Congresso

18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso Brasileiro de Meliponicultura
19 a 22 de maio de 2010 - Cuiabá - MT
"Abelhas: Polinizadoras do Desenvolvimento Sustentável"
Eixos norteadores: Meio Ambiente - Tecnologia Mercado.



Sensacional!!

Este é o adjetivo para o maior evento da apicultura e da meliponicultura realizado no período de 19 a 22 de maio de 2010, na cidade de Cuiabá - MT. Como todo evento tem as suas características próprias, esse não poderia ser diferente. Não posso negar que os meses que antecederam ao evento chegaram a preocupar, porém, mais uma vez o SEBRAE Nacional em perfeito entrosamento com o SEBRAE- MT arregaçaram as mangas e assumiram a organização do evento que foi realizado no Centro de Eventos do Pantanal, com instalações adequadas para receber um evento dessa envergadura.

E o Estado de Mato Grosso deu um show com a realização de um evento diferenciado que atendeu ao apicultor, ao meliponicultor e ao público em geral, pois a organização montou uma estrutura para atender o público cuiabano e vizinhança, aproveitando o momento para divulgar os produtos das abelhas desde as crianças até os mais idosos.

Num evento dessa magnitude acontecem diversas atividades, antes e durante, que devem ser registradas.

ATIVIDADES DA CBA

No dia 17 de maio a Confederação Brasileira de Apicultura - CBA promoveu a vinda de 24 Presidentes entre Federações e Associações com "status" de Federação nos Estados onde não elas não existem.

Pela primeira vez na história da apicultura brasileira a CBA forneceu passagem aérea, traslados, refeições e hospedagem no Hotel Intercity, na cidade de Cuiabá - MT, onde aconteceram as reuniões que antecederam aos Congressos, cumprindo uma agenda extensa:

14:00 horas - Abertura da reunião pelo Presidente José Gomercindo Correa da Cunha que deu as boas vindas aos Delegados Estaduais;

14:30 horas - Apresentação dos Delegados possibilitando o reencontro dos antigos companheiros e dos novos Presidentes que pela primeira vez participavam de uma reunião da CBA;

15:00 horas - Apresentação do PNGEO pelo consultor Ricardo Lustosa com informações importantes sobre a PRODEB - Cia. de Processamento de Dados do Estado da Bahia que irá hospedar todo o Banco de dados do PNGEO gratuitamente o que abre a possibilidade de realmente se implantar o Programa Nacional de Georreferenciamento promovido pela CBA em parceria com a fundação Banco do Brasil.

17:00 horas - Apresentação pelo companheiro Silvio Lengler da cidade de Gramado - RS que sediará o 19º Congresso Brasileiro de Apicultura e o 5º Congresso Brasileiro de Meliponicultura;

17:50 horas - Apresentação pelo companheiro Valdemar Belchior, do SEBRAE-RN, da programação do 10º Congresso Ibero-latinoamericano de Apicultura que acontecerá de 11 a 14 de outubro de 2010, no Centro de Convenções da cidade de Natal - RN. www.xibla.com.br ;

19:00 horas - O Presidente da CBA José Gomercindo Corrêa da Cunha fez a entrega de máquinas fotográficas digitais e notebooks para diversos Presidentes de Federações, dentro do Programa de Inserção Digital das Entidades representativas estaduais, resultado da parceria mantida com a Fundação Banco do Brasil.

Não é preciso dizer da importância desse Programa que vai equipando as Entidades no sentido de dar maior mobilidade nas suas atividades.

20:30 horas - Os companheiros Eduardo Wilk e Ricardo Lustosa fizeram o adensamento do PNGEO, questionando os Delegados no sentido de determinar o que é pouco importante, o que é importante e o que é muito importante nas atividades previstas pela Confederação Brasileira de Apicultura para os próximos anos.

22:30 horas - Encerramento dos trabalhos com a sensação do dever cumprido e do comprometimento de todos os Delegados com a implementação dos Programas que estão sendo desenvolvidos pela CBA em cada Estado brasileiro.

No dia 18 de maio os Delegados se reuniram novamente no Hotel Intercity cumprindo a seguinte programação:

10:00 horas - Reunião com todos os Delegados onde cada um pode expor as suas atividades nos seus respectivos Estados.

13:30 horas - Assembléia da CBA para a aprovação da alteração do Estatuto possibilitando a reeleição do Presidente, por tempo indeterminado e estabelecendo o período de 4 anos para o mandato.

16:00 horas - Deslocamento dos Delegados, em ônibus fretado pela CBA para o Centro de Eventos Pantanal, devidamente uniformizados com uma camiseta fornecida pela CBA para o Pré-Lançamento da Campanha de Incentivo ao Consumo do Mel no mercado interno brasileiro, cujo mote é: "MEU DIA PEDE MEL" - www.meudiapedemel.com.br junto a Reunião de Gestores da Rede Apis - SEBRAE, o que foi feito com grande entusiasmo e envolvimento das mais de 100 pessoas presentes no local. Foi um show comandado pelo Presidente da CBA, José Cunha e pelo Sr. Reginaldo Barroso Resende, do SEBRAE-NA que a todos envolveu.

Ao final da reunião todos os Delgados e Gestores da Rede Apis receberam um Kit Promocional da Campanha, devidamente acondicionado numa sugestiva embalagem para promover a Campanha em seus Estados.

ATIVIDADES DURANTE O CONGRESSO

No dia 19 de maio começaram a chegar as Caravanas para participarem da Cerimônia de Abertura do Congresso programada para inicio às 09:00 horas e a APACAME, mais uma vez, se fez presente com a sua Caravana devidamente uniformizada

Depois de devidamente instalados no Auditório Principal e em mais dois outros que dispunham de Telões os congressistas puderam assistir a abertura oficial que contou com a apresentação de Grupos que mostraram o Folclore do Estado de Mato Grosso, após o que aconteceram os discursos de praxe pronunciados pelas autoridades presentes ao evento contando com a presença do Exmo. Sr. Governador do Estado de Mato Grosso Sr. Silval Barbosa e do Presidente do SEBRAE-NA Sr. Paulo Tarciso Okamoto.

Após os discursos das autoridades foi lançada oficialmente a Campanha de Incentivo ao Consumo de Mel "Meu Dia Pede Mel" que foi recebida festivamente pelos congressistas presentes, já que essa Campanha era uma antiga aspiração do Setor Apícola Brasileiro o qual, dispõe agora, de uma ferramenta extraordinária para promover o consumo do mel regionalmente, utilizando essa ferramenta que atende a todos os veículos de comunicação e tem uma identidade visual que deverá ser respeitada em todo o território nacional, dosando o tamanho da Campanha ao evento que se queira promover.

FEIRA DO MEL

Inteligentemente Cuiabá inovou na organização da Feira do Mel que contou com inúmeras atividades as quais atenderam as necessidades dos congressistas, com empresas produtoras de equipamentos e vestimentas e, principalmente para o público cuiabano que pode freqüentar a Feira do Mel gratuitamente, no horário das 10:00 às 22:00 horas, e adquirir os produtos das abelhas, fazendo com que o estoque de produtos se esgotasse rapidamente.

A Feira do Mel recebeu a visita de 24.000 pessoas que visitaram os 105 estantes dispostos convenientemente, em local propicio que oferecia todas as comodidades requeridas para uma feira dessa envergadura, assim distribuídas:

Brasil Apis - Entidades fomentadoras da cadeia apícola e melípona de cada estado brasileiro, mostrando o que vem desenvolvendo no setor.

Shopping do Apicultor - Empresas com produtos utilizados no dia a dia da atividade, máquinas, equipamentos, acessórios e insumos.

Gastronomia - Empresas de alimentos que utilizam o mel e outros produtos apícolas na elaboração de doces e salgados.

Oficina de Gastronomia - Espaço para a realização de várias oficinas de culinária com mel.

Adega do Mel - Ambiente onde as pessoas poderão conhecer os diferentes tipos de mel e suas possíveis variações, além de bebidas derivadas do mel, como licor, conhaques, vinho.

Arte e Designe - Artesanato, roupas e acessórios, peças decorativas para a casa e brindes com temas inspirados na apicultura.

Abelha é Diversão - Espaço totalmente voltado para o público infantil, com propostas de decoração para festas infantis, jogos e brincadeiras, tendo como atração o teatro de fantoche.

Cine Apis - Espaço reservado para assistir filmes voltados para o tema, tais como: Bee Movies, Vida Secreta das abelhas e outros.

Desfile de modas - Com coleção inspirada nas abelhas e na sua atividade

Apicultura Indígena - Etnias matogrossenses que tradicionalmente trabalham com meliponicultura expondo seus produtos.

Beleza e Bem Estar - Empresas da área de cosméticos a base de mel e outros produtos apícolas. Espaço ZEN - Ambiente para massagem e demonstração de uso dos produtos cosméticos a base de mel, voltada para o conceito de qualidade de vida.

Abelha e Meio Ambiente - Espaço voltado para a sensibilização sobre a importância das abelhas para a vida no planeta.

Espaço Institucional - Espaço para os realizadores do evento para demonstrarem produtos e serviços de interesse da cadeia apícola e melípona.

Salas Abelha 01 e 02 - Espaço para oficinas de artesanatos temáticos e outras atividades.

RODADA DE NOGÓCIOS

Outro sucesso foi a Rodada de Negócios que recebeu, num auditório previamente preparado e com hora marcada, 34 empresas ofertantes e 20 empresas compradoras que gerou R$ 4.339.000,00 em produtos comercializados, que somados aos negócios realizados na Feira do Mel totalizaram a importância de R$ 12.194.440,00.

O Congresso

Com a participação de 2.433 congressistas, sendo 674 do Estado do Mato Grosso e 1.759 vindos de todos os Estados da Federação e de paises vizinhos contou com 107 atividades técnicas; 23 palestras, 30 Clínicas tecnológicas; 15 minicursos; 14 mesas redondas; 16 Oficinas; 04 fóruns; 5 eventos paralelos; 248 posteres apresentados em local apropriado e 17 Trabalhos científicos com apresentação oral possibilitaram aos congressistas uma verdadeira imersão cultural e técnica atendendo plenamente às expectativas de todos os participantes do evento.

Desnecessário dizer da qualidade das instalações do Centro de Eventos do Pantanal, mantido pelo SEBRAE-MT e que ofereceu todo conforto ao grande número de participantes.

Praça de Alimentação

Como "saco vazio não para em pé" a organização do evento montou, na parte externa, ao lado do Pavilhão do Congresso, uma cobertura, com ventiladores, para receber esse verdadeiro exército de congressistas. Ao preço de R$ 12,00 o congressista tinha direito ao almoço, acompanhado de refrigerante, servidos a vontade, com comidas típicas do Estado de Mato Grosso, deliciosa, e, que a todos agradou. Foram comercializados 6.845 almoços. A organização foi impecável e a cozinha repunha os alimentos com uma velocidade impressionante. Parabéns!!

A Cidade das Abelhas

O circuito na Cidade das Abelhas contou com 6 pontos de visitação sendo: Apiário, Meliponário, Museu da Abelha, Empório do Mel, Marcenaria para a construção de colméias e a Casa do Mel montada para dar informações à sociedade e estimular as pessoas a aumentar o consumo de mel. Foi implantada num espaço ao lado do Centro de Eventos Pantanal, dispunha de Monitores que recebiam os grupos de visitantes e faziam o circuito com explicações de cada local.

Flashes do Congresso

Foto 1 - Vista parcial da reunião das lideranças apícolas brasileiras no dia 17 de maio

Foto 2 - Vista parcial da reunião promovida no dia 17 de maio de 2010 com os Delegados Estaduais.

Foto 3 - Ricardo Lustosa apresenta as novidades do PNGEO

Foto 4 - O Dr. Constantino Zara Filho, da APACAME, faz a entrega de um notebook ao Sr. Nesio Fernandes de Medeiros, Presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catariana - SC, assistido pelo Presidente da CBA - José Cunha.

Foto 5 - Nesio Fernandes de Medeiros, Presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catariana - SC faz a entrega de uma máquina digital ao Sr.Pedro de Freitas, Presidente da ASA, de Roraima-RR assistido pelo Presidente da CBA - José Cunha.

Foto 6 - (esq. para direita, de baixo para cima): João da Mata Feitoza Freire (Pres.FEAPIS/AL), Antonildo Alexandre de Medeiros (Pres. FETOAPI/TO), Milton Gomes da Rocha (Sec. Agric. - TO), Helson Cavalcante Monte de Almeida (Pres. FAPIM/AP), Marcio de Souza Moreira (Pres. FAAES/ES), Francisco Idelfonso de Lima Silva (Pres. FEAMPE/PE), Pedro Constam (Pres. FEBAMEL/BA), Másio Servulo Magalhães (Pres. FEMAP/MG), Constantino Zara Filho (Pres. APACAME/SP) Pompílio Vieira de Souza (FAERJ), Nésio Fernandes de Medeiros (Pres. FAASC/SC), Antonio Leopoldino Dantas Filho (Pres. FEAPI/PI), Caetano José de Lima (Pres. FEPAMPB), Pedro Paulo Peixoto (FAERJ), José Ivanilson Tavares dos Santos (Pres. FAPISE/SE), Silvio Lengler (Pres. FARGS/RS), à frente do Silvio: Gerson de Moraes Ferreira (Pres. FAPA/PA), José Gomercindo Corrêa da Cunha (Pres. CBA), à dir. do Cunha: Lucimar Pontara Peres de Moura (Pres. FEPA/PR), Maria José Oliveira de Faria Almeida (Pres. APIGOIAS/GO), Pedro de Freitas (Pres. ASA/RR), Nilo da Silva Macedo (Pres. APIDF/DF), Raimundo Vidarico do Nascimento (Pres. ACAM/AM) Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves (Pres. Comissão Técnico-Científica CBA), Francisco Teixeira Filho (Pres. FECAP/CE), José Hélio Morais da Costa (Pres. FARN/RN)

Foto 7 - O Presidente Cunha faz a apresentação da Campanha Meu dia Pede Mel na reunião dos Gestores da Rede Apis - SEBRAE.

Foto 8 - Reginando Barroso Resende, bastante entusiasmado, em companhia da Sra. Eneida Maria de Oliveira, Diretora do SEBRAE-MT, agitou o Pré-lançamento da Campanha Meu dia Pede Mel junto aos Gestores da Rede Apis - SEBRAE.

Foto 9 - A APACAME AGRADECE FRATERNALMENTE AOS PARTICIPANTES DA CARAVANA: 1- JOÃO SOBENKO; 2 - MÁRIO JESUS N. COBRA; 3 - PEDRO SOBENKO; 4 - URSUNÉLIA SOBENKO; 5- WALDEMAR R. MONTEIRO; 6 - MARIA APARECIDA M. MONTEIRO; 7 - MITSSUYOSHI TADANO; 8- KIYOKO M. TADANO; 9- DORIVAL M. RAMOS; 10- ADILSON U.A.GIANOTTI FILHO; 11 - KENITI ANIYA; 12- GISLAINE MARIA DOS REIS; 13- MASAYO YAMAZAKI; 14- LENES GUIMARAES DUARTE; 15- ELOI VIANA DA SILVA; 16- ELCIO CERQUEIRA XAVIER; 17- MIGUEL A;C. MICHALSKI; 18- RANNY L.X.N.MICHALSKI; 19- HEZEQUIAS P. SOUSA; 20- CRISTINA MARIA C.S. DE SOUSA; 21- JANUÁRIO C. MELLO NETO; 22-TELMA LUIZA S. MELLO; 23-CELIO RIBEIRO; 24- MARIA GUILHERMINA CARVALHO; 25- GENTILE IMIANOSHI; 26- EDITH BREYER; 27- DANIEL H. BREYER; 28- ANA CAROLINA REMAIH; ISABELA R. BREYER; 29-RADAMÉS ZOVARO; 30- CONCEIÇÃO ZOVARO; 31- MONICA STOBAUS; 32-SELMA CHAVES; 33- JARBAS ALVIM; 34-MARCIA ALESSANDRI; 35- CONSTANTINO ZARA FILHO; 36- CLEIDE ZARA 37- JOANILSO DOS SANTOS 38- MITSURU KATI; 39- EMILIA K. KATI

Foto 10 - O Presidente da Confederação Brasileira de apicultura, na qualidade de Membro Honorário da APACAME fez questão de sair na foto com a Caravana

Foto 11 - A APACAME investe no futuro. Prova disso foi a participação da netinha (Isabel) do nosso sócio Henrique Breyer na Caravana devidamente uniformizada com a nossa camiseta que para ela serviu como vestido.

Foto 12 - Da esquerda para a direita: Walmir Guse Presidente da FEAPISMAT; José Guilherme Barbosa Ribeiro - Diretor-Superintendente do SEBRAE-MT; Renaldo Loff., Secretário Estadual do MT-Regional; Gilson Francisco da Silva, Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural; Paulo Tarciso Okamoto, Presidente do SEBRAE/NA; Silval Barbosa, Governador do Estado do Mato Grosso; José Gomercindo Corrêa da Cunha, Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura - CBA; Vanice Marques, Secretária de Estado de Turismo do Estado do Moto Grosso; Márcio Mesquita, Superintendente da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia do Estado de Mato Grosso; Antonio Sérgio Marques Teles Lobo, Superintendente Substituto da Superintendência do MAPA em Mato Grosso. Fizeram parte da abertura, na segunda linha: Márcio Nascimento Ferreira, Presidente da Comissão Científica Local; Luzia Guimarães, Reitora do Centro Universitário Unirondon; Márcio Alexandre Rockenbach, Gerente de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil em Mato Grosso e Manoel Manoki, Líder da Comunidade Indígena - Etnia Manoki

Foto 13 - No encerramento da solenidade de abertura dos Congressos o Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura - CBA fez o Lançamento oficial da Campanha de Estimulo ao Consumo do Mel que tem como tema o slogan "MEU DIA PEDE MEL", cujo jingle foi cantado por todos enquanto eram projetadas imagens nos telões dos auditórios

Foto 14 - Da esquerda para a Direita: Radamés Zovaro, Diretor Técnico da APACAME; Joail Abreu, Expresidente da CBA, José Gomercindo Corrêa da Cunha, Presidente da CBA e Robson Souza Raad, Consultor Técnico do Congresso

Foto 15 - O artesanato cuiabano se fez presente.

Foto 16 - Empresa de equipamentos em inox.

Foto 17 - Empresa de vestimentas para o apicultor.

Foto 18 - Empresa de equipamento em inox

Foto 19 - Para os que apreciam uma boa bebida feita com mel, esse era o local.

Foto 20 - Da esquerda para a direita: Lucas Martinez, Vice-Presidente da APIMONDIA; José Hélio Morais da Costa e Valdemar Balchior, promovendo o 10º Congresso Ibero-latinoamericano que acontecerá de 11 a 14 de outubro de 2010, em Natal-RN.

Foto 21 - Vista Parcial do Salão reservado para a Rodada de Negócios

Foto 22 - Vista parcial da Praça de Alimentação

Foto 23 - Vista parcial das instalações da Cidade das Abelhas

Foto 24 - Vista parcial das instalações

Foto 25 - Vista parcial das instalações

Foto 26 - Aqui o Museu da abelha em primeiro plano seguido pelo Empório do Mel

Foto 27 - Uma colméia de abelha Jataí do Acre e que constrói o ninho externamente.

Foto 28 - Os organizadores tiveram o cuidado de plantar uma área com girassóis dando uma idéia de um Pasto Apícola.

Foto 29 - Não é preciso dizer que as crianças aproveitaram bem a visita à Cidade das Abelhas.

Foto 30 - No dia 20, à tarde, das 14:00 às 18:00 horas aconteceu a reunião da Câmara Setorial da Cadeia dos Produtos Apícolas. Vista da mesa diretora dos trabalhos

Foto 31 - Vista parcial do Conselho de Representantes da Câmara Setorial da Cadeia Apícola e convidados, tendo ao fundo a Mesa Diretora.

Foto 32 - Vista da Mesa Diretora dos trabalhos na Assembléia

Foto 33 - Vista parcial da mesa dos representantes e assistentes na Assembléia

Foto 34 - Ao final da Assembléia o Presidente da CBA José Gomercindo Corrêa da Cunha pousou em companhia de todos os 24 representantes dos Estados da Federação para uma foto histórica.

Foto 35 - Momento da leitura do Compromisso, feita pelo Dr. Constantino Zara Filho e assinado pelo Presidente José Gomercindo Correa da Cunha em razão da eleição ocorrida na Assembléia da CBA.

Foto 36 - Momento em que o Dr. Constantino Zara Filho entrega o Diploma de investidura no Cargo de Presidente da CBA ao Presidente José Cunha.

Foto 37 - O Presidente da APACAME Constantino Zara Filho agradeceu, sensibilizado, a homenagem prestada pela CBA.

Foto 38 - Reginaldo Barroso Resende pelo seu empenho para a realização do Congresso

Foto 39 - Eneida Maria de Oliveira pela sua atuação no sentido de viabilizar o evento, quando se preparava para entregar o premio de Meliponicultora Destaque

Foto 40 - José Guilherme Barbosa Ribeiro pelo seu entusiasmo na realização deste evento quando se preparava para a entrega de mais um premio.

Foto 41 - Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, Presidente da Comissão Técnico-Científica do Congresso, José Gomercindo Corrêa da Cunha, Presidente da CBA e Prof. Dr. Ademilson Espencer Egea Soares, componente da Comissão Técnico-Científica, ao qual coube substituir o Prof. Lionel em alguns momentos.

Foto 42 - Avaliação da Contribuição de Apiários como Espaço de Educação não-formal no Brasil realizado por professores do Ensino Fundamental I e II de Escolas da Grande São Paulo.

Foto 43 - Um detalhe com enfeites para as crianças

Foto 44- Helen Camargo de Almeida, Membro da Comissão Executiva do Congresso e uma das responsáveis pelo sucesso do evento e Radamés Zovaro, Diretor da APACAME e Empresário apícola num momento de confraternização.

Foto 45 - Na Feira do Mel um momento de descontração com os empresários e amigos da apicultura.

Foto vencedora do concurso fotografia de Helio Gallo Rochav - IFET Muzambinho - Minas Gerais - Foto Jataí chegando na flor - Local: Ilha Bela - São Paulo


Câmara Setorial da Cadeia dos Produtos Apícolas

No dia 20 de maio, no período das 14:00 ás 18:00 horas ocorreu a reunião da Câmara Setorial da Cadeia dos Produtos Apícolas na qual foram discutidos e encaminhados assuntos que se apresentam como gargalos no desenvolvimento da apicultura brasileira e que transcorreu num ambiente de total normalidade.

Assembléia Ordinária da Confederação Brasileira de Apicultura - CBA.

No dia 21 de maio de 2010, no período de 19:00 às 23:00 horas foi realizada a Assembléia Ordinária da CBA para cumprimento de extensa pauta e que teve entre outros assuntos a aprovação da cidade de Belém - PA para sede do 20º Congresso Brasileiro de Apicultura e 6º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, no ano de 2014. A assembléia culminou com a eleição da Diretoria Executiva para o quadriênio 2010 / 2014 que assim ficou constituída:

Presidente - José Gomercindo Corrêa da Cunha.

1º Vice-Presidente - Walmir Guse.

2º Vice-Presidente ´Antonio Leopoldino Dantas Filho.

Tesoureiro - Anselmo Khun.

Encerramento do Congresso

No dia 22 de maio, Dia do Apicultor, no período da manhã ocorreu o encerramento do congresso tendo no seu início a Cerimônia de leitura do Compromisso, entrega do Diploma e investidura no Cargo de Presidente da CBA o Sr. José Gomercindo Corrêa da Cunha, cujo ato teve a participação do Dr. Constantino Zara Filho, Presidente da Mesa Eleitoral, na Assembléia da CBA.

Em seguida procedeu-se a entrega dos Certificados homenageando todos aqueles que diretamente colaboraram para a realização do Congresso, assim, como aos vencedores dos concursos.

A APACAME recebeu um troféu como reconhecimento pelos 30 anos de serviços prestados ao desenvolvimento da Apicultura Brasileira., o que muito nos honrou.

Homenagem especial:

Concursos

O resultado dos concursos premiaram somente os primeiros lugares de cada categoria, ficando assim:

Concurso de Mel - Sandra Maria Cavalcante Ponte - Brasília - DF

Concurso Meliponicultura Destaque - Rosilene Padilha - São Bento - MA

Concurso Apicultura Destaque - Juliana Maria Costa Gomes, Dom Silvério - MG

Concurso Melhor Artesanato Temático - José Luciano Passigossi, Pedreira - SP

Concurso Apicultor ou Meliponicultor mais Idoso - Pompilio Vieira de Souza - Rio de Janeiro - RJ.

Concurso Melhor Embalagem para produtos apícolas (mel) - Associação dos Apicultores do Município de Muqui e Adjacências - ES

Concurso Maior Caravana Inscrita - Apis Pará - Belém-PA.

Concurso Caravana mais animada - Caravana do Estado do Espírito Santo - ES.

Concurso Caravana mais Distante - Belém - PA.

Concurso melhor fotografia - Hélio Gallo Rocha - IFET - Muzambinho - MG

"O Ecoturismo em apiários, se bem planejado econômica e pedagogicamente, aumenta o consumo interno e se torna um grande aliado à divulgação da Apicultura no Brasil".

Enfim, foi um evento memorável!!

Fica a esperança de que o apoio do SEBRAE e da Fundação Banco do Brasil e outras entidades persistam até que a apicultura e a meliponicultura possam andar com as próprias pernas como uma atividade consolidada.

A APACAME estará presente no 19º Congresso Brasileiro de Apicultura e no 5º Congresso Brasileiro de Meliponicultura que será realizado na cidade de Gramado - RS, no ano de 2012.

Até lá!!


Retorna à página anterior