Apicultura

APICULTURA - O Mel do Brasil faz sucesso na APIMONDIA 2009.

Com perspectivas de fechar negócios em médio e longo prazo, a delegação brasileira do setor de mel e derivados, volta da França com bons contatos comerciais na bagagem.

Durante os dias 15 e 20 de setembro, uma delegação de 18 empresários apícolas do Brasil estiveram presentes em Montpellier, França, através do Projeto Honey from Brasil, com o objetivo de apresentar os seus potenciais produtos aos importadores e pesquisadores presentes na Apimondia 2009. Apis Vida, Apis Flora, Minamel, Supermel, Lambertucci, Wenzel's, Weber, Amigos da Terra, Novo Mel, Apilani, Imesul, Breyer, Prodapys, Apidouro, Via Natural, Casa Apis, Cearapi e Natucentro, foram os representantes do Brasil.

Durante a Feira, o stand Honey from Brasil foi um dos mais visitados, pesquisadores, importadores, distribuidores, instituições ligadas ao comércio exterior, foram alguns dos que estiveram presentes no espaço que contava com toda a infra-estrutura necessária para promoção comercial e realização de negócios.

O projeto é executada pela ABEMEL - Associação Brasileira dos Exportadores de Mel, CBA - Confederação Brasileira dos Apicultores, em parceria com a APEX Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

A presidente da ABEMEL, Joelma Lambertucci de Brito , comenta que o Projeto Honey from Brasil é um marco para o setor, já na primeira ação, dezessete empresas dividiram o mesmo espaço e viram o ganho existente em trabalhar em parceria, vantagem tanto na redução de custos de participação quanto na divulgação da Origem Brasil, o que representa crescimento para todos os envolvidos.

Para Rafael do Prado Ribeiro, gerente do projeto Honey From Brasil, a avaliação da ação é a melhor possível, a marca foi lançada em grande estilo, todos na APIMONDIA 2009 perceberam a mudança no perfil do Brasil, agora mais organizado e mais focado em qualidade. Foram feitos mais de 500 atendimentos durante os 4 dias de feira, e o melhor é que muitos negócios foram iniciados.

PERSPECTIVAS

A parceria com a APEX Brasil prevê a participação do setor nas principais feiras de mel e alimentos do mundo nos próximos 2 anos , além de outras ações de promoção comercial. O que dará uma nova dinâmica e visibilidade aos produtos brasileiros. Já os negócios iniciados devem ultrapassar os US$ 400.000,00 no decorrer de um ano.

EXPORTAÇÕES

No acumulado de janeiro a julho de 2009, observa-se um crescimento de 112% no que tange as exportações do setor de mel e derivados em relação a igual período de 2008, um setor em plena capacidade de expansão. Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Canadá e Japão foram os cinco principais destinos de exportação.


Da esquerda para a direita: Valdemar Benchior - SEBRAE-RN , Joelma Lambertucci - ABEMEL, José Gumercindo Corrêa da Cunha - CBA, Reginaldo Barroso Resende - SEBRAE NACIONAL, Ricardo Camargo Consultor Especial da Câmara Setorial Apícola.

Todo o Staff que assessorou o stand Honey From Brasil durante o 41º APIMONDIA.


Retorna à página anterior