Artigo

FABRICAÇÃO DE VELAS ARTESANAIS DE CERA DE ABELHA

Pedro Constam 1 ; Maria Claudia Constam
1 Ateliê de Velas artesanais de Cera de Abelha, R. Dr. José Marcelino, 103, Centro- Palmeiras-BA. CEP 46930-000. E-mail: mcconstam@yahoo.com.br

SOBRE A CERA DE ABELHA

Em um mundo cada vez mais dominado pelos avanços tecnológicos um produto nobre resiste às mudanças de tempo e vem recebendo cada vez mais a atenção dos apicultores devido às suas qualidades extraordinariamente naturais: a cera de abelha.

Produzida pelas abelhas operárias entre o 12° e 18° dia de vida através da transformação do néctar em suas glândulas cerígenas, esta substância foi prestigiada por Rainhas e Monarcas.

No antigo Egito, suas propriedades contribuíram para conservação das múmias embalsamadas, e a vela de cera ganhou destaque nas casas da nobreza da idade média. Composta por mais de 300 substâncias, a cera de abelha tem propriedade antioxidante e impermeabilizante, sendo utilizada na composição de uma infinidade de produtos industrializados.

Suas propriedades terapêuticas são exploradas em inúmeras aplicações no setor de beleza e bem estar.

Pomadas, xampus e cremes, entre outros, utilizam a substância que ainda confere um toque natural aos produtos.

Que a cera de abelha, muitas vezes desprezada ainda no apiário, possa vivenciar o seu reconhecimento e valorização, sendo empregada para iluminar e curar a vida das pessoas.

PURIFICAÇÃO DA CERA DE ABELHA

O método tradicional

A Cera purificada pode ser obtida através de diversos métodos. Apresentamos aqui o mais difundido no Brasil, pela facilidade e baixo custo: Em um balde cônico de alumínio de 15 a 20 litros, ferve 05 litros de água.

Adicione a cera (favos escuros, restos de opérculos, cera catada no apiário) até atingir dois terços da altura do balde. Misture com um pau até obter um caldo homogêneo. Tome cuidado para não ferver demais, pois este caldo pode subir e passar da borda provocando um acidente!

Tire o balde do fogo e despeje a mistura quente por uma peneira fina de pedreiro, que é colocada por cima de outro balde com a mesma capacidade. A sujeira grossa ficará retida na peneira, já a água quente e a cera passam. Coloque o balde em um lugar sem movimentação, fora do alcance de crianças, e deixe esfriar naturalmente de um dia para outro.

Após este período, a cera endurecida flutuará sobre a água fria. Caso o bloco de cera cole no balde, despeje mais água fria no balde e desprenda o bloco com auxílio de uma faca.

No fundo deste bloco haverá ainda alguma sujeira. Raspe com uma faca. Caso o bloco ainda não aparente ser bem limpo, ferve a cera de novo, até levantar espuma (cuidado para não transbordar!!!). Deixe ferver mais uns cinco minutos, e depois coloque (sem peneirar!) para esfriar num local tranquilo. Aguarde até o próximo dia, desprenda a cera e raspe novamente a sujeira grudada no fundo do bloco. Desta vez, a Cera já deve estar bem limpa, pronta para o uso.

O método inteligente

Um segundo método que deve ser cada vez mais difundido, é a utilização de um derretedor solar: ele consiste basicamente de uma caixa de madeira, pintada por fora de preto, e sobre a qual se posicionam dois vidros separados entre si por uma borracha de 2-3mm de grossura. Dentro da caixa, em meia altura, fixa-se uma peneira sobre a qual serão postos os favos. Abaixo da peneira coloca-se uma travessa, que pode ser inclinada para auxiliar no escorrimento da cera.

Abasteça a caixa com alguns favos, tampe com o vidro duplo e exponha a pleno sol. Rapidamente você perceberá o aumento de temperatura na caixa, derretendo os favos. As impurezas ficam retidas na peneira, já a cera escorre para a travessa, de onde pode ser recolhida de tarde.

Este método economiza lenha, utiliza um recurso natural abundante na nossa região (o sol) e evita o superaquecimento da cera, resultando num produto superior e mais ecológico!

Uma dica: derrete os favos muito escuros, que têm pouco rendimento e resultam em cera amarela escura, sempre separados da cera de opérculos, que quase não contém sujeira e fornece uma cera branquinha.

A FABRICAÇÃO DE VELAS DE CERA DE ABELHA

As Velas de cera de abelha podem ser feitas de três formas: com placa ou lâmina de cera. por mergulhia, ou com formas, sendo mais indicadas as de silicone.

Use sempre pavio de algodão (pode ser barbante). A grossura do pavio é determinada pelo diâmetro final da vela. Quanto maior o diâmetro da vela, mais grosso deve ser o pavio.

A cera deve ser a mais pura possível, sem resíduos. Pode ser obtida nas cores amarelo-claro, amarelo, âmbar e escuro. Para aquecimento da cera utilize panela de Inox ou alumínio. Panelas de ferro escurecem a cera.

Tome sempre muito cuidado ao aquecer a cera, pois este material é de fácil combustão!

Vela de lâmina de cera lisa/alveolada

- escolha uma placa previamente amolecida;
- meça o pavio para que fique um pouco maior que a largura da placa;
- coloque o pavio em uma das extremidades da placa prendendo-o com a própria cera;
- enrole a placa sobre o pavio. Ao final aqueça um pouco a parte final da placa e pressione levemente com os dedos. Use a sua imaginação para decorar.
- corte o excesso de pavio e está pronta a vela.

Uma dica: corte a borda superior da placa em diagonal e obterás uma linda vela de cone; mergulha a Vela uma ou duas vezes na Cera quente.

Vela por processo de mergulhia

- Esquenta água numa panela larga;
- coloque a cera limpa cortadinha em cubos numa panela menor, mais alta;
- Aquece a panela alta no banho-maria da panela larga, até derreter completamente a cera. Não deixe ferver nem a água nem a cera, sob pena de correr risco de acidente!
- Defina o tamanho e espessura da vela;
- faça um laço na parte superior do pavio (lado onde vai acender);
- corte o pavio um pouco maior que o comprimento desejado da vela;
- segure no laço e mergulhe o pavio na cera durante dez segundos, e estique-o para que fique bem reto; deixe esfriar um minuto.
- volta a mergulhar o pavio rapidamente na cera, deixando esfriar em seguida;
- repita esta operação até que a vela fique com a espessura desejada (a vela deve engrossar mais em baixo do que em cima; caso contrário, a permanência do pavio na cera quente deve ser encurtada);
- atingindo a grossura desejada, deixe esfriar e faça o acabamento cortando rente a parte de baixo e desfazendo o laço do pavio;
- passe verniz (Goma Laca) ou dê polimento com uma escova macia.

Tanto a vela de placa quanto a de mergulhia pode ser decorada com entalhes, com recortes na própria cera, com enfeites colados ou pintura com tinta a base de água ou acrílica. As duas técnicas podem ser combinadas, p.ex. você faz uma vela de cera alveolada e no final dá um mergulho na cera quente.

Uma dica: Construindo uma pequena cruzeta de madeira, você pode mergulhar quatro ou mais velas de uma só vez!

Vela por forma

Neste processo utilizamos o seguinte material:

Cera de abelha limpa cortada em cubos ou lascas; Pavio de algodão na grossura adequada para a forma; forma de silicone; Elásticos; uma panela; Fogãozinho.

Primeiro monte a forma:

- faça um nó no pavio (na ponta que será ascendida)
- corte o pavio no comprimento desejado e introduza na forma;
- no caso das formas recortadas, prende a forma com elásticos;
- estique e centralize bem o pavio, utilizando uma agulha comprida;
Coloque a quantidade necessária de cera na panela e leve ao fogo baixo, preferencialmente em banho-maria, até que a cera esteja totalmente líquida (a partir de 62°);
- encha a forma com a cera quente;
- espere esfriar totalmente e desenforme;
- faça os acabamentos retirando aparas e imperfeições;
- passe o verniz (Goma Laca) ou dê polimento com escova macia.

Caso aparece rachaduras no fundo, ou até buracos, é um sinal de que a cera foi aquecida demais.

Eventuais sujeiras na cera aparecerão no topo da vela, desvalorizando a peça.

Quem não tem a disposição formas de silicone, poderá experimentar formas de acrílico ou de metal, dando preferência às formas cônicas, que facilitam a retirada da cera. Para auxiliar na retirada da vela há duas técnicas: a primeira consiste na aplicação de um spray de silicone antes do enchimento da forma, a segunda utiliza o congelamento da forma preenchida em freezer: o frio extremo causará o encolhimento da cera facilitando a retirada da vela.

Retorna à página anterior