Outros Assuntos

A Meliponicultura Como Fator de Difusão Agroecológica na Universidade Federal Rural da Amazônia: a Experiência do Grupo Agroecológico Iara, Belém-PA.

Silva, J. B da 1; Leão, K. de S 2; Muller, P. H. P. de M 3; Carvalho, F. B de 4; Sousa, J.A Q de 5; Ribeiro, R. C. P 6
1 Estudante de Zootecnia, Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Montese  Cep: 66.077-901 Cidade: Belém-Pará-Brasil,julianebrito@zootecnista.com.br;

Resumo:

O Grupo Agroecológico IARA oriundo da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, desde sua fundação tem como objetivo principal a multiplicação e a divulgação de conhecimentos agroecológicos dentro e fora da Universidade. E para isto se propõe a trabalhar de maneira pedagógica e experimental com formas alternativas de produção sustentável. Dentre essas formas está a Meliponicultura - criação de abelhas indígenas sem ferrão. Na Amazônia pela diversidade de espécies existente, pela produção de mel diferenciado, pelo incremento na renda familiar e pelo serviço de polinização prestado por estas abelhas. A meliponicultura se configura como uma solução sustentável do ponto de vista produtivo, social e ambiental em diferentes escalas tanto do urbano quanto do rural.O Grupo Agroecológico Iara, utiliza a prática da Meliponicultura com objetivo central de contribuir com a formação complementar dos acadêmicos da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA,utilizando a criação de abelhas indígenas sem ferrão alicerçada sob as basesfundamentais da agroecologia. Utilizando-se de metodologias participativas, teórico-práticao grupo promove palestras, cursos e oficinas onde se cria um ambiente de discussão e formação do conhecimento, desenvolvendo com os participantes o domínio dos conteúdos e habilidades pertinentes a meliponicultura.Os resultados alcançados mostram que a utilização de metodologias participativas foi positiva e bem aceita pelos alunos no ensino da meliponicultura e pode ser utilizada como alternativa pedagógica para o trabalho em outras regiões.Conclui se neste trabalho que é necessária a formação, na região norte, de profissionais críticos, que conheçam e utilizem a meliponicultura como uma solução sustentável de base Agroecológica.

Retorna à página anterior