Editorial

PARA ONDE CAMINHA A NOSSA APICULTURA?


O ano de 2013 é especial para a apicultura mundial com a realização do 43º Congresso Internacional de Apicultura - APIMONDIA que será realizado de 29 de setembro a 04 de outubro de 2013, na cidade de Kiev, na Ucrânia.

Cumprindo a sua tradição de prestação de serviços o Departamento de Eventos da APACAME já está com a sua Delegação organizada e pronta, esperando, apenas, a data de embarque.

Com participantes de todo o Brasil temos a certeza que a nossa delegação estará preparada para usufruir das palestras, visita técnica, ApiExpo, enriquecendo os conhecimentos de cada membro.

Não basta participar. Tem que se preparar para visitar outro país.

E, nestes preparativos, começamos a estudar aspectos da apicultura ucraniana e começamos a pensar.......

Como é que um País com 603.700 Km2, localizado entre a Bielorússia, Rússia, Romênia, Moldávia, Hungria, Eslováquia e Polônia, com clima temperado e com inverno rigorosíssimo produz 75.000 toneladas de mel por ano, tem 400.000 apicultores que trabalham 3,5 milhões de colméias, destacando-se como a maior apicultura da Europa e faz parte das cinco maiores do mundo?

Enquanto isso, no Brasil, com uma extensão continental, com 8.515.767,049 km2, clima favorável o ano todo, uma diversidade de flora que confere ao nosso mel qualidades apreciadas no mundo todo.

Um país onde são realizados eventos apícolas regionais e estaduais, praticamente todos os meses e, em alguns momentos, mais de um evento no mesmo mês. A partir de 15 de maio teremos a realização do V Congresso Baiano de Apicultura, que será realizado na cidade de Ilhéus, na Bahia, e no dia 06 de junho teremos a realização do II FAPIS que será realizado na cidade de Dracena - SP, só para citar os mais próximos. A nível nacional a Confederação Brasileira de Apicultura realiza o Congresso Brasileiro de Apicultura sendo que o próximo está confirmado para Belém do Para no ano de 2014.

E daí!!!! Onde estão os resultados?

Continuamos com as míseras 45.000 toneladas / ano de mel, cifra que vem sendo citada há anos. Dizem que o Brasil tem potencial para produzir 200.000 toneladas /ano de mel. Se for verdade porque não produzimos?

Fica a pergunta: "Para onde caminha a nossa Apicultura?"
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior