Alerta
 
 
 

CENTRO DE APICULTURA TROPICAL

    O CENTRO DE APICULTURA TROPICAL é uma dependência do Instituto de Zootecnia, órgão da administração direta do Governo do Estado de São Paulo, cuja missão é a promoção do desenvolvimento e modernização da apicultura. Sua atividade básica é a pesquisa tecnológica, relacionada à produção apícola.  Complementando a pesquisa, presta serviços e fornece bens de produção tais como: ABELHAS RAINHAS, MUDAS E SEMENTES DE PLANTAS APÍCOLAS, CERA ALVEOLADA, ANÁLISES LABORITORIAIS (mel, cera, própolis e outros produtos das abelhas) , estágios, folhetos, projetos e consultoria. Promove Cursos que são outra modalidade de  atuação em prol da Apicultura.

    COMENTÁRIO: Apesar dos relevantes serviços prestados à apicultura, o CENTRO DE APICULTURA TROPICAL de Pindamonhangaba, Estado de São Paulo, que na ultima década realizou cerca de 200 cursos, treinou mais de 5000 produtores de todo o Brasil e do Exterior, publicou perto de 100 trabalhos científicos e realizou dezenas de milhares de atendimentos, entre fornecimento de abelhas rainhas, análise de mel e outros produtos apícolas, permuta de cera alveolada, consulta, assessoria a organizações diversas, palestras, dias de campo, recepções  de visitantes e outras atividades esta sendo atingido diretamente pelo DECRETO 42.808,  de 14 de janeiro de 1998 que Extingue a Coordenadoria da Pesquisa Agropecuária, reestrutura os Institutos de Pesquisa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e dá outras providências correlatas .

    Desta forma o Centro de Apicultura Tropical um dos únicos órgãos que ainda prestam serviços à apicultura no nosso País, corre o risco de desaparecer uma vez que estará atrelado a administração da fazenda do IZ que, logicamente, por tratar de gado, nenhum interesse terá em apoiar o trabalho ali desenvolvido.
A CÂMARA SETORIAL DOS PRODUTOS APÍCOLAS em reunião realizada em novembro de 1997 já se manifestou junto ao Exmo. Sr. Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo, Dr. Francisco Graziano Neto requerendo que a Seção de Apicultura, de Pindamonhnagaba, seja transformada num CENTRO DE APICULTURA, com identidade e autonomia administrativa.

    Até o momento nada foi feito oficialmente o que muito preocupa os apicultores e empresários apícolas do Estado de São Paulo e de todo o Brasil.
 
 

 

Retorna à página anterior