Artigo
 

 MEL ORGÂNICO À PROCURA DE UMA DEFINIÇÃO

Reynaldo Guilherme Kramer, Diretor Técnico da APACAME e Member of International Honey Commission.

    A exigência dos consumidores em alimentos sem influência de adubações residuais e produtos químicos está se tornando mundial.

    Por isso muitos agricultores produtores de alimentos estão tentando garantir uma remuneração melhor, com alimentos estritamente naturais.

    No Estado da Florida EUA, o assunto, alimento orgânico, esta sendo tratado com as seguintes exigências: "Os produtos orgânicos devem ser produzidos, transportados, distribuídos, embalados com total ausência de pesticidas sintéticos, adubos químicos, hormônios sintéticos de crescimento, e sem exposição aos raios radioativos( Estatuto 504.22 504.36 de 1990, legislação sobre a agricultura e alimento orgânico do Estado da Florida).

    A análise final se o alimento é ou não orgânico cabe a um agente certificador reconhecido oficialmente.
 
    No tocante ao mel, não se achou nenhum apiário nestas condições, e isso já era imaginado, pois as diretrizes para mel orgânico estão sendo estabelecidas.

    Entre outras exigências, o mel, pólen e cera devem ser procedentes de origem qualificada e registrada. Alimentações tipo Candy nem falar. Enxames doentes devem ser afastados e antibióticos não podem ser usados, exceto quando estão em tratamento, mas neste caso o mel jamais pode ser declarado orgânico.

    As colmeias devem ser colocadas somente em plantações e pomares também declarados orgânicos.

    Num raio de 3 milhas as culturas não poderão ser tratadas com pesticidas, e no raio de 2 milhas não podem existir estações de tratamento de esgoto, campos de golf e estradas principais.

    Todas as superfícies de equipamento de contato com o mel devem ser de aço inox ou recoberta com camadas de cera.

    Elementos químicos para repelir as abelhas estão proibidos.

    Bibliografia: Apis, Apicultural Information And Issues From IFAS/University of Florida,feb 1996
Deutsche Bienen Journal 1997 - Sr. Klaus Nowttnick

 


 
Retorna à página anterior