Alimentação Artificial

Suplementação Alimentar e Perda de Colônias de Abelhas Africanizadas Apis Mellifera L. No Inverno: Um Estudo de Caso

Faeli Lugo Nunes1 Adhemar Pegoraro2 Edegar Krüger3 Fernanda Freda Pereira1 Rodrigo de Almeida Teixeira2 Kamila Chaves Sermann4
1 Zootecnista. faeli@zootecnista.com.br
2Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná. apegoraro@terra.com.br
3 Ministério da Agricultura , Pecuária e abastecimento, SSA-PR -Brasil.edegar.kruger@apicultura.gov.br
4 Graduanda do Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná.

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito de dois tipos de alimentação fornecidos no outono-inverno e sua influência nas áreas de cria (ovo-larva e pupa), reserva de alimentos (néctar, mel e pólen) armazenados e percentagem de infestação por Varroa destructor nas operárias de Apis mellifera L. Foi realizado um estudo de caso em um apiário localizado no Município de Mandirituba-Pr, com 18 colônias abrigadas em colméias Langstroth. Dois tipos de alimentos foram administrados, o primeiro recebeu uma suplementação alimentar cremosa composto de açúcar cristal moído, mel e pólen e o segundo favos com mel, no período de abril a julho de 2010, com avaliação do consumo. A determinação do percentual de infestação por V. destructor em operárias adultas foi mensurada 3 vezes durante o período. As áreas de cria (ovo-larva e pupa) e alimento (néctar, mel e pólen) das colméias foram mensalmente fotografadas e analisadas com o auxílio do software AutoCAD. As colônias perdidas apresentaram variações de ovo-larva de 0,0 a 18,85cm2; pupas de 0,0 a 78,72cm2, néctar de 0,0 a 2.071cm2; mel de 0,0 a 1.474,6cm2; pólen de 0,0 a 170,12cm2 e infestação por V. destructor de 4.1 a 22,4%. A perda total das colônias foi de 38,9% (7 de 18), considerado elevadas se comparadas às citações de perdas na ordem de 10% para a época. Quando as colônias foram alimentadas com suplemento contendo pólen as perdas foram de 25%, contra 66,67% das colônias alimentadas com favo de mel.

Acreditamos que as perdas foram influenciadas principalmente por deficiência de pólen e infestação por V. destructor. Mas, houve perdas de duas colônias com quantidade satisfatórias de pólen e com baixa infestação por V. destructor.

Retorna à página anterior