Editorial

MAIO. VAMOS COMEMORAR O QUE?


Todos sabem que no dia 22 de maio se comemora o Dia do Apicultor.

O Apicultor é um produtor rural que tem enfrentado as adversidades de clima, câmbio, aniquilação do Pasto Apícola, enfim, ele está sozinho.

Não bastasse isto temos a intromissão, cada vez maior, do Poder Público sobre as atividades empresariais privadas, baixando Normas e Resoluções impraticáveis para a nossa realidade.

O Poder Público está sufocando o Setor Apícola, exigindo cada vez mais e mais, o que está tornando inviável a manutenção das empresas apícolas brasileiras.

Reuniões e mais reuniões são realizadas com esses Órgãos e quando parece que as coisas estão encaminhadas, emitem Pareceres absurdos que negam tudo o que havia sido acordado nas referidas reuniões.

Os Órgãos governamentais estão tutelando as atividades privadas como se o empresário fosse um irresponsável, ou até, um criminoso.

Não resta dúvida de que esse é um processo de estatização da economia e da total perda da liberdade empreendedora da iniciativa privada.

Hoje, se o empresário não for um fornecedor do Governo, tem poucas chances de sobreviver.

Na Apicultura, as entidades que não estiverem atreladas à órgãos do governo para vender os produtos das abelhas estão fadadas ao fracasso. E, se esse órgão parar de comprar, já fracassaram.

O Apicultor como produtor rural que é fica nesse meio, espantado, sem saber para onde correr.

O êxodo do setor é alarmante e a profissionalização é mínima.

Congressos, Simpósios, Encontros são realizados e não se vê nenhum resultado prático no aumento da produção. O que se ouve é que falta mel, falta pólen etc. etc..

Então, no dia 22 de maio, Dia do Apicultor, nossos parabéns, mas vamos comemorar o que?
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior