Artigo

Indústria farmacêutica
Oportunidades para a apicultura


Os produtos apícolas possuem diversas propriedades que favorecem a saúde de quem os consome. De machucados na pele à gripes e resfriados, a aplicação dos derivados do mel são diversas. Pode-se observar o crescente uso desses produtos na indústria farmacêutica. Dessa forma, o Relatório de Inteligência em questão tem o objetivo de apresentar como eles podem estar inseridos no mercado da indústria farmacêutica e as oportunidades que podem ser geradas aos produtores do setor.

Propriedades medicinais do mel e demais produtos apícolas

Para se inserir no mercado farmacêutico, é importante conhecer as propriedades medicinais e benefícios dos produtos apícolas. Cada um possui características próprias, bem como forma de consumo e aplicabilidade - o que se configura como um amplo mercado a ser explorado pelo apicultor e meliponicultor.

Fontes: Sara Viega. Quais são as propriedades medicinais do mel. UmComo. Conhecendo o pólen de abelhas. Green Life Group. Apitoxina. Ápis & Indígenas. Silvana Teixeira. Apiterapia: tratamento com o uso do mel, da própolis, da geleia real e da cera. CPT. Mônica Teixeira. Pólen combate o envelhecimento e ajuda a recuperar energias. G1. 2010. Cera de abelha e própolis. O Medicine. 2011. Ana Lucia Silva Escobar e Fábio Branches Xavier. Propriedades fitoterápicas do mel de abelhas. Revista Uningá. 2013. Faculdade de Atenas aponta diversos benefícios do mel para a saúde. G1. 2014. Conheça os benefícios da própolis. Beleza & Saúde. 2014. Leonardo Soares. Saiba quais são os benefícios do mel para adoçar a saúde. Gazeta Online. 2015.

Nichos farmacêuticos em potencial

Os produtos apícolas possuem diversas propriedades benéficas à saúde, e diferentes tipos de negócios possibilitam explorar o melhor desses produtos. Saber quais são e como funcionam contribui para que o apicultor/meliponicultor conheça as possibilidades de seu trabalho, amplie mercado ou mesmo, forneça matéria-prima para os tratamentos possíveis.

Fontes: Apiterapia. Abelha Saúde. Acupuntura e apiterapia. EBC. Produtos e materiais para manipulação. Cia da Abelha. Homeopatia: apis mellífera. Portal Educação. 2012. Manipulação de remédios vem registrando expansão. Conselho Federal de Farmácia. 2013. Homeopatia. IG. Curso de manipulação e cosmetologia com os produtos das abelhas. Cia da Abelha. 2015.

Negócios apícolas e a indústria farmacêutica

A Apícola Fernão Velho, de Maceió (AL), é um exemplo de como a apicultura pode se relacionar com a indústria farmacêutica.

Vencedora da etapa nacional do Prêmio de Competitivida­de para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), a Apíco­la Fernão Velho recebeu o prêmio de Destaque Inovação. Transformou a própolis vermelha, de Alagoas, em referência nutritiva e farmacêutica.

Mário Calheiros, engenheiro agrônomo e presidente da empresa, tem viajado para diversos países, como Austrália, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão - principal consumidor de própolis no mundo e que detém maior número de patentes de seus derivados -, a fim de prospectar clientes.

Com o recebimento de R$490 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), por meio do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova), a empresa investiu no desenvolvimento de um processo de transformação do própolis em nanopartículas. O própolis em nanopartículas é a forma como as indústrias farmacêuticas e de cosméticos preferem comercializar o produto, além de possibilitar que pesquisadores analisem o perfil físico-químico da substância.

Fontes: Naísia Xavier. Empresa de apicultura localizada em Fernão Velho conquista prêmio nacional. Agência Alagoas. 2015. Empresas de sete estados vencem o Prêmio MPE Brasil. Agência Sebrae de Notícias. 2015. Apícola Fernão Velho. 2015.

AÇÕES RECOMENDADAS

Participe de eventos do setor para saber mais sobre tendências, novas técnicas e tecnologias do mercado. Além de possibilitar conhecer melhor seus concorrentes, clientes e fornecedores, a participação contribui para a formação de parcerias e fechamento de negócios. Para isso, atente ao anúncio de feiras e eventos no SIS;

Consulte o Boletim de Tendências do SIS sobre Apiterapia e confira mais informações para investir na área;

Busque estar em acordo com as normas técnicas da área. Certificações atestam a qualidade, agregam valor e contribuem para as vendas, inclusive ao exterior. A IBD Certificações atende o segmento da apicultura, sendo uma opção de certificação;

Procure a unidade do Sebrae mais próxima para obter auxílio ou cadastre-se no site da instituição e opte pela consultoria on-line. Conte com o Sebrae para ajudar a fazer melhorias em seu negócio.

Fotos:


Retorna à página anterior