Atividade
 
 
 

PROFESSORES MÁRIO SÉRGIO PALMA E OSMAR MALASPINA MINISTRAM CONFERÊNCIA SOBRE PRÓPOLIS NO JAPÃO

 

    No mês de novembro de 1997 os professores Mário Sérgio Palma e  Osmar Malaspina, do Centro de estudos de Insetos Sociais e do Departamento de Biologia do Instituto de Biociências de Rio Claro - UNESP, foram convidados pela Propolis Research Association para ministrar conferência sobre a própolis brasileira, no Japão. Essa entidade congrega pesquisadores e empresários interessados nos estudos e comercialização da própolis. O presidente dessa Associação é o Prof. Dr. Mitsuo Matsuka, pesquisador do Honey Science Research Center da Universidade de Tamagawa ( Tóquio). O Prof. Malaspina ministrou a conferência intitulada “The Brazilian Própolis”: Types end Distruition” enquanto o tema abordado pelo Prof. Palma foi “ Própolis:  Composition and Relationship Structure/Activity Concerning to its Biological Activities”

    Além das conferências ministradas, os professores brasileiros visitaram Suntory Institute em Kioto e Hayashibara Center em Osaka. Nessas visitas os temas de discussão com os cientistas japoneses foram as metodologias para processamento e controle de qualidade da própolis. Esse tema de discussão foi importante uma vez que há muito interesse das duas partes em padronizar as metodologias de análise e de controle de qualidade do produto. Outro tema abordado nas discussões foi a atividade biológica da própolis brasileira que tem despertado muito interesse nos pesquisadores japoneses.

    Um importante resultado dessa visita foi a discussão de um convênio a ser estabelecido em 1998 entre a Propolis Research Association e o Centro de Estudos de Insetos sociais da UNESP, de Rio Claro, para estudos da própolis brasileira. Por intermédio desse convênio será possível, o desenvolvimento de novas tecnologias entre os dois países e, também um intercâmbio de pesquisadores e alunos interessados nos estudos da própolis.

    Os referidos professores foram muito bem recebidos no Japão onde tiveram um tratamento diferenciado não só por parte dos membros da Propolis Research Association como também pelos pesquisadores das Universidades e Institutos de pesquisas que visitaram.

    O apoio logístico da viagem foi realizado pelas empresas X-Teks Desenvolvimento do Brasil e Cyber Font do Japão.
 


 
Retorna à página anterior