Meio Ambiente
 
 

CONSERVAÇÃO DA FLORA DA CAATINGA ATRAVÉS DA APICULTURA*

Francisco Guedes Alcoforado Filho**

*  Palestra proferida durante o XLVIII Congresso Nacional de Botânica, no
    período de 27/07 a 01/08/97, no Crato, CE.
* *Eng° Agr°, M.Sc. em Botânica, Pesquisador da Embrapa/CPAMN
     (Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte). Caixa Postal: 01.
     CEP: 64.006-220. Teresina -PI.

    A Vegetação de caatinga ocupa uma área de aproximadamente 970.000Km2 e apresenta um grande número de plantas e animais que vêm sendo utilizados pelo homem desde antes da colonização. Até recentemente, a maior parte da população rural pobre da região semi-árida supria quase todas as suas necessidades de alimentação, vestuário, medicamentos, energia e habitação às custas dos recursos vivos dessa região. As principais fontes de riqueza regional eram a agropecuária, o extrativismo vegetal, a caça e a pesca. A superpopulação humana e de animais domésticos criados extensivamente, a existência de grandes áreas com solos de baixa fertilidade, associados à ocorrência de secas periódicas, contribuíram para tornar esta uma das áreas mais degradadas do Brasil, com, inclusive, vários núcleos de desertificação.

    A apicultura é uma das únicas atividades agropecuárias que preenche todos os requisitos do tripé da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico. Complementa a renda dos produtores rurais, garante a ocupação da mão-de-obra familiar e contribui de maneira efetiva para a conservação da flora nativa local. Com a criação de abelhas, não há necessidade de desmatamentos Muito pelo contrário, as abelhas necessitam das plantas vivas para tirarem o seu alimento.

    A flora da caatinga é diversificada e rica em néctar e pólen. Inclusive, a característica da grande diversidade botânica e diferenciado comportamento fenológico da vegetação de caatinga propicia um escalonamento das floradas durante o ano, significando haver sempre algumas espécies florescendo ao longo do ano, independente da estação. Por isso, esse ecossistema é responsável por uma considerável parte da produção de mel de abelhas que eleva a região nordestina a condição de terceiro maior produtor do País. As floradas das espécies da caatinga garantem ao Nordeste a produção de um mel totalmente puro, livre de resíduos de agrotóxicos - muito comum em explorações agropecuárias intensivas - proporcionando a produção do chamado “mel orgânico”.

    Como exemplo exemplo do uso da apicultura para contribuir com a conservação/preservação da vegetação, cita-se o Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí.  Lá, a Fundação do Homem Americano (FUNDHAM) promoveu a distribuição de cerca de 4.000 colméias para as comunidades que vivem ao redor do Parque.  Com isso, tem-se conseguido manter a preservação da caatinga, além de proporcionar renda às famílias e redução do êxodo rural, fechando o leque da sustentabilidade.
 

 

Retorna à página anterior