhas no Estado de São Paulo - UNESP - Botucatu - SP;

    4- Produção de Mel, Própolis e coleta de pólens em colônia de Abelhas africanizadas ( Apis melifera) UNESP - Botucatu - SP;

    5- Efeito do tempo de armazenamento e do tipo de embalagem nas características físico- químicas de méis.
    Diversificar as alterações ocorridas na qualidade de diferentes méis devido o tempo de armazenamento - Setor Apicultura - UNESP - Botucatu - SP;

    6- Espectro polínico de amostras de mel de Abelha Uruçu (Melipona scutellaris) - EAGRO / UFBA, SAA/SP, ESALQ - USP, EAF de Catu-BA.

    7- Espectro de amostras de méis de Apis mellifera L. coletadas na Bahia - SAA/SP, EAGRO - UFBA, ESALQ -USP

    8- Caracterização das plantas apícolas- Centro de Apicultura Tropical - Pindamonhangaba - SP;

    9- Temperatura de secagem e número de colônias de bactérias encontradas no pólen. - UNESP - Botucatu, FAMV - UPF - Passo Fundo - RS;

    10- Determinação físico-química de amostras de méis normais, aquecidos e misturados

    11- Atividade externa da abelha Iraí - IB/USP;

    12- Avaliação da solubilidade da Própolis em diferentes solventes - F.C. FARMACEUTICAS -USP - SP;

    13- Análise QUIMIOMÉTRICA da composição das ceras de própolis e do favo da colmeia - FCF - USF – UNIMES e UNICAMP

    14- Atratividade de caixas iscas na captura de enxames do gênero Apis - Ilhéus - Bahia.

    Chegando ao final, sexta-feira à tarde, dia 13, foram mostrados, no espaço do Apicultor e Demonstração de Materiais e Inventos, num atropelo geral, a toque de caixa, coisas importantes, pois o tempo se esgotara.

    A festa de encerramento foi feita num auditório improvisado, sem civilidade, sem música, sem as bandeiras honradas e suadas das associações apícolas regionais e estaduais, nem a brasileira, nem a do Estado da Bahia, muito bonita por sinal.

    Mas, o apicultor brasileiro aprendeu a ter paciência e a perdoar os improvisadores com as suas queridas abelhas, que ele tanto ama e venera.

 

 

Retorna à página anterior