Lançamento

Livro sobre abelha tiúba lançado em homenagem ao Prof. Dr. Warwick Estevam Kerr

Profª Eleuza Gomes Tenório - Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

"25 Anos de pesquisas sobre a abelha
tiúba Melipona fasciculata no Maranhão.
Homenagem aos 90 anos do Professor
Dr. Warwick Estevam Kerr".


Uma singela homenagem ao Prof. Warwick Estevam Kerr foi realizada pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA com o lançamento do livro "25 Anos de pesquisas sobre a abelha tiúba Melipona fasciculata no Maranhão. Homenagem aos 90 anos do Professor Dr. Warwick Estevam Kerr". O evento ocorreu dia 22 de março de 2013 no auditório da UemaNet no campus da UEMA, São Luís - MA e contou com a presença do Prof. Dr. Ademilson Espencer Egea Soares da USP - Ribeirão Preto, que proferiu a palestra intitulada: "Warwick Estevam Kerr um cientista a serviço do povo brasileiro".

O livro "25 Anos de pesquisas sobre a abelha tiúba Melipona fasciculata no Maranhão. Homenagem aos 90 anos do Professor Dr. Warwick Estevam Kerr", que foi organizado pelos professores da UEMA, Eleuza Gomes Tenório, José de Ribamar Silva Barros e pela estudante de pós-graduação da UEMA, Cíntia de Cássia Melônio Pacheco, recebeu patrocínio da 8ª CODEVASF.

A obra reúne o resumo de 36 monografias e trabalhos de conclusão de curso, 15 dissertações de mestrado, seis teses de doutorado e três patentes desenvolvidas no estado do Maranhão em que a abelha tiúba e os produtos da colônia são objetos das pesquisas realizadas em diversos cursos de graduação e de pós-graduação de diferentes instituições de ensino superior e de pesquisa. São estudos sobre biologia, desenvolvimento, comportamento, reprodução, genética, aspectos do manejo produtivo, levantamento da flora, ecologia, análises físico-química dos produtos da colônia, bem como da sua utilização como biofármacos.

Além de divulgar os avanços dos conhecimentos relacionados com a abelha tiúba por meio das contribuições dos pesquisadores, é uma homenagem pelos 90 anos do Prof. Dr. Warwick Estevam Kerr, (um dos maiores cientistas do Brasil), em que fica documentada sua importante passagem pelo estado do Maranhão. O livro apresenta também valiosos depoimentos dos professores Dr. Lionel Segui Gonçalves da USP - Ribeirão Preto, que faz um relato da história dos geneticistas brasileiros de Mendel ao Prof. Kerr; do Dr. Evandro Ferreira das Chagas e do Dr. Raimundo Nonato Negreiros Vale da UEMA, que relatam a marcante atuação do Prof. Kerr como Reitor da UEMA.

Solenidade de lançamento do livro em homenagem ao Prof Warwick Estevam Kerr: Profª Francisca Neide Costa (Diretora do CCA - UEMA); Dr. Cláudio Donizete Azevedo (Secretário Estadual de Agricultura); Prof. José Augusto Silva Oliveira (Reitor da UEMA); Dr. João Batista Martins (Superintendente da 8ª CODEVASF) e; Profª Eleuza Gomes Tenório (Deptº Zootecnia - UEMA).

Dr. João Batista Martins (Superintendente da 8ª CODEVASF), falando sobre a importância do livro tanto para a comunidade acadêmica quanto para os produtores, bem como do apoio da 8ª CODEVASF para execução de projetos de pesquisa.

Dr. Cláudio Donizete Azevedo (Secretário Estadual de Agricultura), falando sobre o avanço da criação de abelhas no Maranhão e do incentivo da secretaria para melhoria da produtividade por meio da produção de rainhas de abelhas africanizadas.

Prof. José Augusto Silva Oliveira (Reitor da UEMA), falando sobre a importância dos trabalhos de pesquisa para o meio acadêmico e da sua aplicação para a sociedade, bem como do Professor Dr. Warwick Estevam Kerr para UEMA e para o Maranhão.

Profª Drª Eleuza Gomes Tenório da UEMA apresentando o livro "25 Anos de pesquisas sobre a abelha tiúba Melipona fasciculata no Maranhão. Homenagem aos 90 anos do Professor Dr. Warwick Estevam Kerr".

Prof. Dr. Ademilson Espencer Egea Soares da USP - Ribeirão Preto apresentando a palestra "Warwick Estevam Kerr um cientista a serviço do povo brasileiro".

Cíntia de Cássia Melônio Pacheco, Dr. João Batista Martins (Superintendente da 8ª CODEVASF), Prof. Dr. Ademilson Espencer Egea Soares (USP - Ribeirão Preto), Profª Drª Eleuza Gomes Tenório (UEMA), Prof. Dr. José Augusto Silva Oliveira (Reitor da UEMA) e Prof. José de Ribamar Silva Barros (UEMA).

Vista Parcial do público presente ao lançamento.


Os interessados podem receber o livro por meio dos endereços abaixo:

Profª Eleuza Gomes Tenório

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Laboratório de Apicultura e Meliponicultura - LAPIMEL

Cidade Universitária Paulo IV

Av. Lourenço Vieira da Silva, s/n, Tirirical

CEP: 65055-310 CP 09 São Luís - MA

abelheuza@oi.com.br (98) 88444329 (98) 3245-7724

Prof. Ademilson Espencer Egea Soares

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.

Deptº de Genética

Av. Bandeirantes, 3900, Bairro Monte Alegre

CEP: 14049-900 Ribeirão Preto - SP

aesoares@fmrp.usp.br

Retorna à página anterior