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Avaliação Sensorial e Atitude de Compra de Méis de Diferentes Regiões do Estado de Minas Gerais

Neumann1, D; Sardinha, AL2; Maia, IM3; Campideli, T4; Silveira, RD5
1 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, neumann.d@ufvjm.edu.br;
2 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, alinesardinha10@hotmail.com;
3 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, ivy_mm91@hotmail.com;
4 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, thaiza-silva@hotmail.com;
5 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, rodrigo-ufvjm@hotmail.com

Resumo:

Avaliou-se, a aceitação geral, aparência, cor e sabor de diferentes méis através de teste de aceitação com escala Hedônica de nove pontos e a intenção de compra através de teste de atitude de compra usando escala estruturada de cinco pontos. Foram analisadas quatro amostras de méis multiflorais de diferentes procedências do estado de Minas Gerais, intencionalmente selecionadas pela variabilidade de cor: branco âmbar, âmbar claro, âmbar e âmbar escuro. Os testes foram realizados em escala laboratorial, seguindo-se um delineamento experimental em blocos completos balanceados. As amostras foram servidas em copos descartáveis (10g) codificadas com três dígitos servindo-se água e biscoitos para utilização entre as amostras. As análises foram realizadas em cabines individuais, com luz branca, no Laboratório de Técnica dietética da UFVJM, Diamantina-MG. A atitude de compra foi avaliada em duas etapas. Inicialmente o provador avaliava as amostras em embalagem comercial de vidro transparente. Posteriormente, avaliava as amostras após degustação do produto. Participaram dos testes 48 provadores não treinados, alunos, funcionários e professores da Universidade anteriormente citada, sendo 44% do gênero masculino e 56% do gênero feminino, com idades entre 19 e 45 anos. Os resultados foram analisados através de ANOVA, Teste de Tukey (p <0,05) e distribuição de freqüências. A amostra 3 (âmbar) obteve as maiores médias em todos os atributos, com maior média para a cor (7,9 ± 0,9) significativamente diferente das demais amostras (p<0,01), sugerindo superioridade na aceitabilidade da mesma. Entretanto as amostras 3 (âmbar) e 2 (âmbar claro) não diferem entre si quanto à aparência, sabor e aceitação global com médias localizadas na faixa de aceitação. As amostras 1 (branco âmbar) e 4 (âmbar escuro) não diferem entre si em todos os atributos com médias localizadas na faixa de indiferença. Mais de 70% dos provadores inclinam-se a comprar as amostras 3 (âmbar) e 2 (âmbar claro) em ambos os testes. Mais de 50% dos provadores não comprariam a amostra 4 (âmbar escuro) e 37,6% não comprariam a amostra 1 (branco âmbar). Os resultados sugerem importante influência da cor para a aceitação e intenção de compra de méis pelos provadores pesquisados.

AGRADECIMENTOS À Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais e a UFVJM pelo apoio financeiro.

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