Congresso

X CONGRESSO IBEROLATINOAMERICANO DE APICULTURA EM NATAL-RN : MAIS UM SHOW DE INOVAÇOES APÍCOLAS E MELIPONÍCOLAS NO BRASIL.

Lionel Segui Gonçalves - UFERSA-Mossoro-RN (E-mail: lsgoncal@usp.br)

Painel de Entrada do Centro de Convençoes de Natal,
decorado com abelhas para o 10º. Congresso
Iberolatinoamericano de Apicultura: Abelhas,
Agronegócio e Meio Ambiente,
de 11 a 14/10/2010.

A realização do X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura em Natal-RN, de 11 a 14 de Outubro de 2010, constituiu-se em um bem sucedido evento apícola e meliponícola internacional, tendo com tema principal " Abelhas, Agronegócios e Meio Ambiente " , evento rico em inovações e conhecimentos apresentados no mesmo. Seu sucesso representa uma grande conquista da apicultura e meliponicultura brasileira, face ao enorme desafio que a organização do congresso enfrentou , devido principalmente a época em que se realizou, uma vez que havíamos tido, há menos de seis meses, dois importantes eventos apícolas nacionais, o Congresso Brasileiro de Apicultura em Cuiabá, em Maio do corrente e a seguir o Encontro Sobre Abelhas, em Ribeirao Preto-SP, em Julho do corrente. Este último evento, já tradicionalmente realizado a cada dois anos em Ribeirao Preto-SP, se transformou, pelas suas características, na mais importante reunião científica sobre abelhas em geral do país. Outro aspecto do desafio, e que pesou muito na obtenção e liberação de recursos para a organização do evento foi a época do congresso ter ocorrido durante o período de eleições majoritárias no pais, uma vez que tudo girava em torno desse importante assunto.

No entanto, apesar desses fatos, a FILAPI-Federação Latinoiberoamericana de Apicultores, em conjunto com a CBA-Confederação Brasileira de Apicultura, a FARN-Federação dos Apicultores do Rio Grande do Norte e com o imprescindível apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE-RN, a classe apícola e meliponícola brasileira teve a oportunidade e o privilégio de sediar, na bela cidade de Natal , mais um evento técnico científico de grande porte e que reuniu mais de 1.200 congressistas, entre eles os mais importantes especialistas em apicultura e meliponicultura iberolatinoamericanos, com pesquisadores e técnicos apícolas de vários países (Espanha, França, Estados Unidos, Argentina, Colombia, Venezuela, Panama, Chile etc) , além de representantes da maioria dos estados brasileiros. Além do grande e agradável congraçamento entre os participantes iberolatinoamericanos de língua espanhola e portuguesa especialistas em abelhas, o congresso proporcionou, como parte cultural em sua abertura, uma maravilhosa apresentação da Orquestra Sanfönica Potiguar-OSANP de Natal, dirigida pelo maestro José Roberto, que brindou a todos com um maravilhoso repertório de músicas eruditas e populares e em especial músicas brasileiras nordestinas.

Visão do interior do Salão de
Entrada do Centro de Convenções
com decorações apícolas.

O congresso contou também, durante todos os dias do evento, no mesmo Centro de Convençoes, com uma Feira API-EXPO na qual uma ampla rede de expositores de várias regiões do Brasil apresentou uma variedade de indumentárias, implementos e equipamentos apícolas, produtos das abelhas e artesanatos com motivos apícolas, além de uma área especial denominada Espaço Abelhas, na qual havia inclusive um Meliponário repleto de colônias de abelhas sem ferrão e vários modelos de colméias e implementos apícolas, área na qual apicultores e meliponicultores faziam demonstrações de suas mais recentes invenções, esbanjando criatividade e inovações nas mais diversas áreas da apicultura e meliponicultura. Além das atividades no Centro de Convençoes, foi programada também uma visita técnica a meliponários próximo a Natal ( Meliponário do Dr. Tertuliano Aires e Meliponário Santa Luzia, de propriedade do Cel. Sérgio Guimaraes da Rocha (São José do Mipibú-RN ), locais esses gentilmente oferecidos por seus proprietários para visita dos congressistas, onde os visitantes puderam, além de manipular lindas colônias de abelhas sem ferrao, também se deliciar com méis exóticos como o mel da uruçu , jandaira e outros.

Em relação ao congresso em si é digno de nota um fato interessante. Por incrível que pareça, apesar do Congresso Iberolatinoamericano de apicultura ter sido realizado num Centro de Convençoes instalado numa bela área costeira, muito próxima a um grande centro comercial de Natal, repleto de atrações e locais de lazer e principalmente pelo fato do local do congresso estar localizado a poucos metros de maravilhosas e atraentes praias, como por exemplo a Praia de Ponta Negra, que oferece um maravilhoso visual e agradáveis locais para se desfrutar a vida, a programação do congresso conseguiu atrair, de início a fim, um excelente público em todas suas apresentações técnico-científicas simultâneas. Tal fato demonstrou o grande interesse dos apicultores e meliponicultores presentes em aproveitar ao máximo a excelente oportunidade de participar de um evento internacional, bem como de ter um aprimoramento profissional mediante o conhecimento de novas metodologias e inovações apresentadas pelos especialistas nacionais e estrangeiros que vieram contribuir com seus conhecimentos e experiencia nas distintas atividades do congresso.

Sessão solene de Abertura do
X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura,
saudação do Presidente Sr. Valdemar Belchior Filho.

A programação técnico-científica do Congresso constou de 12 Simpósios onde foram discutidos temas sobre Melhoramento de abelhas e Seleção, Controle de qualidade de produtos das abelhas, Polinização por abelhas, Patologia apícola, Defensivos agrícolas e plantas tóxicas, A tecnologia da informação na apicultura e monitoramento, Associativismo em Meliponicultura, Nutrição das Abelhas, Processamento e comercialização de produtos das abelhas e 5 Mesas Redondas com temas atuais como Desaparecimento das Abelhas, Meios de Comunicação na apicultura, Meliponicultura na América Latina, Apicultura orgânica, Mel de meliponídeos, 8 Mini-Cursos (Tecnicas de manejo de pólen, Boas práticas para produção de mel, Técnicas de manejo e coleta de própolis, Patologia apícola, Criação de meliponídeos, Nutrição de abelhas, Coleta e processamento de cera e Análise sensorial de mel, além de 20 conferências e apresentação de 198 trabalhos técnico-científicos pelos congressistas na forma de Posters nas áreas de Economia,Melhoramento e Seleção de abelhas, Tecnologia, Manejo, Nutrição, Biologia,genética e comportamento, Patologia Apicola, Agrotóxicos, Produtos das Abelhas, Flora Apicola e Polinização. Como atraçoes culturais ,além da excelente apresentação da Orquestra Sanfonica do RN que conquistou o público presente, tivemos a participação de um repentistas nordestino que distraiu o público entre as inúmeras conferências, uma Feira de Produtos e Implementos Apícolas (Expo-Feira) na qual se apresentaram inúmeros produtores de várias regiões do pais, um Espaço Abelha preparado para demonstrações e exposições sobre tecnologias bem como novos inventos na apicultura e meliponicultura, inclusive com um Meliponário contendo várias colonias de abelhas sem ferrão. No Congresso houve inclusive o Lançamento, no Estado do RN, pela CBA-Confederação Brasileira de Apicultura, da "Campanha Nacional para Aumento do Consumo do Mel" promovida pelo Sebrae nacional, entitulada "Meu Dia Pede Mel ". Houve também Rodadas de Negócios proporcionadas pelo Sebrae-RN, que recebeu inclusive uma delegação de comerciantes chineses interessados na compra em produtos apícolas brasileiros. Durante o Congresso houve também como atrativo, em Natal, a 48ª. Festa do Boi, que é uma tradicional e grande exposição do agro-negócio agropecuário, onde se podia disfrutar de shows, leiloes, ampla variedade de artesanatos, além da típica gastronomia potiguar. Digno de destaque no Congresso da FILAPI foi a participação da maior autoridade apícola mundial, o frances Dr. Gilles Ratia, Presidente da APIMONDIA, Federação Internacional de apicultores que reúne representantes de 80 paises, inclusive o Brasil. O Dr. Gilles Ratia, além de ter proferido a conferência de abertura do Congresso com o tema " O Papel da Apimondia no cenário apícola internacional", participou também da Mesa Redonda sobre um dos mais importantes temas apícolas do momento " O Desaparecimento das Abelhas no Mundo".

Público presente na sessão de abertura
do Congresso internacional
de apicultura e meliponicultura.

Um ponto importante a ser mencionado sobre o X Congresso da FILAPI em nosso país foi a importancia dada nesse evento à área de Meliponicultura que, da mesma forma que a sempre destacada área de Apicultura, teve uma significativa programação nesse congresso. As áreas da apicultura e da meliponicultura contaram, no presente congresso, com a participação de dezenas de importantes conferencistas estrangeiros, a maioria deles vindos de países iberoalatinomericanos , bem como dos principais especialistas brasileiros de ambas as áreas, destacando-se inclusive o emérito e destacado cientista brasileiro que já dirigiu a Secretaria do Meio Ambiente, com equivalência a Ministério, por quase 14 anos, e com importantíssimas contribuiçoes ao pais, o Prof. Dr, Paulo Nogueira Neto, a mais importante autoridade brasileira na área da Meliponicultura e de reconhecimento internacional.Como pontos mais altos do Congresso destacamos o elevado nível técnico-científico das conferências do evento e o grande e amigável congraçamento entre os apicultores, meliponicultores, empresários e pesquisadores brasileiros e estrangeiros que vieram enriquecer nosso congresso com suas presenças e importantes contribuições. Pelas significativas freqüências de assistentes nas diversas salas de conferências simultaneas e nos demais ambientes do Congresso foi possível se concluir que realmente atingimos os objetivos pretendidos.

Como o congresso tinha como objetivo proporcionar aos apicultores e meliponicultores presentes a oportunidade de conhecer novas tecnologias, aprimorar seus conhecimentos e também de apresentar públicamente os resultados de seus trabalhos e de suas produções individuais (inovações, trabalhos técnico-científicos na forma de posters, produtos das abelhas, fotografias, artesanatos com motivos apícolas etc ) foram realizados concursos em várias categorias e cujos resultados apresentaremos a seguir, sendo que nessa oportunidade desejamos apresentar aos Vencedores e os que receberam Menção Honrosa , bem como aos demais concorrentes os nossos cumprimentos por suas importantes contribuições ao Congresso. Segundo comentários da Profa.Dra. Katia Peres Gramacho, Coordenadora do Concurso de Posters, o Congresso foi altamente prestigiado com a apresentação de 198 Posters e pela significativa quantidade de Posters de alta qualidade técnico-científica, tendo a comissão de avaliação expressado sua grande dificuldade em escolher apenas três trabalhos entre os submetidos. Na verdade, todos os autores dos posters merecem cumprimentos por seus trabalhos e iniciativas em prol da apicultura e meliponicultura , sendo que a significativa freqüência de público que visitou a Seção de Posters certamente deve ter constatado o alto nível de muitos dos trabalhos apresentados, sendo tal resultado realmente muito gratificante para os organizadores do evento.

Diretor Superintendente do Sebrae-RN,
Sr. José Ferreira de Melo Neto,
saudando os congressistas.

Durante a realização do Congresso a FILAPI-Federação Iberolatinoamericana de Apicultura, sob a presidencia interina do Prof.Dr. Lionel Segui Gonçalves, membro da FILAPI e a convite do Presidente oficial da mesma, o Sr. José Luiz Herguedas de Miguel, de Pastrana, Espanha , que por motivo de força maior esteve impossibilitado de participar do evento no Brasil, foi realizada uma reunião com os representantes oficiais dos diversos países membros da FILAPI presentes ao evento, bem como uma Assembléia Geral da qual participou inclusive o Presidente da Apimondia, Sr.Gilles Ratia. Nessa ocasião, além dos temas da pauta e de interesse da entidade, foram discutidos os prováveis locais para a sede do próximo congresso da entidade, tendo sido eleita, por unanimidade, a proposta da Venezuela como sede do XI Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura. Na cerimônia de encerramento do Congresso o representante da Venezuela, Sr. Rafael Noria Zamora apresentou as imagens da cidade de Puerto La Cruz, que sediará o próximo congresso em 2012 e demais informações sobre o potencial apícola venezuelano, tendo a seguir recebido do Sr. Valdemar Belchior Filho, Presidente do X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura , o troféu FILAPI no qual estão gravados os nomes das sedes de todos os congressos realizados pela entidade até o presente. Na cerimônia de encerramento do congresso foram divulgados e premiados os vencedores dos concursos, fato que ocorreu num ambiente extremamente festivo e de grande congraçamento.Antes do encerramento oficial do Congresso o Presidente da Apimondia, Dr. Gilles Ratia , num gesto que cativou todos os brasileiros, fez um significativo e emocionante discurso no qual cumprimentou a FILAPI, a CBA e a todos os organizadores do evento pela qualidade e nível cientifico do congresso e principalmente pelo nível de cordialidade e congraçamento em que se desenvolveram os trabalhos em Natal, confirmando seu apoio à FILAPI e convidando a todos para participar do próximo evento máximo da Apimondia que será o Congresso Mundial de Apicultura em Buenos Aires, Argentina de 21 a 25 de Setembro de 2011. A seguir o Sr. Valdemar Belchior Filho encerrou o X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura agradecendo a todas as pessoas e entidades oficiais e privadas que contribuíram na organização do evento, afirmando sua alegria de vencer o grande desafio de realizar o congresso e com a convicção de terem sido atingidos os objetivos pretendidos. No presente artigo são apresentadas algumas fotos documentando os principais momentos vividos no congresso e algumas atividades desenvolvidas pelos congressistas durante o maior evento apícola internacional já ocorrido no nordeste brasileiro, bem como fotos de alguns dos conferencistas especialistas em apicultura e meliponicultura presentes ao X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura de Natal.(L.S.Gonçalves, Nov.2010)

CONCURSOS REALIZADOS NO X CONGRESSO IBEROLATINOAMERICANO DE APICULTURA - PREMIAÇOES

1.Categoria Melhor Mel
Vencedor : Manoel Pereira da Silva, da empresa Apiários Vereda Ltda.-Brasilia
Menção Honrosa : Josimar Souza da Silva, da empresa Entreposto de Mel e Cera de Abelha, Rainha do Sul.

2.Categoria Embalagem para Mel
Vencedor : Josimar Souza da Silva, da empresa Entreposto de Mel e Cera de Abelha, Rainha do Sul.

3.Categoria Melhor Invento (Apicultura e Meliponicultura)
Vencedor : Maurilio Brandao - Invento " Esticador Brandao "

4.Categoria Melhor Fotografia
Vencedor : Arno Wieringa, com a fotografia " Jantar das abelhas "
Menção Honrosa : Jackelinny Ravanelli Martins , com a fotografia "Construção de favos na natureza "

5. Categoria Melhor Artesanato (Apicultura e Meliponicultura)
Vencedor : Maria de Fátima do Nascimento
Menção Honrosa : Vera Lucia Pereira França

6.Categoria Melhor Poster
1º.Lugar : Antonio A.Silveira Neto; Kelvis D.F.de Souza; Elvis G.S.Melo; Fabio M. A. do Carmo;Silvano M.Freitas; Paulo H.A.do Nascimento. (Brasil). Poster " Efeito do uso de coalhada no comportamento de pastejo em Apis mellifera na região de Quixeramobim-CE "
2º.Lugar: Vanilda A.S.de Arruda; Alexandre V.dos Santos; Ligia B.A.Muradian (USP- São Paulo ) Poster: Análise de Compostos Fenólicos e Flavonoides em amostras de pólem apícola
3º.Lugar: Maria V.G.Paez; Marta Morbelli (Argentina) Poster: Mieles Monoflorales de la Cuenca del Rio Salado -Pcia. De Buenos Aires-Argentina

7-Categoria Caravana Mais Animada
Vencedora: Caravana do Espirito Santo

Mais Fotos do Evento:


Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura-CBA, Sr. Jose Gumercindo Cunha, entregando um Kit da Campanha Nacional "Meu Dia Pede Mel" ao Presidente da Apimondia Sr. Gilles Ratia, da França.

Prof.Dr.Lionel Segui Gonçalves, Coordenador Geral do Congresso, saudando os congressistas em nome do Presidente da FILAPI-Federação Iberolatinoamericana de Apicultores, Sr. José L.Herguedas de Miguel.

Apresentação da Orquestra Sanfonica do Rio Grande do Norte na solenidade de abertura do Congresso.

Público presente à solenidade de abertura, aplaudindo a apresentação da Orquestra Sanfonica do Rio Grande do Norte.

conferência de abertura sobre " O papel da Apimondia para os apicultores ", pelo Dr. Gilles Ratia, da França, Presidente da APIMONDIA, Federação Internacional de apicultores que congrega 80 paises.

API-EXPO -Estande da empresa de implementos apícolas, Imesul, de SC

API-EXPO - Estande da empresa de produtos apícolas, Prodapys, de SC

API-EXPO - Estande da empresa de indumentárias apícolas, Osjuan , de SC

API-EXPO - Estande de empresários e apicultores de Sergipe

API-EXPO - Estande de empresários e apicultores do Ceara

Caravana de apicultores de Serra do Mel-RN liderados pelo Presidente da FARN, Jose Hélio.M.da Costa (carinhosamente chamado de Cabo Helio).

Caravana de empresários da China vendo-se o Dr. Gilles Ratia (Apimondia) cumprimentando um empresário chinês e o Presidente da CBA, José G.Cunha. Em primeiro plano o Sr.Valdemar Belchior Fo. , Presidente do Congresso.

Salão de Exposição de Posters técnico-científicos sobre Apicultura e Meliponicultura.

Salão de Exposição de Posters onde foram apresentados 186 Posters pelos congressistas.

Salão com facilidades para Rodadas de Negócios, organizadas pelo Sebrae-RN.

API-EXPO - Espaço Abelha, destinado a exposições e demonstrações sobre apicultura e meliponicultura.

API-EXPO - Espaço Abelha, vendo-se o público assistindo a demonstrações por uma especialista na área apícola, a zootecnista consultora do Sebrae, Sra. Marcia Madruga.

API-EXPO- Espaço Abelha vendo-se um Meliponário com colônias de abelhas sem ferrão (Meliponideos).

Visita técnica, durante o congresso, vendo-se pátio com colônias de abelhas sem ferrão em um Meliponário próximo a Natal (Foto G.Ratia).

Visita técnica, durante o congresso, vendo-se ao centro o Dr. Tertuliano Aires (de chapéu) ao lado do Dr. Paulo Nogueira Neto,ambos circundados pelos demais visitantes do grupo e, ao fundo, o meliponário com colônias de abelhas sem ferrao . (Foto G.Ratia).

Visita técnica a meliponários vendo-se o Presidente da Apimondia, Dr. Gilles Ratia, experimentando mel de abelhas sem ferrão.(Foto G.Ratia).

Dr. Paulo Nogueira Neto (Aposentado da USP-São Paulo) durante sua conferência sobre legislação em meliponicultura.

Dr. Paulo Nogueira Neto ao lado de sua colaboradora Dra. Vera Lucia Imperatriz Fonseca (USP e UFERSA), apresentando seu novo tipo de colméia para meliponídeos, durante conferência no congresso.

Meliponicultor potiguar, Sr. Paulo Menezes, de Mossoró-RN, durante sua conferência sobre processamento e comercialização de mel de meliponideos.

Conferencista Dra. Denise Araujo, da USP de São Paulo, durante sua conferência sobre rainhas e machos de abelhas sem ferrão.

Conferencista Dr. Tiago M.Francoy, da USP de São Paulo, durante sua conferência sobre novas técnicas usadas para a identificação das abelhas.

Conferencista Dr. David Roubick, do Panama, durante sua conferência sobre o impacto das abelhas africanizadas nas abelhas nativas.

Conferencista Dra. Guiomar Nates Parra, da Colombia, durante sua conferência sobre Meliponicultura na América Latina.

Conferencista Dr. Domingos Jari Vargas, de Natal-RN. ladeado pela Secretária Geral do Congresso, Profa.Guinthineia Lira , na conferência sobre Cooperativas sem fronteiras para a agricultura familiar.

Conferencista Dra. Patricia Vit, da Venezuela, durante sua conferência sobre Análise Sensorial do mel.

Conferencista Dr. Enrique L. Bedascarrasbure , da Argentina, durante sua conferência sobre Avanços na Mecanização apícola.

Conferencista Dra. Maria Alejandra Palacio, da Argentina, durante sua conferência sobre o Programa Nacional de Seleção e Melhoramento de abelhas na Argentina.

Conferencista Dr. Ademilson E. Espencer Soares, da USP de Ribeirao Preto, durante sua conferência sobre Técnicas de coleta, propriedades e comercialização de própolis.

Conferencista Dr. Antonio Mauro Saraiva, da Politécnica-USP, São Paulo, durante sua conferência sobre A tecnologia da informação e monitoramento na apicultura e meliponicultura.

Simpósio Meios de Comunicação na Apicultura, vendo-se na mesa os participantes: Sr. Federico Petrera (radialista e jornalista argentino), Dr. Constantino Zara Filho ( advogado e associativista de São Paulo) e Dr. Malcom Sanford (pesquisador e técnico em comunicações, dos Estados Unidos).

Conferencista Sr. Reginaldo Resende, do Sebrae Nacional (Brasilia), durante sua conferência sobre o Projeto Apis do Sebrae , mostrando o kit da campanha nacional lançada pelo Sebrae , Meu dia pede Mel, organizado por 6P Marketing & Propaganda, de Ribeirao Preto-SP.

Conferencista Dr. Dejair Message , aposentado da UFV-Viçosa, durante sua conferência no Simpósio sobre Patologia Apicola.

Conferencista Dr. Salvador RioLobos Rendon, da Espanha, em sua conferência sobre o Controle de qualidade dos produtos apícolas com vistas à exportação.

Conferencista Dr. Lionel Segui Gonçalves, aposentado da USP de Ribeirao Preto e atualmente na UFERSA, em Mossoró-RN, em sua conferência sobre Enxameação das abelhas africanizadas.

Conferencista Dra. Vera Lucia Imperatriz Fonseca, aposentada da USP-São Paulo e atualmente na UFERSA, em Mossoró-RN, em sua conferência sobre As abelhas e seus impactos nas propriedades rurais.

Simpósio sobre Associativismo em Meliponicultura, vendo-se na mesa os participantes: Renato Bochiccio, Pedro Paulo Peixoto, Paulo Nogueira Neto, Vera Lucia I.Fonseca, Alexandre J.Moura e Raimundo Vidorico do Nascimento.

Pesquisador Dr. Rogério A. Pereira, bolsista da FAPERN junto à UFERSA - Mossoró - RN, ministrando, juntamente com o Técnico  e Empresário Apícola Radamés Zovaro, Diretor Técnico da APACAME, no congresso, mini-curso sobre cera

Pesquisador Dr. Darcet de Souza, da Univ. Fed. do Piaui, ministrando mini-curso sobre Boas Práticas em apicultura.

Pesquisador Dr. David De Jong, da USP de Ribeirao Preto, ministrando no congresso, com sua colaboradora Dra. Michelle M.Morais, à mesa, o mini-curso sobre Nutrição de Abelhas.

Encerramento do Congresso - Na foto observa-se a vibração dos membros da Caravana do Espirito Santo ao tomarem conhecimento da premiação como Melhor Caravana.


Encerramento do Congresso -Apicultor Manoel Pereira da Silva e colaboradora, de Apiários Vereda Ltda., de Brasilia, premiados no Congresso, recebendo o Diploma das mãos do Dr. Gilles Ratia, Presidente da Apimondia.

O Secretário da Federação Iberolatinoamericana de Apicultura-FILAPI, Sr. Misael Cuevas, entregando o Diploma da categoria de melhores pôsters do congresso, para Vanilda A.S.de Arruda e Dra. Ligia Bicudo Muradian.- da USP de São Paulo. Poster premiado " Análise de compostos fenólicos e flavonóides em polem. "

Sessao de Encerramento, vendo-se o Sr. Rafael Noria Zamora, da Venezuela, Presidente do próximo congresso em 2012, em Puerto La Cruz, com o troféu no qual estão gravadas as sedes dos congressos da FILAPI-Federação Iberolatinoamericana de Apicultura.

Sessao de Encerramento vendo-se o frances, Presidente da APIMONDIA, Gilles Ratia saudando a todos, em português, agradecendo a acolhida e cumprimentando aos organizadores pelo elevado nível e brilhantismo do evento e convidando a todos para o congresso da Apimondia, na Argentina, em 2011.


Retorna à página anterior