Evento

II Seminário de Apicultura da Região Bragantina

Radamés Zovaro
Empresário da Zovaro Comercial Agro Apis Ltda
Diretor da APACAME
Autor do livro "Cera de Abelha - Beneficiamento, Produção e Utilização"
E.mail - zovaro@zovaro.com.br


Tivemos a oportunidade de participar como palestrante do II Seminário de Apicultura da Região Bragantina que foi realizado no Auditório Duns Scotus propriedade da Universidade São Francisco, cidade de Bragança Paulista no dia 7 de agosto próximo passado.

A abertura contou com a participação dos senhores Nelson Carlos Nardi - Secretário do Desenvolvimento do Agronegócio do Município de Bragança Paulista, e também neste ato representando o Prefeito; Frei José Antonio - Reitor da Universidade de São Francisco; Evandro Luiz Amaral Ribeiro - Pró Reitor da Universidade São Francisco; Sergio Perroni Ribeiro - Diretor do Senar São Paulo; Dr. Constantino Zara Filho - Presidente da APACAME; Alcides Ribeiro de Almeida Junior - Diretor da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (órgão Estadual) e do Sr. Engº Agrº Deoclides da Silveira Pinto; Presidente da AARB - Associação dos Apicultores da Região Bragantina -

O evento foi promovido pela Prefeitura do Município de Bragança Paulista, através da Secretaria do Desenvolvimento do Agronegócio; FAESP - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo; SENAR - São Paulo; Sindicato Rural de Bragança Paulista e da AARB -Associação de Apicultura da Região Bragantina.

Os temas abordados foram interessantes começando com palestra dada pelo Gerente Regional do Banco do Brasil - Sr. José Antonio, que abordou as linhas de credito que o Banco do Brasil esta atualmente oferecendo, facilitando o financiamento de custeio e investimentos para atividades agropecuárias onde a apicultura também esta envolvida. Com isso foi criado pelo Banco do Brasil o sistema DRS - Desenvolvimento Regional Sustentável, que é uma forma de impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões, apoiando atividades produtivas com ganhos para todos.

A segunda palestra foi dada pelo Sr. Alcindo Alves, presidente da APTA - Associação Paulista de Técnicos Apícolas, e da COAPIS - Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região. Foi feito uma explanação do funcionamento da APTA e principalmente da COAPIS informando das transações que tem sido realizadas com a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, na comercialização de mel e principalmente dos produtos agrícolas produzido pelos seus associados, e distribuídos para entidades beneficentes da região.

A terceira palestra teve como tema Pastagem Apícola, na qual eu a proferi, procurei dar uma orientação do que é a flora apícola, das dificuldades e principalmente da necessidade do apicultor conhecer e procurar melhorar a composição da pastagem na sua região e com essa ação melhorar o pasto apícola para as abelhas.

A quarta palestra foi proferida pelo apicultor e instrutor do SENAR, - Nivaldo AP. Bertelli, que apresentou uma palestra voltada a Boas Praticas Apícolas, muito importante nos dias de hoje, quanto a higiene e possíveis contaminações que podem ser provocadas muitas vezes por desconhecimentos e formas de trabalho do apicultor

O numero de participantes foi de 143 pessoas e com certeza todos saíram satisfeitos do que foi apresentado alem evidentemente da tradicional confraternização que nós apicultores sabemos fazer em eventos com este.

Um fato importante que pudemos observar foi a integração de vários setores da sociedade em especial da Universidade de São Francisco, que nos pareceu bastante integrada com a agricultura familiar da região e sem duvida nenhuma a apicultura incluída.

Quero agradecer ao convide feito pela Associação dos Apicultores da Região Bragantina que, com certeza deverá promover outros eventos com o nível igual ou até melhor para o fortalecendo da entidade, oferecendo mais conhecimentos aos seus associados e colocando em destaque a bela cidade de Bragança Paulista que esta localizada em uma bela região geográfica de nosso Estado.


Na abertura do II Simpósio de Apicultura da Região de Bragantina a mesa foi composta da seguinte forma: Da esquerda para a direita sentados: Engenheiro Agrônomo Deoclides da Silveira Pinto, Presidente da Associação dos Apicultores da Região de Bragantina; Sérgio Perroni Ribeiro, Diretor do SENAR São Paulo; Nelson Carlos Nardi, Secretário do Desenvolvimento do Agronegócio do Município de Bragança Paulista e também representando o prefeito municipal de Bragança Paulista; Frei José Antonio, Reitor da Universidade São Francisco; Evandro Luiz Amaral Ribeiro, Pró-reitor da Universidade São Francisco; Dr. Constantino Zara Filho, presidente da APACAME e também representando o Presidente da C.B.A. José Cunha e Alcides Ribeiro de Almeida Júnior, diretor do CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, tendo ao fundo, em pé, o mestre de cerimônias do evento, que se pronunciaram e desejaram sucesso ao evento.

Vista parcial dos participantes do evento

Da esquerda para a direita o Sr. João Luiz Almeida Rosa, Eng. Agrônomo Deoclides da Silveira Pinto, respectivamente secretário e presidente da Associação dos Apicultores da região de Bragantina; Dr. Constantino Zara Filho e Radamés Zovaro respectivamente presidente e diretor da APACAME, sendo o último, também, um dos palestrantes do evento.



Retorna à página anterior