Associativismo

Amevat pleiteia normatização da meliponicultura

Fonte: Jornal O Alto do Taquari - Portal internet - 26/05/2014.

Cerimônia de posse da diretoria da AMEVAT (Associação de
Meliponicultores do Vale do Alto Taquari)

Vale do Taquari - Na manhã do último sábado foi fundada a Associação dos Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat). Cerca de 40 sócio-fundadores compareceram ao ato realizado na chácara de Renato Zanella, no bairro Dom Pedro II, em Arroio do Meio.

Os demais inscritos e interessados em integrar a associação, terão até o fim do mês para regularizar sua inscrição como sócio-fundadores na Emater/Ascar de Lajeado. Também está sendo agendada uma solenidade de posse da diretoria, que deve ocorrer no Jardim Botânico em Lajeado nas próximas semanas.

No encontro de sábado os sócios discutiram os meios para pleitear participação na comissão estadual no sentido de criar a normatização da meliponicultura no Rio Grande do Sul. Trata-se de um instrumento jurídico em fase de construção, com o propósito de reconhecer, valorizar e normatizar a criação e manejo e conservação de meliponídeos.

No estatuto da entidade sem fins lucrativos, estão presentes 21 finalidades, entre as quais o manejo correto das abelhas e do produto com técnicas adequadas, bem como a difusão da importância da biodiversidade.

Os principais objetivos da Amevat são os de preservar a vida das abelhas-indígenas sem ferrão e divulgar os processos de multiplicação da espécie; congregar criadores e técnicos, para intercâmbio técnico, cultural e social. A associação, ainda se dispõe a realizar palestras, conferências, seminários e congressos, além de realizar exposições e feiras para difundir a meliponicultura e seus produtos.

Os membros da associação, pretendem dar sua contribuição sobre os assuntos com base em conhecimentos e pesquisas iniciadas há cerca de 20 anos, na região, a partir de pessoas que se interessam pelo assunto.

O último seminário promovido em Venâncio Aires, contou com a presença de mais de 500 pessoas de vários municípios. O próximo evento desta natureza já tem data: será no dia 23 de outubro e terá como sede o Colégio Teutônia, na cidade do mesmo nome. A associação também deverá ser uma das presenças no XI Encontro Estadual de Meliponicultores, que terá como local a cidade de Ivoti, de 24 a 26 de julho.

Segundo estatísticas da associação, o Vale do Taquari possui mais de mil pessoas que se dedicam à criação de abelhas-indígenas. Por isso, a campanha de filiação de novos sócios poderá surpreender nos próximos meses, de acordo com a expectativa da diretoria.

Retorna à página anterior