Lançamento

Lançamento

Autores: Dra. Gracie Ferraz Rodrigues Fernandes
Dr. Paulo Tilelli de Almeira - www.ptilelli.com.br
Editora RIMA - www.rimaeditora.com.br



Este livro chega como material de consulta para facilitar a elaboração dos documentos de gerenciamento da segurança dos alimentos: Manual de BPF, Programas de Autocontrole (PACs), Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO).

Os autores compilaram os requisitos exigidos pelas legislações sanitárias vigentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério da Saúde (MS), que devem estar obrigatoriamente descritos nestes documentos, e foram além, alinhando os assuntos à ABNT NBR ISO 22000:2006 e à FSSC (Food Safety Systems Certification).

O conteúdo abrange outros tópicos que ampliam o gerenciamento da segurança dos alimentos e que também estão relacionados às normas supracitadas, como Controle de Vidros e Plásticos Rígidos, Controle de Alergênicos, Gerenciamento de Mudanças e Comunicação, todos exigidos por empresas multinacionais.

O livro está atualizado com legislações de 2014, inclusive com as versões de Consultas Públicas em andamento como, por exemplo, a do novo RIISPOA (MAPA/SIF) e Recall (ANVISA). Não traz no seu escopo o Sistema APPCC, mas assegura que as informações específicas e o conhecimento apropriado sobre os pré-requisitos estejam disponíveis para tornar possível a sua estruturação, aplicação e desenvolvimento.

O intuito, portanto, é servir de suporte para aprimoramento das ações de controle que garantam a qualidade e segurança dos alimentos, com vistas ao atendimento das exigências para a implantação do Sistema APPCC e de normas certificáveis como a ABNT NBR ISO 22000:2006 e FSSC.

É um instrumento apresentado de forma clara, objetiva e didática, cujo diferencial é trazer modelos testados e aplicados no ´chão de fábrica´ de diversos segmentos de indústrias alimentícias. Contribui de forma efetiva para a adequação dos estabelecimentos às determinações dos órgãos fiscalizadores.

O público alvo são os Responsáveis Técnicos, técnicos das indústrias, acadêmicos e graduados dos cursos de Engenharia de Alimentos, Agronômica e Química; Nutrição, Biologia, Farmácia, Medicina Veterinária e áreas afins que pretendem se capacitar nos processos de Garantia da Qualidade dos alimentos.

Retorna à página anterior