Notícia

Fibria apoia criação de entreposto de mel de alta tecnologia em Capão Bonito


Espaço é destinado à extração e envase do mel e vai contribuir para o desenvolvimento da economia local

Aconteceu no último , dia 18 de dezembro, a inauguração do Entreposto de Mel e Cera de Abelha da Aapicab (Associação de Apicultores de Capão Bonito). O evento aconteceu às 14h, na sede da Associação, e contou com o apoio da Fibria.

Para incentivar o fortalecimento da cadeia apícola na região, a empresa repassou uma verba de R$ 150 mil, por meio de um convênio com a Aapicab. O dinheiro foi utilizado para a compra de equipamentos e estruturação das salas destinadas à extração e beneficiamento de mel e também ao envase e comercialização do produto.

Localizado na sede da Associação,  no Distrito Industrial de Capão Bonito, o entreposto terá por objetivo receber todo o processo de industrialização do mel, desde o recebimento e classificação, passando pela comercialização de todos os  produtos provenientes da cadeia apícola.

De acordo com o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Israel Gabriel, o entreposto irá contribuir para o desenvolvimento econômico do município, seguindo o compromisso da empresa em incentivar as potencialidades das comunidades localizadas no entorno de suas unidades.

"Com o entreposto a Fibria fortalece a cadeia apícola e dá uso múltiplo para as florestas de eucalipto. Além disso, incentiva a geração de renda na cidade, já que os apicultores não precisarão mais ir para Sorocaba para fazer o envase do mel", afirmou. Além disso, a criação do entreposto irá proporcionar a geração de novos empregos para a gestão operacional da produção de mel.

A Associação está localizada na Fazenda Paineira, área cedida pela Fibria em regime de comodato. Lá foram instalados equipamentos de alta tecnologia para que os apicultores possam realizar todo o processo de produção do mel, desde a sua extração do favo de mel até a comercialização dos produtos.

Além da Fibria, a Prefeitura de Capão Bonito também é parceira do projeto. Por meio da administração municipal, a Associação recebeu uma série de benefícios, como a água potável, fundamental para o processo de produção do mel e seus derivados.

Em contrapartida, a Aapicab estabeleceu metas que incluem a qualificação da gestão no processo produtivo e no beneficiamento, retornando os benefícios para a comunidade por meio da geração de empregos.

 A partir de agora, os apicultores associados, continuarão sendo beneficiados pelo programa Colmeias, e ainda terão uma estrutura de beneficiamento de mel inédita na região.

A expectativa dos envolvidos é de que no futuro, os investimentos realizados pela cadeia apícola poderão elevar Capão Bonito ao patamar de maior produtor de mel do Estado de São Paulo.

Retorna à página anterior