CONBRAPI 2012

Um Manifesto sobre o 19º Congresso Brasileiro de Apicultura


Não entendo porque, nos Congressos, não se difunde ou se debate o consumo do mel na merenda escola, e, se é comentada, em nenhuma publicação é dada a atenção merecida pelo tema.

A partir desse consumo, que talvez não tenham dados concretos, porém um volume muito expressivo, percebe se que ,mesmo em meses que normalmente o consumo de saches tendem a cair, como de novembro a fevereiro, nos últimos anos tem se mantido estável e em alta, sinal esse que se deve ao habito que esta se criando nas crianças e também em adultos , do consumo do mel, não como ¨remédio¨, e sim como alimento.

Esse tem sido talvez o maior mercado que as Cooperativas e Associações tem para o mel, agregando ainda, valor ao produto.

Além disso, nós, EXPOSITORES, e tomo a liberdade de falar em nome de todos, que, sempre estão presentes nos principais eventos regionais e nacionais, em alguns casos até internacionais,não temos espaço nas publicações referentes aos eventos, parecendo que não fazemos a menor diferença e que não houve exposição.

Talvez não mesmo, pois se prioriza espaços institucionais e de comércios alheios ao setor na hora de montar as exposições . Muitas empresas ligadas diretamente à exposição,acabam ficando em locais de pouca circulação, Empresas essas que em muitos casos, tem na Apicultura sua principal atividade e em alguns casos ,único mercado.Senti falta de empresas expositoras nesse ultimo Congresso, empresas que tradicionalmente eram participantes. Isso não é bom.

Gostaria que nos próximos Congressos, se de uma melhor atenção à nos Expositores, afinal, não somos apenas coadjuvantes nesse mercado, e sim temos uma participação muito ativa e contribuímos em muito no crescimento do setor nos últimos anos.

Nivaldo Nunes
diretor comercial


Retorna à página anterior