Polinização

Eficiência da Polinização do Mirtileiro pela Abelha Doméstica Apis Mellifera.

Sezerino, A. A.1; Rosa, A. M.2; Orth, A. I.3
1 Doutorando do Programa de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: andresezerino@gmail.com
2 Acadêmica do Curso de Graduação em Agronomia (UFSC)
3 Professor do Programa de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resumo:

O aumento da população requer grande produção de alimentos, dos quais muitos necessitam de polinização por abelhas, sendo estes insetos responsáveis pela produção de 30% do alimento consumido pelos seres humanos. O mirtilo (Vaccinium spp.) é uma espécie que foi introduzida em Santa Catarina a relativamente pouco tempo e vem ganhando importância econômica devido a demanda pelos seus frutos e pelas propriedades bioativas que estes apresentam. Contudo, poucos são os estudos sobre a real importância das abelhas no incremento de sua frutificação. Para observar a efetividade da polinização mediada por abelhas domésticas Apis mellifera, flores foram ensacadas em pré-antese e, estas, após a abertura floral, desensacadas e observadas. As flores que receberam uma visita legítima de A. mellifera foram coletadas e seus estigmas observados em microscopia eletrônica de varredura para a verificação da deposição de grãos de pólen (tétrades). O preparo das estruturas florais consistiu na desidratação das amostras em série alcoólica, as quais foram dispostas em suportes de alumínio (stubs) sobre fita de carbono dupla face e mantidas em dessecador de sílica para evitar a reumidificação do material. As amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Microscopia Eletrônica da UFSC. Através de observações naturalísticas, a olho nu, avaliou-se o comportamento das abelhas A. mellifera, observando-se, em especial, se o corpo dos visitantes tocou as anteras e os estigmas das flores. Durante a plena floração foi quantificado, em 42 plantas, o número de insetos potencialmente polinizadores em cada planta durante um período de três minutos. Com a utilização de contadores manuais quantificou-se de forma individual o número de abelhas A. mellifera, meliponineos (Plebeia spp., Trigona spinipes, e Melipona sp.) e dos demais visitantes florais. A quantidade de Apis mellifera não diferiu significativamente da quantidade de meliponineos mas foi significativamente superior a quantidade dos demais visitantes florais reunidos. Todos os estigmas observados em microscopia eletrônica de varredura apresentaram grãos de pólen aderidos. De acordo com as observações, a abelha doméstica Apis mellifera foi considerada como polinizador efetivo devido a sua grande abundância e por efetivamente depositarem grãos de pólen sobre o estigma das flores.

Retorna à página anterior