Editorial
 
 

O TEMPO

O tempo de 1997 terminou.
E, como foi rápido. O tempo parece voar.
Sinal dos tempos, diriam os místicos.
Mas, é isto mesmo. Sinal de um tempo globalizado, onde as informações vão e voltam em segundos.
A recente queda da Bolsa em Hong Kong refletiu no mesmo minuto no mundo inteiro.
Se, de um lado, a falta de noticias é ruim, o excesso também atrapalha. Desvia a atenção e nos traz preocupações que talvez não necessitaríamos tê-las.
Na Apicultura, como não poderia deixar de ser as noticias voaram. Bem, na apicultura, pelo menos temos o exemplo das abelhas que também voam.
A realização do XXXV Congresso Internacional de Apicultura, comemorando os 100 anos de congressos realizados pela APIMONDIA foi um marco que a nossa geração de apicultores teve o privilégio de assistir.
De lá vem a noticia do Mel Orgânico e que só o Brasil esta apto para produzi-lo em quantidades para atender ao mercado internacional.
Internamente veio a noticia da criação do GT-APICULTURA no âmbito do Forum Nacional da Agricultura e da criação da Câmara Setorial dos Produtos Apícolas do estado de São Paulo que colocam a apicultura entre as atividades economicamente viáveis do Agronegócio Brasileiro.
Mas, nem tudo é flor e mel na apicultura.
Em nome da globalização, tivemos a surpresa das recentes alterações da Regulamentação que rege o setor de alimentos e a entrada em vigência das Portarias 371 ( de rotulagem) e 367 ( de mel) que exigiu uma verdadeira mobilização para que o setor não fosse estagnado pela legislação inadequada à nossa realidade.
Se no editorial da revista Mensagem Doce de setembro de 1997 já se falou de  "UM MOMENTO DECISIVO" para a apicultura em nosso País, AGORA, mais do que nunca, é o tempo da união de forças em torno da atividade apícola sob pena de desmoronar todo o trabalho realizado, e ai sim, todos teriam perdido o seu tempo.
O tempo é implacável. As abelhas nos ensinam isso. No seu pouco tempo de vida as abelhas conseguem realizar, em diversas fases, o seu trabalho.
A comunidade apícola brasileira saberá, ao seu tempo, unir-se para enfrentar, de frente, as adversidades do nosso setor, fincando alicerces firmes, para o seu desenvolvimento.
E, não perdendo tempo, desejamos a todos os nosso associados, aos apicultores brasileiros, aos nossos anunciantes e aos nossos amigos um Feliz Natal e um Próspero Ano de 1998, com muita paz, amor e mel, tudo ao seu tempo.
 

 

Constantino Zara Filho - Presidente Executivo
 

 
Retorna à página anterior