Editorial

ASSOCIATIVISMO OU INDIVIDUALISMO ?


Esta edição da revista Mensagem Doce está, quase na sua totalidade, dedicada à divulgação das ações de promoção da atividade apícola mundial e nacional.

No âmbito internacional tivemos a oportunidade de participar da Delegação organizada pela APACAME que possibilitou a ida ao 43º Congresso Internacional de Apicultura, realizado pela APIMONDIA, entidade máxima do associativismo mundial, na cidade de Kiev, na Ucrânia.

No âmbito nacional estamos noticiando dois eventos recentes: O 1º Seminário de Apicultura do Cerrado, realizado no período de 7 a 9 de novembro de 2013, em Goiânia - GO e o I Seminário Paulista de Apicultura e Meliponicultura do Estado de São Paulo, promovido pela Federação Paulista de Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo - FAAMESP em parceria com o CEA - UNITAU que está comemorando o seu jubileu de 25 anos.

Ambos os eventos espetaculares com uma grade de Palestras, Mini Cursos, Mesas Redondas dignos de um congresso, tal a qualidade dos Palestrantes convidados e pela diversidade dos temas abordados.

Não podemos esquecer que aconteceram durante o ano de 2013, dezenas de eventos em todos os Estados brasileiros e ainda vai ocorrer, como por exemplo, o Congresso Nordestino de Apicultura.

Podemos afirmar que todos esses eventos são fruto do associativismo local com a colaboração de entidades parceiras.

Não podemos deixar de mencionar que em alguns eventos as entidades parceiras, no desejo de realizar um bom evento, assumem totalmente a organização quase esquecendo a Federação e a Associação local.

Temos a certeza que isto tem ocorrido unicamente pela vontade de ajudar o segmento apícola a crescer.

Evidentemente que os eventos regionais enaltecem as ações desenvolvidas no local, dando a impressão de que tudo está resolvido. Os assuntos que afligem o segmento nacionalmente são mencionados sutilmente dando a impressão de que os organizadores não querem quebrar o brilho do evento.

E ai entra a individualidade do evento que enaltece tanto a região onde é realizado que dá vontade de mudar para lá.

Ora, se a base dos eventos é o associativismo, que é a união de pessoas com interesses comuns, porque não se discutir, mais claramente, os problemas que estão atingindo a todos, como por exemplo: RIISPOA; Casa e Mel do Apicultor, Defensivos agrícolas etc.etc..

Acredito que é chegada a hora das lideranças apícolas brasileiras promoverem um evento onde serão tratados somente os problemas do setor apícola nacional, os quais são os gargalos que impedem o seu desenvolvimento. Vamos ver quem vai aparecer, pois todos gostam de festa, mas na apicultura e na meliponicultura nem tudo são flores. Muito tem se falado do potencial apícola do Brasil, no entanto, a nossa produção está estagnada.

Resumindo: Vamos ancorar as nossas ações no associativismo e no exemplo que nos dão as abelhas que trabalham pela comunidade e deixar o individualismo de fora, senão não teremos futuro.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior