Minha Experiência
 

ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL

(foto)
 
O Sr. João Machowski Sobrinho é apicultor e proprietário da empresa Apiário Zé Colmeia Ltda., estabelecida em Atibaia - SP, na rua Benedito Almeida Bueno, 55.
É descendente de imigrantes poloneses vindos em 1935. Seu avô Thadeu Zaions já se dedicava à apicultura na Polônia, e no Brasil deu continuidade à atividade e sempre teve no fundo do quintal cerca de 25 colmeias. Seu tio Pedro Machowski, do Paraná, sempre teve em sua propriedade de 150 a 200 colmeias.
Juntamente com Marisa de Lourdes Rezende, o Sr. João pratica a apicultura há mais de 12 anos e sempre fez pesquisas sobre as abelhas e flora melífera.
Numa das viagens à Gonçalves Alves, em Irati - PR, ao adentrar no moinho de seu falecido avô, e que atualmente é dirigido por seus primos, constatou a visita de abelhas que coletavam restos de farinha de trigo e transportavam em forma de bolotas.
Inspirado por essa constatação fez uma experiência nos apiários de sua propriedade em Atibaia e Mairiporã, no Estado de São Paulo, e em Rio Azul, no Paraná, que constitui na utilização dos seguintes:
a) 5 kg. de quirera bem miúda de milho, tipo fubazão;
b) 2 quilos de farinha de trigo
c) 2 colheres de mel
Mistura-se bem o fubazão com a farinha de trigo e coloca-se numa mesa em forma de pico. No meio do pico coloca-se o mel somente para atrair as abelhas. As abelhas aceitam bem essa mistura, mas só fazem a coleta na época de escassez do pólen.
Para aqueles que quiserem enriquecer a mistura acima, o Sr. João recomenda, de acordo com a conveniência do apicultor, adicionar 1 lata de leite de soja em pó de 400gr.
Outra experiência diz respeito à alimentação artificial de  enxames pequenos em núcleos, que consiste no seguinte:
a) mel - 5%
b) açúcar cristal - 30%
c) Leite de Soja - 30%
d) água
Nesse caso o leite de soja pode ser feito com grãos de soja. Deixar a soja em grão em uma vasilha com água por 2 dias; descascar a soja e bater no liqüidificador com  um pouco de água. Após batido acrescentar um pouco de água, ferver por 30 minutos e filtrar o produto. Para obter 1 litro de leite utilizar 1,5kg. de soja em grão.
Quem  quiser   entrar    em contato  com  o  Sr. João poderá  fazê-lo  pelo       telefone   (011) 484-4997.
 

 

 

Retorna à página anterior