Editorial

MELIPONICULTURA BRASILEIRA


No início era assim!

Quando a APACAME foi fundada já constou no seu Estatuto, entre as suas Finalidades: "Propugnar pela proteção das abelhas meliponas, trigonas, abelhas solitárias e mamangavas, e de outros insetos úteis, assim como pela proteção às nossas florestas ricas em essências poliníferas e nectaríferas".

É evidente que a APACAME não criou a Meliponicultura, mas ela desde o seu nascimento entendeu a importância da conservação das Abelhas Indígenas sem Ferrão.

Num projeto ousado a APACAME se dedicou, inicialmente, ao desenvolvimento da Apicultura, que a era a sua principal finalidade sem, nunca esquecer as abelhas indígenas, cujo estudo das abelhas sociais estava fechado no âmbito das universidades.

O tempo passou e há exatos treze anos a APACAME começou a divulgar a Meliponicultura com a publicação, na revista Mensagem Doce, número 42, de setembro de 1997, da Colméia Sobenko, criada pelo nosso sócio João Sobenko que, numa atitude de total desprendimento, disponibilizou a nova colméia para quem quisesse utilizar ou fabricar.

Na edição número 44, de novembro de 199, a APACAME, com a colaboração do nosso companheiro e Diretor do Departamento de Abelhas Indígenas Sem Ferrão, Waldemar Ribas Monteiro, deu início a uma série de matérias, num verdadeiro curso, que chamamos de "Meliponicultura Passo a Passo", onde foram mostradas técnicas de manejo e desenhos de todas as caixas utilizadas na meliponicultura até a época.

Na edição número 80, de março de 2005, a revista Mensagem Doce, com a colaboração da Profa. Dra. Vera Lúcia Imperatriz-Fonseca, publicou um número especial sob o título "As Abelhas e a Polinização", trazendo inúmeros artigos demonstrando o potencial das abelhas indígenas na polinização de culturas agrícolas.

Em maio de 2009, na edição número 100, a revista Mensagem Doce editou nova edição especial sob o título "Onde Moram as Abelhas?" e contou, novamente, com a colaboração incansável da Profa. Dra. Vera Lúcia Imperatriz-Fonseca trazendo inúmeros artigos que mostram onde nidificam as abelhas indígenas.

Agora, no dia 26 de julho de 2010, tivemos a presença do pesquisador João Pedro Cappas e Sousa que atendendo ao convite do nosso Diretor Waldemar Ribas Monteiro proferiu duas palestras sobre os temas: "A Origem da Meliponicultura no Brasil", a qual está sendo publicada nesta edição e a segunda "As Elites, os Ciclos Biológicos, Comunidades de Colônia como Base para Dicas de Manejo" que estará sendo publicada na edição de novembro / 2010, cujo evento estabeleceu um marco com a presença de diversas lideranças ligadas ao setor.

Muito foi feito e muito há por fazer!

Uma coisa é certa: A APACAME tem a consciência tranqüila pela contribuição prestada para o desenvolvimento da Meliponicultura Brasileira.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior