Artigo

AS ABELHAS SEM FERRÃO DE MUZAMBINHO- MINAS GERAIS

Marilda Cortopassi Laurino,
Ademilson Espencer Egea Soares
Rubens Marcelo de Castro.

Entre os dias 26,27 e 28 de agosto de 2011, tivemos a oportunidade de participar no IV Congresso Mineiro de Apicultura e I de Meliponicultura que foi realizado no IFSULDEMINAS- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Campus Muzambinho. O Instituto, situado a 1-2km da cidade, com 4500 alunos, impressiona pela grandeza e pela expansão traduzida pelo numero de edificações em construção.

Neste congresso, as comissões organizadoras e científicas ficaram sob a responsabilidade de Rubens Marcelo de Castro e Dr. Ademilson E.E. Soares respectivamente. Toda programação, envolvendo palestras, debates, painéis, oficinas, mesa redonda, concursos de atividades relacionadas com fotos, pintura, desenhos e culinária, mostravam diferentes aspectos da vida e criação das abelhas e seus subprodutos, alem do seu papel na manutenção da biodiversidade. O objetivo principal do congresso, de reunir contribuições teóricas e práticas no manejo das abelhas, estimular o uso de tecnologias novas e corretas, divulgar a produção científica do setor e promover estudos interdisciplinares foi plenamente atingido.

Demonstrando o interesse e o reconhecimento da importância das abelhas sem ferrão, no final do evento foi inaugurado o Meliponario do IFSULDEMINAS com nove espécies de abelhas instaladas em caixas racionais ou em troncos ou ainda penduradas em ninhos de pássaros. Na responsabilidade da criação e instalação do meliponario esteve Rubens Marcelo de Castro, José Mauro Souza e Juliano Rangel, este último responsável pela seleção e distribuição das plantas apícolas no local.

Neste meliponário observamos vários ninhos naturais de meliponíneos exemplificados na tabela 1

Nas dependências do IFSULDEMINAS encontramos vários ninhos naturais de Meliponíneos em ocos de árvores, além de outros no chão e em paredes de construções. Tabela 2

Ainda durante o evento, visitamos a propriedade do Sr. Lazaro Donizetti Pinto, pioneiro na preservação das abelhas indígenas sem ferrão da região. Nascido no local, distante 3,5km ao sul da cidade de Muzambinho, ele sempre gostou de natureza e sempre teve espírito de curioso, pois chegou a cultivar, por paixão, 88 cores diferentes de rosas, num total de 500 pés destas flores.

Na nossa visita, ele nos contou que seu interesse pelos meliponíneos começou em abril de 2009 quando o Sr. José Mauro Souza veio ministrar um curso sobre a criação destas abelhas sem ferrão no IFSULDEMINAS. Desde então, avisando os cortadores de madeira, resgata as abelhas da região e as mantêm no próprio tronco, em cabaças ou ainda em colmos de bambu gigante, estes com ocos de até 16cm de diâmetro. Tudo com custo zero porque estes recipientes para os ninhos são facilmente encontrados na natureza. Ele até distribuiu entre os visitantes, cabaças de diferentes tamanhos e formatos.

Os meliponíneos da região, resgatados pelo Sr. Lazaro e as respectivas árvores onde nidificam estão relacionados na tabela 3.




Foto 1: Aspecto geral do Meliponário no IFSULDEMINAS- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Campus Muzambinho com várias espécies locais de abelhas sem ferrão.

Foto 2: Participantes do congresso por ocasião da inauguração do Meliponário: Juliano Rangel, Ademilson Espencer Egea Soares, José Mauro Souza, Marilda Cortopassi Laurino, Rubens Marcelo Castro, Marciel Toquini, Fernando Silveira e Lucio de Oliveira Campos.

Foto 3: Sr. Lazaro Donizetti Pinto na sua propriedade, onde ele abriga inúmeras espécies de abelhas sem ferrão nos ocos do próprio tronco onde nidificam, de cabaças ou nos colmos de bambu gigante.

Foto 4: Demonstração de um ninho de iraí (Nannotrigona testaceicornis) alojado em oco de bambu gigante (Dendrocalamus giganteus) na propriedade do Sr. Lazaro Donizetti Pinto.

Foto 5: Apis mellifera e Plebeia (mirim) compartilham flores de sempre-viva (Helichrysum bracteatum-Asteraceae) nos jardins do IFSULDEMINAS. foto Marilda Cortopassi Laurino

Foto 6: Cabaças (Lagenaria vulgaris-Curcubitaceae) foram ofertadas aos visitantes para instalação de ninhos de abelhas sem ferrão e de pássaros.

Retorna à página anterior