APIMONDIA 2011

Assembléia Geral da APIMONDIA - breve resumo dos temas tratados


Mesa diretora da Assembléia da APIMONDIA no
momento em que o Secretário Ricardo Jannoni-
Sebastianini fazia a prestação de contas das atividades.

Como parte desta grande conferência, foi realizada a tradicional Assembléia Geral da APIMONDIA. Na sua primeira reunião, quinta-feira 22 de setembro, todos os representantes dos países membros da entidade se reuniram para discutir a reforma dos Estatutos gerais, a admissão de novos membros e a eleição de membros permanentes dos comitês científicos, e outras importantes questões.

Quem presidiu a reunião foram: Mr. Gilles Ratia; Presidente da APIMONDIA, Sr. Lucas Daniel Martinez, Vice-Presidente, Sr. Ricardo Jannoni-Sebastianini, Secretário Geral e os Presidentes das Comissões Permanentes: Dr. Theodore Cherbuliez, Prof . Crails Karl, Dr. Nicola J. BradBeard, Dr. Tam Quyet Dinh, o Dr. Jacobus C. Biesmeijer, Dr. Wolfgang Ritter, o Sr. Etienne Bruneau. APIMONDIA Assembléia Geral de 2011, assumiu as questões levantadas durante a Assembléia Geral anterior, em Montpellier, na França, durante o 41 º Congresso Internacional de Apicultura.

Entre os destaques desta reunião, que durou mais de duas horas, podemos citar: discussão e posterior aprovação dos novos Estatutos gerais, que em suas reformas incluem uma nova cláusula de reduzir o mandato presidencial para dois mandatos e a inclusão de 5 (cinco) novos Comissões: Américas, África, Ásia, Oceania e Comissão Européia. A inclusão dessas novas comissões foi considerada muito relevante, uma vez que a APIMONDIA tem uma agenda estabelecida para o tratamento da apicultura em diferentes regiões tendo em conta as suas idiossincrasias. Assim, respeitadas as particularidades de cada continente. Também neste contexto, e com a presença de 6 (seis) convidados importantes: o Sr. Roch Domergue, vice-presidente das Comissões Permanentes, o Sr. Cristian Constantinescu, Diretor de FIITEA, a Sra. Marta Giogia, Tesoureiro de FIITEA, Dr. Alexandra Palace, Coordenador da Comissão Científica do 42º Congresso Internacional de Apicultura, a Sra. Carolina Lozano, secretário-geral da comissão organizadora do 42 Congresso e Yurij Mr. Riphyak, parte do comitê organizador da próxima Congresso a APIMONDIA a ser realizado em Kiev, Ucrânia. Os Delegados votaram para o Sr. Gilles Ratia, Presidente da APIMONDIA, ser reeleito para outro mandato. Foram apresentadas as candidaturas de dois países para sediar o APIMONDIA 2015: Coreia do Sul e China. Destaca-se a posse dos Presidentes da cinco novas Comissões Regionais da APIMONDIA, tendo o Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, CBA - José Gomercindo Corrêa da Cunha, assumido como Presidente da Comissão Regional das Américas. A Assembléia aprovou a filiação das Federações, Associações, apicultores, empresas apícolas diretamente à APIMONDIA.

Vista Parcial do Conselho de
Representantes da APIMONDIA
presentes na Assembléia.

COMISSÕES REGIONAIS

A APIMONDIA criou cinco novas Comissões Regionais, além das Comissões Científicas já existents, as quais assim ficaram constituidas:

O Presidente da Comissão Regional das Américas

José Gomercindo Correa da Cunha, Rua Olimpio de Oliveira, 266 - Viamão - RS - 91817-000 - Brasil.

Tel: (+55) 51 3308-7411

Celular: (+55) 51 9836-6618

Emails: jgcc@terra.com . br - jgccrainhas@yahoo.com.br

O Presidente da Comissão Regional Africana

Ashagrie Mulufird

Etiópia

O Presidente da Comissão Regional da Europa

Philip McCabe Sherden, Beaulieu Cruz Drogheda

Irlanda

Email: philipmccabe@eircom.net

Presidente de la Comisión Regional da Oceania

Maureen Maxwell

97 Taylor roadRD2, Waimauku0882 Auckland

Nueva Zelandia

Phone: +64 9 411 7065

Mobile: +64 21 956 349

Email: maureen@wildforage.co.nz

O Presidente da Comissão Regional da Asia

Cleopas Cervancia Rodriguez

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade das Filipinas, Los Banos

College, Laguna 4031

Filipinas

Tel / fax: 49-536 63 2893

Celular: 6309088957249

Emails: dorsata1@yahoo.com - cleocervancia@yahoo.com

Da esquerda para a Direita:
Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves
e José Gomercindo Corrêa
da Cunha participando da
Assembléia da APIMONDIA
representando o Brasil.

Comissões Regionais: O objetivo é obter ferramentas para um Comitê Executivo mais eficiente, equilibrado e eficaz para ajudar os apicultores e suas abelhas em todo o mundo. Cada um dos presidentes dessas novas comissões têm as seguintes funções:

Representam o setor de apicultura do continente (amadores e profissionais)

Propor novas AWG (= Grupos de Trabalho Apimondia) sobre questões críticas,

Relatar o status do seu continente para o resto do Comitê Executivo, anualmente,

Fornecer suporte de informação para os apicultores, Associações e os seus governos e / ou entidades regionais (por exemplo, a perda de colônias, o reconhecimento da importância da polinização, a conservação das abelhas local, fundos para equipamentos, legislação, etc )

Assegurar uma maior cooperação com as associações regionais, por exemplo, AAA (Associação de Apicultura da Ásia) Apicultura Federação dos Balcãs FILAPI (Ibero-Latino-Americana), Associação de Apicultores nórdicos, EPBA (Profissional Associação de Apicultores da Europa), ACBO (Associação Organizações de apicultura do Caribe), União Árabe de Apicultores ApiTrade África, ETC.

Promover com as organizações locais a organização de conferências e simpósios no continente,

Coordenar as atividades de trabalho em equipe com as comisões científicas e presidir painéis.

Estabelecer e manter bases de dados de sua região (institutos, revistas, fornecedores, museus, etc.)

Promover a apicultura para o público em geral,

Sendo o principal representante dos jornalistas e pesquisas de nossa sede em Roma, ETC.

Incentivar as parcerias abelha nativa em países pobres,

Atrair novos membros

Ajudar associações de apicultura locais em casos de conflito, terremotos, tsunamis, incêndios, ETC.

Aumentar o financiamento da Federação.

Retorna à página anterior