APIMONDIA 2011

ARGENTINA: O PRIMEIRO EXPORTADOR DE MEL DE QUALIDADE SEDIA O APIMONDIA 2011.


No período de 21 a 25 de setembro de 2011, os apicultores e meliponicultores de todo o mundo e, em especial os brasileiros, tiveram a oportunidade de participar do 42º Congresso Internacional de Apicultura e conhecer de perto a pujante apicultura argentina.

Durante a última década, a Argentina esteve posicionada como um dos cinco maiores produtores de mel do mundo, sendo, algumas vezes o primeiro exportador de mel a granel a nível mundial. No mesmo período, a apicultura Argentina atravessou as maiores dificuldades da sua história.

Apesar de haver vivido anos difíceis, a Argentina conseguiu desenvolver uma apicultura que se destacou a nível internacional. Muitos dos apicultores de diferentes partes do mundo que visitaram a Argentina, em 1973, durante a realização do APIMONDIA 1973, realizado em Buenos Aires, são testemunhas que a apicultura daquela época difere positivamente com a apicultura dos dias de hoje.

Os participantes do 42º Congresso Internacional de Apicultura - APIMONDIA 2011 encontraram o Setor Apícola com, muitas coisas para mostrar: seu desenvolvimento, a grande capacidade científica e técnica, suas práticas, sua força e a sua grande capacidade de trocar experiências e conhecimentos co todos os apicultores do mundo.

Alcance da apicultura argentina na atualidade

Graças a diversidade de clima a Argentina tem uma grande variedade de recursos florais que tornam possível que as atividades agrícolas de desenvolvam em quase todo o território.

Mais recentemente a apicultura se converteu numa atividade de grande relevância para as economias regionais da Argentina. A apicultura conta com mais de 28.000 apicultores, 4,5 milhões de colméias distribuídas em todo o país. De outro lado a profissão alcança 120.000 postos diretos de trabalho, tomando em conta todos os níveis da cadeia produtiva, sendo o detalhe que mais se destaca a relação de colméias por apicultor que é de 160 colméias por apicultor, em comparação com os Estados Unidos da América: 96 colméias por apicultor; Espanha: 99 colméias por apicultor; China: 26,6 colméias por apicultor e França: 19,5 colméias por apicultor, para citar alguns países.

A apicultura argentina experimentou uma importante expansão devido a vários fatores: o aumento do preço internacional do mel, a inclusão de novas regiões na prática apícola, a prestação de serviços á agricultura (polinização) e a maior demanda do mel argentino no exterior. Este último ponto vale ser destacado uma Vez que a Argentina é o primeiro exportador de mel de qualidade.

Consumo e produção de mel.

O mel é um alimento com propriedades nutricionais e medicinais. O consumo no mercado interno argentino é muito baixo (estima-se o consumo em 180 a 200 gramas por habitante por ano), se for comparado com países como Japão, Estados Unidos ou Alemanha que superam o kilograma de mel, per capita, ano; sendo a média mundial de consumo de 220 gramas por habitantes por ano. Esta comparação é importante, pois a Argentina é o primeiro exportador de mel de qualidade e o terceiro produtor de mel do mundo, atrás da China e Estados Unidos.

O mercado interno argentino encontra-se pouco desenvolvido, conforme mencionado anteriormente, devido a falta de hábito de consumo e na atualidade se observa uma mudança de conduta do consumidor que tende a eleger produtos naturais e orgânicos. Esta tendência não é observada somente na Argentina e sim como um fenômeno em escala mundial.

Quanto a produção observa-se que a Província de Buenos Aires concentra mais de 40% da produção nacional mas esse fenômeno tende e reverter-se já que em diferentes regiões a atividade apícola esta ganhando grande impulso. Atualmente existem programas de desenvolvimento apícola nas províncias de Santiago Del Estero, Misiones, Tucumãs, Neuquén, Chubut, entro outras, gerando a possibilidade de obter-se diferentes tipos de mel devido aos diversos sistemas produtivos e de clima. Ao analisar a atual distribuição geográfica da produção agropecuária nacional, se pode entender o impacto que significaria a extensão da produção apícola até aquelas zonas marginais, e que a apicultura tem a qualidade de adaptar-se a quase todos os climas. É uma atividade agrícola aérea que não ocupa terras cultivadas, requer menos investimentos e se obtém benefícios rapidamente, além de tratar-se de uma atividade agrícola intensiva não contaminante. Ao mesmo tempo, a abelha é o melhor inseto polinizador da natureza. Não só pode proporcionar um grande número de alimentos, com também pode aumentar a produção e melhorar a qualidade dos cultivos agrícolas através da polinização. Dito isto, cabe a pena mencionar o enorme potencial de crescimento que possui a apicultura argentina.

Dentro do grupo de zonas agrícolas marginais, aquelas que reúnem características mais aptas para a produção de mel, são as regiões do noroeste Argentino (NOA) e Nordeste Argentino (NEA), devido possuírem amplas áreas de terreno virgem e com clima adaptável a produção apícola. Nestas regiões há a possibilidade de produzir méis com denominaão de origem e méis diferenciados, já que existem espécies vegetais únicas no mundo, como o Quebracho que dá uma cor exclusiva ao mel.

Outros produtos da colméia que podemos identificar em expansão na produção são o Pólen e a Própolis. Existem na Argentina zonas bem identificadas para a produção de Pólen(NOA - Cuyo), Pópolis (Delta - NEA). Trata-se de produtos com um alto valor agregado que se consome em diversas industrias alimentícias, farmacêuticas e cosmética. A maior parte dos produtos são exportados a granel uma vez que as indústrias que os utilizam como insumo não se encontram desenvolvidas na Argentina. Outro produto que esta em alta quanto a exportação se refere ao material vivo de amplo reconhecimento mundial pelo seu nível de qualidade.

Comércio: A importância do nosso produto

O mel argentino tem um importante reconhecimento internacional devido a que cumpre as seguintes características: seus parâmetros de qualidade, seu sistema de rastreamento, a excelência genética do material vivo, o material inerte estandarizado e a tecnologia da produção que se destaca frente aos países competidores.

A produção mundial de mel é estimada em 1,4 milhões de toneladas ano, sendo que o MERCOSUL representa 10% desse total mundial. Dentro desses índices, a Argentina ocupa o terceiro posto como produtor mundial, depois da China e Estados Unidos, representando 70% do mel da América do Sul e 6% do total mundial.

As exportações mundiais rondam os 420 mil toneladas por ano, sendo que a Argentina é responsável por mais de 20% desse total. A Argentina exporta 95% da sua produção, em sua maioria cvomercializada a granel e sem diferenciação.

Durante os últimos anos a Argentina tem ampliado seus destinos de exportação e a participação nos volumes de mel exportado, sendo o destino mais notório o da Arábia Saudita (país que se encontra entre os 10 maiores países importadores de mel). Os principais países importadores do mel argentino são: Alemanha, Itália, Estados Unidos, Reino Unido e França.

A importância Nacional e Internacional do APIMONDIA 2011 em Buenos Aires, Argentina

Depois de 11 anos de trabalho e de uma candidatura que teve o aval internacional, durante a celebração do APIMONDIA 2005 - Melbourne, Austrália, a Argentina conseguiu ser a sede do 42º Congresso Internacional de Apicultura - APIMONDIA 2011. Este evento concentrou uma expectativa internacional sem precedente devido a importância que tem a apicultura argentina no mundo

A cerimônia de abertura do 42º Congresso Internacional de Apicultura, APIMONDIA2011, contou com a presença de diversas autoridades nacionais e provinciais. Notamos a presença do subsecretário de Desenvolvimento Regional Economico, Dr. Luciano Di Tella, que representou o Ministro da Agricultura, Julian Dominguez.

Província de Buenos Aires, Dr. Ariel Franetovich, o ministro da Produção da Província de Entre Rios, Contador Robert Schunk, ministro da Produção da Província de Santa Fe Sr. Juan José Bertero, o Diretor de Recursos Financeiros do Conselho Federal Investimentos (TPI), Ramiro Otero e autoridades do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria, INTA.

Neste evento que se desenvolveu para o público internacional, que encheu o auditório central, puderam desfrutar de canções regionais e danças da Argentina, com a participação de grupos artísticos American Ballet Morena, Machinist Malambo, Escola Wise, Ballet e cantor Ceibal Karina Carriqueo.

Após a apresentação artística os membros Apimondia2011 Comissão Organizadora, presidida por Lucas Martinez, presidente da SADA, com Gilles Ratia, Presidente da Federação Internacional das Associações de Apicultores, deu prêmios para Oscar Mario Gatti, ex-presidente da SADA, Hector Daniel D ' Ambros, membro do Comitê Executivo da SADA, Federico Petrera, jornalista de renome do sector;. engenheiro Lucas Santiago Herrero, Parodi representante da Apicultura e Nimo Mercedes Eng O sucesso deste Congresso é um fato.

Discurso do Presidente do 42º Congresso Internacional de Apicultura

Lucas Daniel Martinez - Presidente do 42 º Congresso
Internacional de Apicultura APIMONDIA 2011-ARGENTINA

Dez anos atrás, os membros da Sociedade Argentina de Apicultores (SADA) entenderam a importância deste evento e da necessidade para a Argentina por estar em casa novamente, depois de mais de 30 anos. Em 2007, após várias apresentações, a Argentina foi escolhida para sediar em 2011. Desde então, começou a trabalhar para organizar um grande congresso. Em 2009, participou um grande Congresso Internacional de Apicultura, em Montpellier (França) com cerca de 10.000 participantes, mais de 650 apresentações científicas, representantes de quase 100 países e uma ApiExpo enorme. Sua equipe organizacional eficaz, chefiada pelo Presidente da APIMONDIA agora, Gilles Ratia, foi gentil o suficiente para apoiar o nosso próximo Congresso. A Argentina montou uma grande equipe local, composta de apicultores, cientistas e profissionais na organização e comunicação para assegurar o nível adequado deste Congresso. Hoje todo o país está trabalhando febrilmente para obter o melhor caminho para milhares de colegas. A mudança no ambiente agrícola, com novas técnicas agrícolas, produtos químicos mais prejudiciais às abelhas e nosso meio ambiente cada vez mais degradado, vai diretamente para a sustentabilidade de nossas abelhas e, portanto, a nossa apicultura. Eles estão enfrentando tempos difíceis. Ao mesmo tempo, a apicultura ainda é uma ferramenta útil para gerar desenvolvimento em comunidades pobres, gerando um novo estilo de vida. Só por isso que escolhemos o objetivo deste Congresso " Por uma apicultura sustentável e geradora de desenvolvimento." Um grande Congresso de abelhas em um grande país, que é o que todos os membros da indústria argentina quer alcançar, por isso sua ajuda é vital para que o nosso objetivo seja cumprido. Vamos recebê-los com a amizade e simpatia que caracteriza o nosso país.

O evento de abertura, com canções regionais e danças
da Argentina foi apresentado para o público internacional,
que encheu o auditório central.

COMITE ORGANIZADOR LOCAL APIMONDIA 2011

Presidente  Sr. Lucas Martínez

Presidente Comité Científico Sr. Enrique Bedascarrasbure

Coordinadora Área Científica Dr. María Alejandra Palácio

Coordinador Área Cultural & Social Sr. Roberto Imberti

Coordinador Área Comercial Sr. Carlos Salas

Coordinadora Área Circuitos Técnicos y Concursos Sr. Sonia Torre

Coordinadora Área Prensa y Comunicación Sr. Ana Inés Martínez

Coordinadora General Sr. Carolina Lozano

Comité Científico Local

Apiterapia Dr. Hugo Aguirre

Biología Apícola Dr. Walter Farina

Apicultura para o Desenvolvimento Rural Ing. Agr. Cecilia Dini

Economía Apícola Ing. Agr. Guillermo Huerta

Polinização e Flora Apícola Dra. Marina Basualdo

Saúde da Abelha Dr. Mariano Bacci

Tecnologia e Qualidade Apícola Med. Vet. Emilio Figini

MAPA DO CONGRESSO

Local:

LA RURAL, Prédio de Feiras de Buenos Aires

AV. Sarmiento, 2702, Cidade Autonoma de Buenos Aires, Argentina

FICHA TÉCNICA DO CONGRESSO

Nome do Evento:

42º CONGRESSO INTERNACIONAL DE APICULTURA.

APIMONDIA 2011

TEMA:

Por uma apicultura sustentável e geradora de desenvolvimento

Data de início e encerramento:

21 A 25 Congresso

26 A 27 Visitas Técnicas

Quantidade de estandes na Expo-Apis: 188

Área ocupada pelos expositores comerciais: 2.764m2

Custo médio do m2 da Expo-Apis: US$ 380,00

Quantidade de participantes: 8.347

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DO CONGRESSO

Entre os mais de mil trabalhos científicos enviados foram selecionados pelas Comissões Técnicas da APIMONDIA 217 para comunicação oral e 190 para apresentação em Pôster.

Dos trabalhos científicos selecionados para a comunicação oral, 34% foram apresentados pela Argentina e pelo Brasil.

Dos trabalhos científicos selecionados para apresentação em Pôster, 60% foram apresentados pela Argentina e Brasil

FORAM REALIZADAS:

7 Sessões plenárias;

17 Simpósios;

9 Mesas redondas;

7 Mesas de difusão sobre o tema: Apicultura ao redor do mundo

ATIVIDADES PARA OS PARTICIPANTES, APICULTORES E EMPRESÁRIOS

Foram realizados Mini Cursos sobre os seguintes temas:

Diversificação do apiário: Produção de Geléia Real

Manejo apícola

Manejo sanitário do apiário

Diversificação do apiário: Produção de Pólen

Boas práticas de fabricação na produção de mel.

Diversificação do apiário: Produção de Própolis

Multiplicação do apiário

SALAS DE REUNIÕES

Dentro das atividades do congresso a Organização disponibilizou salas para diferentes grupos ou empresas que durante o congresso tinham a necessidade de reunir-se ou fazer uma apresentação.

Entre outros fizeram uso desta prerrogativa:

RED Apicola Nnorte - SUR (BNNS); Grupo TECA/FAO; REMEBEE; Grupo BEE DOC; IHEO - Internacional Honey Exporters Organization; IHC Quality Services Internacional; INTA Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária; Iniciativa Internacional dos Polinizadores - FAO; Abelhas para o Desenvolvimento; Apresentação de hopGuard - BETA TEC HOP PRODUCTS, INC. Primeira Assembléia da Federação Latino Americana de Apiterapia; Processo de Julgamento - Concurso Internacional de Hidroméis e Vinagres: Assembléia da FILAP - Federeção Ibero Latino Americana de Apicultura; Mesa de Debates Internos da FILAP.

Retorna à página anterior