Mel

Avaliação da Qualidade Microbiológica do Mel de Apis Mellifera Produzido nos Municípios de Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda da Região do Alto Turi, Pré-Amazônia, Maranhão, Brasil

Sousa, BFS1; Araújo, MUP2; Costa, MCP3 Aguiar, NN4; Alves, LMC5;
1 UEMA, brunasousa_agronomia@hotmail.com;
2 UEMA, marcelauli@yahoo.com.br;
3 UEMA, celiacosta@prof.elo.com.br;
4 UEMA, nanajaguiar@yahoo.com.br;
5 UEMA, lucia.coelhoalves@yahoo.com.br

Resumo:

Mel é um produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas; é um alimento de fácil digestão e assimilação, constituindo-se numa fonte de energia. Atualmente, quando aumentam as exigências dos mercados interno e externo quanto à qualidade dos produtos comercializados, necessário se fazem estudos que objetivem estabelecer as características microbiológicas do mel, para fornecer o perfil de qualidade, promovendo assim, a sua melhor utilização alimentícia. Diante da escassez de informações microbiológicas do mel maranhense, foi delineado este trabalho objetivando contribuir com análises que agregam informações e soluções para os gargalos tecnológicos que limitam o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local da Apicultura no Maranhão; ampliando a capacidade competitiva do estado no mercado nacional e internacional. Os méis foram coletados pela pesquisadora, juntamente com apicultores dos municípios de Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda, localizados na região do Alto Turi, Pré - Amazônia, Maranhão. Foram armazenados à temperatura ambiente em frascos de vidro esterilizados e transportados ao Laboratório de Análises de Alimentos e Água da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA onde foram realizadas as análises. As 13 amostras foram submetidas a testes microbiológicos, para contagens de Coliformes totais, Coliformes a 45º C, e bactérias aeróbias mesófilas. As análises microbiológicas foram feitas seguindo as normas do Ministério da Agricultura e Abastecimento. Em todas as amostras analisadas a contagem de Coliformes totais e C. à 45ºC foi menor que 3,0 NMP/g, o que evidenciou segurança quanto à de patógenos entéricos. Para a avaliação de bactérias mesofílicas, 3 amostras estavam com contagens de microrganismos em desacordo com a legislação, 1,9x10², 4,4 x 10² e 6,3x10² UFC/g. Não há padrões microbiológicos estabelecidos para mesófilas aeróbias, porém esta contagem é comumente empregada para indicar algum procedimento inadequado sob o ponto de vista sanitário. Concluindo, das amostras analisadas, três amostras apresentaram qualidade higiênico-sanitária insatisfatória. As instalações físicas e de acondicionamento do mel não se apresentaram conforme as exigências legais sanitárias. Para melhorar a qualidade do mel, devem ser executadas boas práticas de coleta do mel e acondicionamento do produto, para garantir qualidade higiênico - sanitária adequada para a comercialização e o uso da população.

PALAVRAS CHAVES: Qualidade microbiológica do mel; Apis mellifera; Maranhão

AGRADECIMENTOS: Projeto Cooperativo "Contribuição para a melhoria da cadeia produtiva do mel na região do Alto Turi pelo desenvolvimento de produto de valor agregado - composto de mel de Apis melliferae extrato de Malphighia emarginata D.C. (acerola) - COMMEL" financiado pelo CNPq/SEBRAE e aos Laboratórios de Análises de Alimentos e Água e de Macromoléculas e Produtos Naturais da UEMA.

Retorna à página anterior