Notícia

CEA firma acordo com gestores do Vale do Paraíba

Camila Dezze - ACOM/UNITAU

O Centro de Estudos Apícola (CEA) do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (UNITAU) oficializou, no dia 1º de julho, o projeto de Apicultura Sustentável. Na ocasião, um acordo com os gestores de quinze municípios do Vale do Paraíba foi firmado para auxiliar na execução dos trabalhos dos apicultores da região. Segundo a coordenadora do CEA, Profa. Dra. Lidia Barreto, o compromisso trará uma maior segurança para o sucesso do trabalho. "Levamos doze meses para implantar este projeto, de forma a atender a necessidade de cada município, em suas diferentes etapas", conta a coordenadora.

A UNITAU recebeu na cerimônia a comunidade apicultora, os gestores de cada município - Redenção da Serra, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Paraibuna, Monteiro Lobato, Lagoinha, Tremembé, Pindamonhangaba, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Caçapava, São Francisco Xavier e Lavrinhas -, os responsáveis pelo CEA e representantes das instituições parceiras, como o Sebrae, a Fibria, a Cati e a Apta.

O programa prioriza a legalização do profissional da área, a qualidade e o suporte para execução dos processos, as condições adequadas para o avanço tecnológico da comunidade e a realização de uma gestão organizada para esse público no Vale, reaplicando as ações de sucesso já obtidas em outros municípios. "Queremos fazer com que aqueles apicultores que ainda não foram despertados para a sustentabilidade queiram participar", explica a Profa. Lídia.


CRÉDITO DAS FOTOS: Nelson Almeida / Sebrae

CRÉDITO DAS FOTOS: Nelson Almeida / Sebrae
 

UNITAU

A Universidade de Taubaté oferece a infra-estrutura necessária para a execução do trabalho, colocando a serviço da apicultura regional, por meio do CEA, os laboratórios, as salas de cera e extração, a logística para os procedimentos e toda a experiência da área vivenciada por professores, técnicos e alunos pesquisadores.

Também estão à disposição do projeto os campos de estudo dos cursos de Biologia, Engenharia de Alimentos, Nutrição, Comunicação Social, Arquitetura e dasEngenharias Mecânica, Elétrica e Ambiental, com a finalidade de promover atividades para a análise e qualidade de material, produção de novos produtos apícolas, marketing, pesquisa de consumo, jornalismo, projetos arquitetônicos e desenvolvimento de equipamentos apícolas.  

Além da idealização da Universidade de Taubaté, o projeto conta com a parceria do Sebrae, que contribuirá com gestão; da Fibria, que disponibilizará áreas de suas florestas plantadas e kits para o grupos de apicultores; da Apta, que fará a capacitação na produção de abelhas rainhas e a Cati, que ficará responsável pelo 'georreferenciamento' dos apiários.


Retorna à página anterior