Notícia

Própolis Verde brasileira se destaca em evento na capital do Japão


A própolis verde brasileira foi destaque durante o Japan Propolis Conference, evento realizado em Tóquio dia 30 de outubro. O evento reuniu cerca de 400 participantes, dentre estes, importadores locais, jornalistas, cientistas, empresários, além de representantes de associações e autoridades consulares.

O Segundo Secretário Fabio Schmidt do Setor de Política Econômica Comercial representou o Embaixador do Brasil na abertura do evento e abordou duas funções importantes da atividade apícola, sendo a primeira a função social no sentido de evitar o êxodo rural e a função sustentável, uma vez que as abelhas são agentes polinizadores.

Com apoio do projeto Bee Brazil, parceria de sucesso entre a ABEMEL (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel) e a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), foi ministrada palestra pelo Professor Dr. Masaharu Ikegaki da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais. Masaharu ressaltou a diversidade da própolis brasileira em virtude da riqueza da flora nacional, destacando que apesar de diversos tipos de própolis, a mais estudada atualmente é a própolis verde. Nas palavras do professor, "a própolis é reconhecida pelas suas características antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antiproliferativas, contribuindo para a boa saúde da população. Sobretudo a própolis verde, que é a que contém maior número de estudos e comprovações científicas."

O evento contou ainda com mais participações brasileiras, tendo também como palestrante o apicultor e também exportador, Cezar Ramos Junior, que explicou ao público a importância do bom manejo das abelhas para o aumento da produtividade apícola, exemplificando por meio de projetos que desenvolve no município de Bambuí, Minas Gerais, região rica na produção da própolis verde. Ao final do evento, uma mesa de debatedores foi composta por cientistas locais e pelo Adido Agrícola brasileiro, Gutembergue Barone que por sua vez, destacou a qualidade e a confiabilidade dos produtos brasileiros exportados assegurados pelos Serviços de Inspeção Federal - SIF, qual seja, sistema de controle do Ministério da Agricultura do Brasil que objetiva garantir a inocuidade e o cumprimento das legislações nacional e estrangeira para a produção, industrialização e comercialização dos produtos de origem animal.

Ao final, o evento foi encerrado com show de música popular brasileira e distribuição de balas de própolis aos convidados.

Para mais informações, entre em contato com a ABEMEL - Flávia Salustiano - gerencia@abemel.com.br

Retorna à página anterior