Rastreabilidade

A Rastreabilidade como base para a Certificação de Qualidade em Alimentos

Alex Eckschmidt - André Donadel - Giampaolo Buso - Juliana Salomé

Frente aos recorrentes casos de desequilíbrio nos diversos âmbitos, a conscientização quanto às atitudes para com os aspectos sócio-ambientais tem sido cada vez mais discutida e levada em consideração no momento que o consumidor final toma suas decisões na vida quotidiana. Seja esta atrelada ao simples fato de descartar um bem ou até mesmo à aquisição de um, o aumento da preocupação dos consumidores quanto aos aspectos de qualidade e segurança dos produtos adquiridos, destacando-se os alimentares, e a forma como estes estão passando a se portar perante tal problemática é visível nas mudanças de atitudes e comportamentos, remetendo-os a condutas mais conscientes.

Diante deste fato, uma maior transparência quanto aos produtos consumidos é cada vez mais exigida e a certificação por terceiras partes (agentes certificadores), operando distante dos consumidores, já não se torna suficiente. Isto só é possível através de uma relação direta com o produtor, ou através do uso de ferramentas de rastreamento, compartilhando informações com os envolvidos na cadeia produtiva.

A rastreabilidade facilitada pelo uso de sistemas é um processo no qual todas as informações pertinentes ao caminho percorrido pelo produto, desde sua origem, passando pelos tratos culturais, questões sócio-ambientais, até chegar ao consumidor final, são registradas e disponibilizadas para os interessados em obtê-las. O rastreamento possibilita apontar responsáveis pelos bens ou serviços e detalhamentos da cadeia produtiva, facilitando o reconhecimento de possíveis erros ou problemas no sistema de produção, permitindo assim, assegurar uma maior credibilidade quanto à certificação. A possibilidade de rastrear traz um diferencial para o produto, contribuindo para a exploração de novos mercados e mais exigentes.

Vive-se um momento onde a tecnologia nos serve de base para facilitar e assegurar processos, como registrar procedimentos e divulgar informações para um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo, compartilhadas num mesmo local. Neste sentido, o rastreamento aliado a uma ferramenta tecnológica se mostra um instrumento de grande valor para o futuro, tornando-se uma vantagem competitiva entre empresas. Visto a intensa exigibilidade quanto à fiscalização de produtos e processos para a obtenção de determinado selo ou denominação, o registro de atividades em todas as suas dimensões visando a rastreabilidade, torna-se a base do trabalho para a certificação.

A condição atual dos processos das certificadoras demonstra uma defasagem à obtenção de registros de atividades produtivas de forma automatizada, dificultando o controle de dados diários descritos pelo produtor e a interceptação destes com dados esperados através do plano de manejo anual, por exemplo. A ferramenta de rastreamento web based possibilita resgatar dados referentes a atividades realizadas a qualquer momento e local, servindo também como registro permanente para agentes certificadores que necessitam manter históricos de seus clientes, podendo emitir certificados e outros documentos pertinentes ao processo. Na mesma direção, andam agentes reguladores (a exemplo do Ministério da Agricultura - MAPA), que podem obter informações sobre os setores sujeitos a certificações, enquanto consumidores têm acesso a dados e a capacidade de opinar sobre a qualidade dos produtos, enquanto produtores geram relatórios para gestão interna da propriedade rural.

A utilização de sistemas de qualidade como o rastreamento não se resume apenas na obtenção de selos, reflete também em agilidade e melhoria dos processos produtivos. A rastreabilidade informatizada já é uma realidade, mas apesar de todas as vantagens, é preciso avançar ainda na consolidação das parcerias entre os agentes facilitadores, certificadores e reguladores para a implementação desta proposta de estrutura para as certificações, visando credibilizar as informações para todos os participantes da rede.

Retorna à página anterior