Resumos Técnicos-Científicos

Produção, Processamento e Comercialização de Cera

Radamés Zovaro
Diretor Tecnico da APACAME
Diretor da Empresa - ZOVARO Com. Agro Apis Ltda
Autot do livro - Cera de Abelha - Beneficiamento, Produção e Utilização
E.mail - zovaro@zovaro.com.br

Desde o inicio de nossa era, o homem com seu instinto descobridor e inventor, encontrou na cera de abelha oportunidade de proporcionar uma melhor condição de vida. Na colméia a cera de abelha ocupa um lugar de destaque, pois sem ela não teríamos os favos que são utilizados pela Rainha para a postura de ovos das crias e de armazenamento alimentos (mel e pólem), porem, se considerarmos sob o aspecto econômico, por muitos séculos a cera foi o principal produto da colméia.

Hoje a cera tem sofrido com a concorrência de materiais sintéticos, favos plásticos e adulterações que a desvalorizam. A cera de abelha é um material nobre que no passado serviu á Reis nos palácios, ao Clero nas Igrejas e Mosteiros; a estudiosos, cientistas, artesões e artistas, iluminando o seu ambiente de trabalho. Ainda hoje não se encontrou material para substituir integralmente a cera de abelha em muitos de seus usos.

Cabe ao apicultor efetuar um trabalho de manejo, substituindo os favos velhos, por favos com cera alveolada, procurando dar uma condição melhor para o desenvolvimento dos enxames. Esses favos velhos, bem como com a cera de raspa das colméias e mesmo a cera de opérculo, devem ser processadas pelo apicultor com a finalidade de limpar as impurezas e extrair uma cera com qualidade para ser reutilizada como cera alveolada ou para ser usada em outras atividades que ainda hoje são requisitadas.

É importante a consciência do apicultor em aproveitar o maxiímo todos os produtos das abelhas, porem o que percebemos, é que, como a cera exige muito trabalho normalmente há certo desprezo de nossa parte, fazendo com que esta seja jogada em qualquer canto, sem nenhum cuidado, e ai o inimigo (traça da cera) chega e simplesmente a destrói..

Varios são os meios para beneficiar, cabe a cada apicultor adaptar-se a forma que melhor lhe convém. O importante é fazer um beneficiamento mantendo a pureza e a qualidade do produto, com isso o mercado estará aberto para sua comercialização.

Retorna à página anterior