Lançamento


INICIAÇÃO À CRIAÇÃO DE URUÇU DE CHÃO

Tendo como autores: Francisco das Chagas Carvalho, Selma Carvalho, Marilda Cortopassi Laurino e Tertuliano Ayres Neto, nos mês de maio de 2012, foi lançado o livro Iniciação à criação de Urucu de Chão, cujo nome científico é Melípona quinquefasciata e, é a única desse gênero que faz seus ninhos no chão. Ocupa ninhos de formigas abandonados ou espaços deixados por raízes apodrecidas. Talvez por essa característica seja a mais ameaçada de extinção, pois, após escavação e retirada do seu mel pelos extrativistas, é abandonada e, portanto, condenada à morte.

Os interessados em adquirir o exemplar devem mandar e-mail para granjasaosarue@terra.com.br aos cuidados de Selma de Carvalho.

O preço é de R$ 20,00 já incluída as despesas de correios.



POLINIZADORES E PESTICIDAS: PRINCÍPIOS DE MANEJO PARA OS AGROECOSSISTEMAS BRASILEIROS

Autores: Breno Magalhães Freitas e José Nunes Pinheiro

É com prazer que apresentamos o livro "Polinizadores e Pesticidas: princípios de manejo para os agroecossistemas brasileiros", onde são apresentados os efeitos subletais e doses letais dos pesticidas de uso autorizado no país sobre polinizadores, os diferentes impactos das formulações e uso no país.

Esperamos contribuir com informações para interpretação e correlação dos resultados obtidos sob condições de teste de laboratório às condições de agroecossistemas brasileiros específicos e contribuir para a definição de estratégias de manejo visando otimizar o benefício simultâneo dos pesticidas e polinizadores para as culturas.

Os interessados poderão solicitar o livro para:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Secretaria de Biodiversidade e Florestas

Departamento de Conservação da Biodiversidade

SEPN 505, BLOCO B, Ed. Marie Prendi Cruz, Sala 412

Brasília - DF

70730-542



GUIA DE PLANTAS VISITADAS POR ABELHAS NA CAATINGA

Autores: Camila Maia-Silva, Cláudia Inês da Silva, Michael Hrncir, Rubens Teixeira de Queiroz e Vera Lúcia Imperatriz-Fonseca

O "Guia de plantas da Caatinga visitadas por abelhas" insere-se nos objetivos do Projeto "De Olho na Água" como parte das ações integradas e participativas, fundamentadas em pesquisas científicas e na aplicação de técnicas ecossustentáveis.

A longo prazo, o manejo de abelhas nativas tem um propósito maior além da geração de renda suplementar que a produção de mel pode proporcionar. O ganho maior é a conservação da flora nativa, que tem nesses polinizadores um dos vetores mais importantes para a manutenção da qualidade dos ecossistemas e, consequentemente, da qualidade de vida de todas as espécies.

Informações: www.deolhonaagua.org.br



MANUAL TECNOLÓGICO - 3 MEL DE ABELHAS SEM FERRÃO

Autor: Jerônimo Villas-Bôas

As informações contidas neste manual retratam o universo pouco conhecido da meliponicultura, ou criação de abelhas nativas sem ferrão. O Instituto Sociedade, População e Natureza - ISPN, por meio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS/Smal Grants Programme), do fundo para o Desenvolvimento (PNUD), tem apoiado centenas de iniciativas de agricultores familiares e comunidades tradicionais, que buscam não apenas a produtividades, mas a inter-relação de espécies nativas com benefícios para os ecossistemas e as comunidades locais.

Informações:

Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN)

SCLN 202 - Bloco B - Salas 101/104

Brasília - Df

70832-525

www.ispn.org.br

instituto@ispn.org.br

(61) 3327-8085



INDICADORES & DESAFIOS DA APICULTURA FLUMINENSE UM RETRATO BRASILEIRO

Autores: Maria Cristina Affonso Lorenzon, Wagner de Souza Tassinari, Adriano Soares Koshiyama e Catherine Torres de Almeida.

Um dos principais desafios da atualidade na produção agropecuária é a interação entre os órgãos de fomento responsável pela pesquisa, extensão e fiscalização, e os produtores familiares e empresas rurais. O livro "Indicadores & Desafios da Apicultura Fluminense" demonstra, de forma clara e objetiva, os dados obtidos da ação conjunta entre UFRRJ, MAPA, SEAPEC e apicultores no estado do Rio de Janeiro, bom como informações sobre o manejo e particularidades da criação de abelhas através do olhar de seus autores.

Informações:

Above Publicações

(27) 4105-3374

contato@aboveonline.com.br

www.aboveonline.com.br

Retorna à página anterior