Polinização

Avaliação de Néctar Potencial em Flores de Macieiras (Pyrus Malus L.) da Cultivar Gala, em Dois Estágios Distintos de Escala Fenológica de Floração em Pomar Localizado no Municipio de Bom Retiro/SC.

Salomé, J. A.1; Orth, A. I. 1; Sezerino, A. A. 1; Silva, M. A. T. 1; de Abreu, L. 1
1 Laboratório de Entomologia Agrícola. Departamento de Fitotecnia. Programa de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais - CCA/UFSC.
E-mail: jamesarruda2002@hotmail.com

Resumo:

A oferta de néctar e pólen aos visitantes florais/polinizadores é requerimento fundamental para que insetos se mantenham visitando flores de determinado cultivo alvo dependente de processos de polinização dirigida, principalmente com Apis melífera, a fim de promover frutificação efetiva. O presente trabalho teve como objetivo avaliar quantitativamente a produção de néctar potencial nas flores de macieiras da cultivar Gala, em dois estágios fenológicos diferentes (PF - plena floração e FF - final de floração), em pomar no município de Bom Retiro/SC, localizado nas coordenadas 27°47'05"S, e 49°29'17.23"O, com uma área de 06 hectares. A quantidade de néctar potencial de cinco flores em três plantas, em dois estágios fenológicos (total de 30 flores) distintos foi mensurada em volume (µl), com auxílio de tubos micro capilares de 5µL (marca Hamilton, EUA), e de paquímetro. As flores escolhidas foram envolvidas com sacos de papel pardo por 24 horas, com dimensões de 12 cm de comprimento x 8 cm de largura, para que os visitantes florais não tivessem acesso aos nectários das flores. Diariamente (1 x ao dia no período da manhã - 9 h - 11hs, dos dias 17/10/2011 e 18/10/2011), os sacos foram abertos para a coleta de néctar nas flores ensacadas, e a determinação do volume de néctar foi dada pelo comprimento da coluna do néctar extraído, em relação ao comprimento total do tubo micro capilar (mm), e o volume calibrado do tubo (mm). Os volumes médios de néctar das flores em PF foram de 1,59 ± 0,41 µL, e em FF foram de 0,97 ± 0,19 µL (P<0,05), diferiram significativamente, sugerindo que com a progressão das escalas fenológicas das flores de macieiras, há diminuição na oferta de néctar para atrair os visitantes florais/polinizadores.

Retorna à página anterior