Experimento

UMA NOVA COLMÉIA PARA ABELHAS SEM FERRÃO

Paulo Nogueira - Neto (IB-USP)

Estou experimentando com sucesso, uma nova colméia para abelhas indígenas sem ferrão. Já usei para as abelhas BENJOI (Scaptotrigona polysticta), MANDAGUARI (Scaptotrigona postiça), URUÇU NORDESTINA (M. scutellaris), MANDAÇAIA DO SUDESTE E SUL (M. quadrifasciata), MANDAÇAIA DA TERRA (M.quinquefasciata) e outras espécies com ninhos de tamnho grande ou médio, inclusive as JATAIS (Tetragonisca spp) e as MOÇAS ou MARMELADAS AMARELAS (Friesiomelitta ssp).

A gaveta ou alça básica, fundamental, aqui indicada, mede por fora 33cm de comprimento, 20 cm de largura (anchura) e 8 cm de altura, em peças com madeira de 2 cm de espessura.

A GAVETA ou ALÇA DE BAIXO tem a entrada da colméia. Possui paredes de frente e dos lados com as outras gavetas e um piso maior composto somente por uma taboa de 29 cm x 16 cm, que serve de chão da colméia. Sempre deve conter muitos potes de alimentos. Conforme as espécies, se for necessário, use 1 ou 2 ou 3 GAVETAS ou ALÇAS destinadas a conter potes de alimento. Devem ser colocadas sobre a GAVETA ou ALÇA DE BAIXO. Essas ALÇAS ou GAVETAS para potes tem o seu piso formado por 3 taboas de 8 cm, com espaço entre as taboas do piso e também entre o piso e as paredes lateriais. Cada espaço desses mede cerca de 1,3 cm de largura x 16 cm de comprimento, para permitir a livre passagem das abelhas. Os espaços vazios para passagens de abelhas no piso podem ter 1,5 cm de largura (anchura) com o uso de taboas algo mais estreitas no piso, se for necessário. Acima das gavetas usadas para armazenar potes, está a CÂMARA DE CRIA, destinada a abrigar favos de cria. A base da CÂMARA DE CRIA é uma GAVETA ou ALÇA comum, dessas aqui descritas para receber os potes de alimentos.

Contudo, a altura da CÂMARA DE CRIA é aumentada pela colocação de quadros de aumento sem fundo. Esses quadros possuem apenas as peças das paredes, mas servem para aumentar, no que for necessário, a altura da CÂMARA DE CRIA. É nesta que as abelhas devem construir o seu ninho, que contém os favos de cria e abelhas novas. Por isso, a CÂMARA DE CRIA é relativamente grande. Deve haver sempre algum espaço livre superior, na CÂMARA, para permitir o desenvolvimento de novos favos de cria. Em cima da CÂMARA DE CRIA, é posto um GAVETÃO ALIMENTADOR.

Esse GAVETÃO ALIMENTADOR também é formado por uma gaveta básica mais 1 QUADRO DE AUMENTO. Como ALIMENTADOR para abelhas grandes ou medianas utilizo um copo de 9cm de altura, cheio de xarope e colocado com a abertura voltada para baixo, diretamente sobre um pano circular de algodão que fica sobre um pires com diâmetro de 11 ou 12 cm. Esse tecido de algodão é essencial para evitar o afogamento ou a melação de abelhas.

Para que a CÂMARA DE CRIA funcione normalmente, retire de lá o excesso de potes de alimento que forem ali construídos ou seja os potes que poderiam prejudicar a construção de favos de cria.

Contudo,. Procure deixar principalmente os potes de pólen. Os potes retirados devem ser postos nas GAVETAS ou ALÇAS destinadas apenas aos potes. Para remover potes com mel retire antes mesmo, com uma seringa.

Também é possível, em colônias fracas, colocar provisoriamente a CÂMRA DE CRIA diretamente em cima da ALÇA ou GAVETA DE BAIXO. Mais tarde, quando a colméia se fortalecer, será então possível colocar uma ou mais ALÇAS ou GAVETAS PARA POTES entre a ALÇA ou GAVETA E BAIXO e a CÂMARA DE CRIA, mais acima.

Uma das recomendações básicas que faço é sempre colcoar a CÂMARA DE CRIA sobre uma ALÇA ou GAVETA que tenha bastante potes de alimento.

Uma coisa também importante, é sempre remover os favos de cria que forem construídos em alças ou gavetas destinadas aos potes de alimento. Esses favos de cria removidos devem ser postos na CÂMARA DE CRIA. Esta deve ser aumentada na altura, se for necessário, para que esses favos de cria caibam com grande folga na CÂMARA DE CRIA. Isso deve ser feito colocando sobre essa CÂMARA 1 ou mais QUADROS DE AUMENTO. É fundamental que na CÂMARA DE CRIA hão falte espaço em cima para a construção ampla de favos de cria pelas abelhas.

Inspecione a colméia com certa freqüência, para corrigir algo que deva ser mudado ou reforçado e também para dar alimentação artificial. A ordem de colocação das ALÇAS ou GAVETAS, aconselhadas para diferentes espécies, pode ser modificada se for necessário. Para dar uma orientação geral, na URUÇU NORDESTINA (M.scutellaris), na MANDAGUARI (S. postiça) e na BENJOI (S. polysctica) sugiro os seguintes andares sucessivos nas colméias:

A - ALÇA ou GAVETA DE BAIXO, tem a entrada e potes de alimento.

B - 1 ou 2 ou mais ALÇAS ou GAVETAS para potes de alimento.

C - CÂMARA DE CRIA, constituída de 1 ALÇA ou GAVETA mais quadros de aumento.

D - GAVETÃO para o equipamento alimentador.

O número de ALÇAS ou GAVETAS para conter os potes de alimento, pode ser maior ou menor. Pode também variar a sua colocação na colméia, mas repito que a CÂMARA DE CRIA deve estar sempre em cima de pelo menos uma ALÇA ou GAVETA com potes de alimento, para facilitar o acesso à comida.

Em muitas espécies. Como as MOÇAS AMARELAS (Friesiomelitta varia e outras), as JATAIS (Tetragonisca spp), e diversas MIRINS MAIORES (Plebéias spp), cada colméia tem apenas a GAVETA ou ALÇA DE BAIXO, com entrada e lugar para potes de alimento.

Logo em cima dessa ALÇA ou GAVETA deve estar a CÂMARA DE CRIA. Também a MANDAÇAIA (M. quadrifasciata) pode estar nesse caso. Contudo, muitas vezes, para essa espécie e também para outras, pode ser útil o acréscimo de uma ALÇA ou GAVETA só para potes de alimento, entre a GAVETA ou ALÇA DE BAIXO e a CÂMARA DE CRIA.

As espécies de abelhas Meliponini que tem ninhos menores devem ser colocadas em colméias do mesmo tipo geral pequeno, menores que as GAVETAS ou ALÇAS medianas. Assim, as suas alças ou gavetas básicas devem ter o tamanho por fora de 20 cm (comprimento) x 15 cm (largura = anchura) x 7 cm altura. Madeira com espessura de 2 cm. Servem principalmente para abelhas MIRINS EM GERAL (Plebéia spp), IRAIS (Nannotrigona spp), Scaura longula, etc.

Nas colméias PNN menores, os alimentadores são pequenos copos plásticos do tipo descartável, desse usado para servir café, mas cheios com algodão (para não afogar as abelhas) embebido em xarope (água 40% mais açúcar 60%, em volume). Também as abelhas Meliponini de tamanho médio podem receber, em colméias maiores, esse tipo de alimentador pequeno. O tamanho geral das ALÇAS ou GAVETAS pequenas aqui indicado, é o mesmo que consta no livro Nogueira-Neto (1997). Contudo agora o piso dessas ALÇAS ou GAVETAS PNN menores tem apenas duas taboas de 11 x 6,6 cm com um espaço central estreito e espaços laterais entre as peças do piso e as paredes laterais. Esses espaços compridos são destinados à circulação interna das abelhas. Cada um desses espaços do piso tem 1cm de largura, (anchura) e comprimento de 11cm.

Essa nova colméia, criada por mim, foi apresentada no 17º Congresso AGRI-NORDESTE, em 20/09/2009, em Recife, promovido pela Federação de Agricultura de Pernambuco. Deixei uma gaveta-modelo com o amigo Meliponicultor Renato Barbosa. A fabricação e o uso da colméia são livres no que se refere a mim.

A publicação do Dicionário das Abelhas Indígenas Sem Ferrão, com essas e muitas outras informações ainda depende de uma revisão final. Os recursos estarão disponíveis no início de 2011.

Retorna à página anterior