Evento
 

XX ENCONTRO CATARINENSE DE APICULTORES

Mário Isao Otsuka, Diretor Responsável pela Revista Mensagem Doce, presente ao Evento.

    IÇARA está situada ao sul do Estado de Santa Catarina, com altitude de 48 metros, uma população de pouco mais de 43.000 habitantes, localizada a 8 Km de Criciúma, cerca de 200 km de Florianópolis, de 90 Km da fronteira com o Estado do Rio Grande do Sul e de 900 Km da cidade de São Paulo. Em razão da temperatura ideal e do bom pasto apícola é considerada a “cidade mais doce do Brasil”, pois é a “Capital do Mel”  de Santa Catarina.

Sr. Agenor Sartori Castagna
Presidente do evento Sr. Agenor Sartori Castagna.
     E foi em Içara que, nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 1998, teve lugar o XX Encontro Catarinense de Apicultores e o I Encontro Catarinense de Reflorestamento e Essências Apícolas. O Evento foi promovido pela Federação das Associações de apicultores de Santa Catarina - FAASC, Associação de Apicultores de Içara - AAPI e Prefeitura Municipal de Içara. 
 
     Paralelamente, sob um pavilhão de plástico colorido estiveram presentes cerca de 30 entidades entre empresas apícolas, associações e outras. 
Antecedendo ao Encontro, aproximadamente 3000 estudantes do Município estiveram envolvidos no concurso de pinturas e desenhos “Pintando na Festa do Apicultor” . Os melhores trabalhos ficaram expostos, durante o Evento, na Casa da Cultura, próximo ao auditório e da Expo-apícola. 
      A cerimônia de abertura deu-se às 10 horas do dia 14, e às 11 horas, horário previsto para o desfile apícola, com a participação de mais ou menos 400 escolares e 3 associações apícolas, o céu fechou-se inteiramente desabando, em seguida, forte chuva que dispersou todos que lá estavam. Porém, por volta das 11,30 horas, inesperadamente o céu abriu-se e um lindo desfile foi realizado nas ruas de Içara, no qual não faltaram bandas estudantís, balizas, crianças fantasiadas de abelhas e de flores, carros alegóricos e apicultores caracterizados. 
      A partir das 14 horas e até às 19 horas ocorreu a mesa redonda do 1o Encontro Catarinense de Reflorestamento e Essências Apícolas com a participação dos representantes da Universidade Federal de Santa Catarina, empresas fumageiras, EPAGRI, Secretarias Municipais de Agricultura, Hortos Florestais, IBAMA e FAASC. 
Imagem do desfile 
Vista parcial do desfile infantil realizado durante o Evento.
Inovação Tecnológica: Envasadora Semi-Automática Modelo 2000
      Devido as fortes chuvas do dia e da noite anterior, a visita aos apicultores da região, com horário previsto para às 8 horas do dia 15, foi cancelada por impraticabilidade das estradas rurais. Todavia, o período matutino foi proveitoso, pois, a pedidos, a Dra. Tsugui T. Nilsson,  de São Paulo - SP, repetiu a palestra do dia anterior discorrendo sobre o pasto apícola proveniente de reflorestamento, da manutenção e conservação de matas nativas, capoeiras e plantas nativas de valor medicinal. 
      Ainda, no período da manhã, o empresário Dr. Célio Silva, de Araranguá - SC, farmacêutico e titular da empresa Apis Nativa produtos Naturais Ltda., falou sobre apiterapia discorrendo sobre o poder curativo dos produtos das colmeias, fruto de pesquisas que vem sendo por ele efetuadas há longa data. 
      A partir das 14 horas, a programação seguiu conforme previamente estabelecido. O Dr. Jaime João Regis, médico veterinário, chefe do Serviço de Inspeção de Laticínios, do Ministério da Agricultura, baseado e Florianópolis, falou exaustivamente sobre a Casa do Mel e legislação vigente acerca de produtos das abelhas. 
      O Sr. Eloy Puttkammer, apicultor profissional, Instrutor do SENAR e Secretário para Assuntos Técnicos da FAASC, deu verdadeira aula titulada Importância da Substituição das Abelhas Rainhas, ensinando como produzir mais e melhor.
A Dra. Liane Glufke Salomé, farmacêutica bio-química, tecnóloga de alimentos, responsável técnico do Laboratório Apícola P.E. Cidade das Abelhas EPAGRI, de Florianópolis, e apicultora, palestrou sobre o importante tema que os apicultores em geral devem estar sempre atentos que é “Controle de Qualidade dos Produtos Apícolas” . 
Sr. Eloy Puttkammer
Vista parcial da Expo-Apícola
      Na Assembléia Geral da FAASC, às 19:30horas, foi reeleito, para o biênio 98/2000, o sr. Agenor Sartori Castagna. 
Durante o baile, com início às 22 horas, foi eleita a Rainha dos Apicultores srta. Rosani Liz Mache, de Porto União. 
      Nas visitas aos estandes, o que mais chamou a atenção da M.D. foram o equipamento denominado Multi-Processador Pries Mel que filtra, desidrata e inibe a cristalização do mel, permitindo colher o mel com 30 a 40% de operculação, e colher mel específico por florada, em razão da entecipação da colheita, e o equipamento denominado Envasadora Semi-Automática com Balança Eletrônica Mod. “2000”, que permite o envasamento de mel de 0,050kg até 2 kg, com capacidade de 500 até 1000 embalagens por hora e precisão de até 0,5% do peso. 
      Às 8 horas do dia 16 foi celebrada a Missa do Apicultor pelo Monsenhor Agenor Neves Marques, de Urussanga - SC, apicultor, autor de livros apícolas, já muito conhecido e respeitado por todos os apicultores do Brasil. 
      Às 9 horas teve início a sessão Palavra Livre para os Apicultores, e a sessão solene de encerramento ocorreu com início às 11:30 horas. 
      Às 12:30 horas iniciou-se o almoço de confraternização, com a apresentação de Grupos Folclóricos de Danças açorianas, italianas e polonesas, terminando com farto sorteio de brindes. 
 
     O Evento foi um verdadeiro sucesso, tendo sido inscritos cerca de 350 apicultores, inclusive muitos de outros Estados. Parabéns à Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina pela realização de tão proveitoso Evento.
 

 

Retorna à página anterior