Palestra

Palestra do Pesquisador João Pedro Cappas e Sousa


Atendendo o convite formulado pelo Diretor do Departamento de Abelhas Indígenas Sem Ferrão da APACAME, Sr. Waldemar Ribas Monteiro, foi realizada com grande sucesso a Palestra do Pesquisador João Pedro Cappas e Sousa, no dia 26 de julho de 2010, no Salão Nobre do Parque da Água Branca, São Paulo - SP

Além da assistência numerosa a reunião contou a presença: Da esquerda para a direita: Sr. Marcos Luz, Presidente da AME-SAMPA; do Pesquisador João Pedro Cappas e Sousa; Prof. Dr. Paulo Nogueira Neto; SR. Waldemar Ribas Monteiro, Diretor do departamento de Abelhas Indígenas Sem Ferrão da APACAME; Sr. Gesimar Célio Dos Santos, Coordenador da Lista ABENA; Dr. Constantino Zara Filho, Presidente Executivo da APACAME; Profa. Dra. Marilda Cortopassi - Lurino e do Sr. Radamés Zovaro, Diretor Técnico da APACAME.

João Pedro Cappas e Sousa é um pesquisador que estuda os insetos sociais e que em 1998 abriu ao público em Portugal um Museu vivo de Insetos Sociais, que tem o nome de Cappas Insectozoo . Este Museu único é um Centro de Pesquisa sobre insetos sociais que tem como objectivo ajudar a sobrevivência dos insetos que permitem a vida Homem no Planeta Terra. As abelhas Sem Ferrão, os Meliponíneos, pertencem a este grupo de insetos. Cappas começou a estudar esse grupo de abelhas em 1975 quando recebeu de presente da sua avó, o livro de 1970, "A Criação de Abelhas Indígenas Sem Ferrão" do Prof. Paulo Nogueira Neto. Uns anos mais tarde sobre a orientação do seu Professor e Mestre Paulo Nogueira Neto, Cappas tornou-se uma autoridade mundial sobre as Abelhas Sem Ferrão. Ao estudar afincadamente a complexa linguagem dos Meliponíneos descobriu a existências das obreiras rainhas, umas "Formas Reais" que participam na organização interna das colméias. Este feito permite a Cappas ajudar desde Portugal através da Internet Meliponicultores brasileiros que possuem colônias com problemas. Uma espécie de consulta Meliponica com um oceano pelo meio. Por causa da antiga Meliponicultura Maia, o Mestre Cappas, como é conhecido no grupo ABENA começou a estudar os códices maias para resgatar assim os conhecimentos antigos para o mundo moderno. Na continuação deste trabalho Cappas está tentando fazer renascer a antiga Meliponicultura Indígena Brasileira.

Nesta edição estamos publicando a primeira Palestra que trata da Origem da Meliponicultura Brasileira através dos slides projetados e na próxima edição estaremos publicando o texto referente a segunda Palestra e que trata das Elites, os Ciclos Biológicos, Comunidades de Colônias como Base para Dicas de Manejo.

A APACAME quer agradecer a boa vontade do Pesquisador Cappas em atender ao convite do nosso companheiro Waldemar Ribas Monteiro que ao final da reunião ofertou uma Placa registrando a presença do Pesquisador Cappas na APACAME.



Retorna à página anterior