Lançamento


Acaba de ser lançado pela Varela Editora e Livraria Ltda., (11) 3222-8903 - varela@varela.com.br, O livro " O Livro Verde de Rastreamento, Conceitos e Desafios, de autoria de Thomas Eckschmidt e com a colaboração de Giampaolo Buso, André Donadel e Alex Eckschmidt.

O Livro Verde de Rastreamento foi escrito para atender a uma crescente demanda de informações sobre rastreamento de produtos, principalmente dos produtos in natura.

O objetivo do livro é de forma simples e didática apresentar o conceito de rastreamento através do seu processo, os diferentes tipos de rastreamento, seu efetivo funcionamento e benefícios para o setor agroalimentar.

Nos últimos anos, especificamente a partir dos problemas ocorridos com a Doença da Vaca Louca (BSE) no ano de 2005, o mercado nacional e internacional tem exigido maior controle dos processos produtivos do sistema agroindustrial.

A prática do controle da produção aplicada há tempos nos produtos industrializados, tem migrado a passos velozes na direção da produção e distribuição dos produtos in natura e aí se inclui todos os produtos da abelhas.

Esta necessidade torna-se ainda mais forte na demanda dos produtos orgânicos, biodinâmicos e também transgênicos. O controle sistematizado é fundamental para validar o processo de rastreamento devido a necessidade de informação das várias etapas por onde percorre o produto.

Não se trata de mais uma tendência mercadológica, mas sim uma realidade imposta pelas mudanças de hábitos culturais do consumidor, da globalização dos mercados e a preocupação com o impacto que as condições higiênico-sanitárias causam na segurança dos alimentos.

Retorna à página anterior