Evento

O MAPA REALIZA O 4º SEMINÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APICULTURA NA BAHIA.

Radamés Zovaro
Empresário da Zovaro Comercial Agro Apis Ltda
Diretor da APACAME
Autor do livro "Cera de Abelha - Beneficiamento, Produção e Utilização"
E.mail - zovaro@zovaro.com.br


Tivemos a oportunidade de participar como palestrante no 4º Seminário para o Desenvolvimento da Apicultura na Bahia realizado na cidade de Ribeira do Pombal.

É interessante notar que apesar do apoio de varias entidades, como SEBRAE, CECOAPI (Centrais de Cooperativas Apícolas), COOARP (Cooperativa Apícola de Ribeira do Pombal, FEBAMEL (Federação Baiana de Mel), EBDA, empresas como Petrobras, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Faculdade Regional de Ribeira do Pombal, CEARAPI, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Ribeira do Pombal a realização do Seminário foi do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Coordenação da Superintendência Federal de Agricultura na Bahia-SFA Bahia / Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário, com equipe formada pelos Srs. Johil Cruz, Beatriz Assis, Francymaire Maciel, Marinalva Freitas, Eduardo Magalhães, André Leite, Synara Alves e de Fátima Maria Nunes que conduziu os trabalhos.

Normalmente o que vemos nos Congressos, Simpósios e Seminários é o apoio do MAPA, não me lembro de outro evento de apicultura que tenha tido a realização e a coordenação do MAPA. Espero que essa realização sirva de modelo para que outras regionais do Ministério possam promover eventos dando ênfase a Apicultura.

Local do evento.

Foi realizado no município de Ribeira do Pombal, que esta distante 312 km da cidade de Salvador, pertence a região do Nordeste Baiano. Esta muito próxima do sertão baiano onde nessa época do ano (Novembro) apresenta uma seca muito grande com os leitos dos rios e riachos praticamente secos, o gado magro, a vegetação formada por pequenas arvores que perdem as folhas no curso da longa estação de seca e entre elas ocorrem numerosas plantas suculentas, sobretudo os cactos que servem como alimento do gado. É a conhecida caatinga do Nordeste Brasileiro. Dizem que quando surgem a 1ª chuva, 2 a 3 dias já começa a aparecer às folhas e 10 dias após surgem às primeiras flores nos campos.

A população do município esta estimada em aproximadamente 50.000 habitantes. A cidade tem sua origem de aldeias indígena, foi elevada à vila e sede do Conselho em 1758, com a designação de Pombal. O município foi integrado ao município de Cipó em 1931, porem em 1933 foi restaurado com a designação de Ribeira do Pombal. Foi elevada a categoria de cidade de 1938.

Á Apicultura na Região.

A Bahia promoveu o 4º Seminário para o desenvolvimento da Apicultura na cidade de Ribeira do Pombal, que em 2006 segundo o IBGE produziu o total de 230.000 kg de mel, sendo o principal produtor do Estado. Existe no município mais de 400 apicultores cadastrados alem de 1 Cooperativa (CECOAPI).

O Seminário

Com o total de 565 inscrições o seminário de apicultura foi realizado em um espaço da Prefeitura, em uma área coberta, porem, com as laterais abertas o que dificultou um pouco a projeção de imagens normalmente utilizada pelos palestrantes.

O interessante desse seminário é que o tema escolhido foi "Cera de Abelha, um grande negócio?", havendo nada menos do que 6 palestras abrangendo o assunto.

Eu participo de Congressos, Seminários e simpósios de Apicultura desde 1970, foi a primeira vez que a cera de abelha ocupou o espaço que ela merece no cenário da Apicultura Brasileira. Dou os meus parabéns pela escolha do tema.

Os palestrantes, todos de primeira linha, souberam desenvolver e transmitir com muito conhecimento e clareza os temas propostos. Os participantes, apicultores, com muita dedicação e concentração puderam tirar proveito dos ensinamentos recebidos. As duvidas surgidas também puderam ser eliminadas através do espaço de perguntas disponibilizado em cada período do evento.

A feira de materiais apícolas foi pequena havendo 1 stand da empresa Apis Jordans, equipamentos para apicultura com sede na cidade de Vitória da Conquista (BA), e outra da FEBAMEL, com a exposição de artesanato de cera

Foi um seminário muito interessante levando para o interior do Estado, informações precisas, que sem duvida irá provocar um desenvolvimento maior da apicultura baiana.

A Apicultura na Bahia

A Bahia já realizou 2 (dois) Congressos Brasileiros de Apicultura (1986 e 1998), e devera promover o V Congresso Baiano de Apicultura que esta programado para ser realizado no período de 15 a 18 de Outubro de 2008, na cidade de Salvador.

O Sr. Pedro Constan, presidente da FEBAMEL (Federação Baiana de Mel), por E.mail nos informou:

"Estima-se cerca de 100 Associações e Cooperativas apícolas no Estado. Já conseguimos filiar 49 delas e a cada encontro aparece mais alguma.

A produção anual é estimada em 4.000 toneladas de mel, oriunda do trabalho de 5000 apicultores. No cadastramento atual feito pelo Governo (SEAGRE/SUAF/EBDA/SEBRAE) já conseguimos registrar cerca de 4.000 apicultores, estes cadastros vão ficar com a Federação para intensificar o contato com os

Apicultores. Segundo uma primeira análise a produtividade média não passa de 20 kg, e a grande maioria dos apicultores não troca rainhas, nem cera(!!!), ou seja, temos muito potencial a dobrar esta produtividade. 95% dos Apicultores são de caráter familiar com menos de 50 colméias,

As principais regiões produtoras são o Nordeste (Região de Ribeira do Pombal) e o Norte Baiano região de Campo Alegre de Lourdes. A primeira, figura com 10% da Mesoregião Baiana em produção de mel (IBGE2007), a segunda fornece muito Mel informalmente para os Estados vizinhos (Piauí e Ceará).

Com a recente isenção de ICMS para saídas internas de Mel de produtores rurais, suas Associações e Cooperativas, esperam reverter esta situação e fortalecer principalmente o mercado interno (se o Brasileiro consome 120 g por ano, no Norte e Nordeste não deve passar de metade disto...)

Outra região com grande potencial é o Sul Baiano, onde as colméias conseguem alta produtividade graças aos plantios de Eucalipto. Iniciativas governamentais estão em andamento para qualificar esta, e a região do nordeste com o tão sonhado Entreposto de Exportação. Fora disto temos 30 Casas de Mel e Entrepostos com SIF-ER e cinco com SIE.

A Bahia se destaca também pela produção de Pólem e tem um Pólo Produtor na região de Canavieiras-BA. Via de regra o litoral todo tem potencial para isto (Pólen de Palmeiras) e atualmente esta se investindo na produção de Própolis vermelha.

O Governo vai investir na construção/adequação de 50 Casas de Mel e Entrepostos, financiados a fundo perdido, mas criteriosamente escolhidas, com acompanhamento pela Federação. Isto porque um Projeto anterior resultou em um aproveitamento de menos de 20% destes recursos públicos.

A Federação recebe apoio do Governo como do SEBRAE, fizemos 3 Oficinas em 2008 na cidade de Salvador, onde convidamos os Representantes de Entidades para debater os nossos problemas comuns em dois dias de trabalho. Fortalecemos com isto também a nossa Câmara Técnica, que é uma das mais atuantes do pais".

Existem no Estado da Bahia, vários projetos que estão sendo executados com o apoio do Governo do Estado que é o Programa de Fortalecimento da Apicultura:

SUAF/CAR - Infra-estrutura para beneficiamento do mel;

SUAF/ADAB - Segurança e Qualidade do mel no Estado da Bahia;

SUAF/EBDA - Fortalecimento da Apicultura Familiar;

CTA - Plano de Desenvolvimento da Apicultura nos territórios de identidade

FEBAMEL/SUAF - Consolidação da Febamel

SEBRAE - Projeto Apis Bahia

EBDA - Programa Nacional de Georreferenciamento.

Obs:- Definições das sigla no final do texto

Alem dos projetos apícolas acima citados existe na Bahia um órgão que pertence ao Ministério da Agricultura, chamado CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e que mantém o CRASB (Centro Regional de Apicultura do Sul da Bahia).

O nosso colega Ediney de Oliveira Magalhães nos informou por E.mail como é o funcionamento do CRASB "Atua nas vertentes da pesquisa, prestação de serviços e na transferência de tecnologia.

Na pesquisa trabalha com analises de produtos apícolas, seleção de rainhas. Na transferência de tecnologia possui capacitação em - Curso básico de apicultura; Manejo avançado para produção de mel; curso de produção de pólen; curso de produção de pólen apícola; curso de produção de compostos; curso de produção de rainhas. Na prestação de serviços faz a troca de cera bruta por cera alveolada; envasa mel em forma de sache e seca pólen do pequeno produtor.

Possui ainda projetos humanitários de apicultura para famílias carentes em parceria com ao Governo da Nova Zelândia.".

Definição das Siglas:

SUAF - Superintendência da Agricultura Famílias, onde o Governo colocou a Apicultura. Está fazendo o cadastramento dos Apicultores junto com SEBRAE e EBDA, no qual irá basear os Planos territoriais de Desenvolvimento da Apicultura. Também está liberando Dinheiro para construção/adequação de 50 Unidades de Beneficiamento/Entrepostos de Mel, após visitas técnicas e da ADAB.

ADAB - Agencia Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, o equivalente ao MAPA. Faz as inspeções e libera o S.I.E. (Serviço de Inspeção do Estado).

EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A, Empresa Baiana de Desenvolvimento agrícola, responsável pela Assistência técnica e Extensão Rural. Atualmente está priorizando a Apicultura e executando o PNGEO junto com a CBA.

FEBAMEL - Federação Baiana de Mel - Coordena as atividades das Associações.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas - O Projeto APIS funciona na Bahia em três regiões (Nordeste, Oeste e Sul). Incentiva o Associativismo/Cooperativismo, faz diagnósticos mercadológicos, consultorias para desenvolvimento de rótulos e embalagens, apoia Missões técnicas etc.

Este ano está sendo lançado o APIS-NORDESTE que visa unificar e dinamizar a Apicultura Nordestina, através de uma Agência Regional de Desenvolvimento

CTA - Câmara Técnica do Estado da Bahia - órgão colegiado composto por todos os órgãos envolvidos na Apicultura e representantes dos Produtores. Fundada em 2003, tiveram 24 reuniões, Foi resolvido inúmeros problemas referentes ao Setor Apicola (licenciamento ambiental, ICMS, Atendimento à legislação do RIISPOA etc.).

CAR - Companhia de Ação e Desenvolvimento Rural - órgão subordinado ao Governo estadual, que está construindo as Casas de Mel (e Casas de Farinha, Eletrificação rural etc.).

Concluindo, deu perfeitamente para notar que apesar da produção ser relativamente pequena em relação a sua área territorial, alem do grande problema existente com relação ao clima seco, abrangendo grande parte do território, observamos uma apicultura organizada, com apoio incondicional dos governos federal, estadual e municipal, propiciando condições para o fortalecimento cada vez maior da atividade, com estrutura e, criando condições para um aumento de produção bastante significativa nos próximos anos, com certeza.

Quero agradecer pelo convite e o apoio do pessoal do MAPA, e a colaboração dos amigos (se assim posso chamá-los) Pedro Constan e Ediney de Oliveira Magalhães, que colaboraram oferecendo importantes informações das atividades apícolas no estado da BAHIA.

Programação do Seminário

Cera de abelha, um grande negócio?

IV SEMINÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APICULTURA NA BAHIA

IV APIS EXPO MEL, DERIVADOS E EQUIPAMENTOS APÍCOLAS

20 a 22/11/2008

Ribeira do Pombal /BA

20/11/08

08h00 às 10h30 Inscrições/credenciamento de stands

10h30 às 12h00 Entrega de materiais

12h00 às 14h00 ALMOÇO

14h00 às 15h30 Abertura Oficial

15h30 às 16h10 Produzir e Beneficiar Cera de Abelha. Faça você mesmo.

Palestrante: Edney de Oliveira Magalhães - CEPLAC/Ilhéus

16h10 às 16h50 Abelha e Saúde: apicultura e Apiterapia

Palestrante: José Elpídio de Mendonça - NATURAPI/Salvador

16h50 às 17h20 Finaciamentos para Equipamentos Apícolas

Rogério Lima Costa - Banco do Brasil

Benival Vilaça Ferreira -Banco do Nordeste

17h20 às 17h40 Dúvidas?

Coordenador: Edney de Oliveira Magalhães

21/11/08

08h20 às 08h50 Profissionalização e Crescimento da Apicultura na Região de Ribeira do Pombal

Palestrante: Marcos Antônio Oliveira - CECOAPI/Ribeira do Pombal

08h50 às 09h30 Sanidade nos Enxames

Palestrante: Kátia Peres Gramacho

09h30 às09h45 NETWORKING - BREAK

09h45às 10h45 Eficiência no Uso da Cera Alveolada

Palestrante: Afonso Odério N. Lima - CENTEC/limoeiro do Norte/CE

10h45 às 11h25 Geotecnologias aplicadas a Extensão Rural

Palestrante: José Edironil dos Santos - EBDA

11h25 às 12h00 Dúvidas?

Coordenadora: Kátia Peres Gramacho

12h00 às 14h00 ALMOÇO

14h15 às 18h00 - Mesa Redonda

Coordenador: Johil Antônio Carvalho da Cruz

Quanto custa para ser produzido 01 Kg de cera de abelha

Indicação Geográfica: Um Instrumento do Desenvolvimento Sustentável 35´para cada

15h50 às 16h05 NETWORKING - BREAK

Boas Práticas e os Registros na Produção Apícola

Câmara Técnica de Apicultura da Bahia: histórico, sobrevivência e deliberações

Febamel: A importância de uma apicultura atuante

Dúvidas?

Ivan Costa Souza - CEPLAC/Itabuna

Johil Antônio C. da Cruz - MAPA/SEPDAG/SFA/BA

Darcet Costa Souza - UFPI/Terezina

Marivanda Maria Eloy Oliveira - SEAGRI/SUAF

Pedro Constant - Febamel/BA

22/11/08

08h30 às 09h15 Cera de Abelha, um grande negócio?

Palestrante: Radamés Zovaro - APACAME/SP

09h15 às 10h00 Produção e Mercado de Cera Orgânica Certificada

Palestrante: Paulo Seixas Levy - CEARAPI/CE

10h00às 10h15 NETWORKING - BREAK

10h15 às 10h45 Estudo da Flora Apícola da região de Ribeira do Pombal

Palestrante: Alberto Magno Matos de Almeida - EBDA

10h45 às 11h30 Plano de Marketing da CECOAPI

Palestrante: Marco Antônio Dantas de Almeida - SEBRAE/BA

Coordenador: Marco Antônio Dantas de Almeida

11h30 às 12h00 Dúvidas?

12h00 às14h00 ALMOÇO

14h00 às16h00 Mesa Redonda

Coordenadora: Fátima Maria Nunes - SEPDAG/DT/SFA/BA

Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e

Serviço de Inspeção Federal SISBI/SIF

Serviço de Inspeção Estadual

Exportação de Cera Alveolada 30' para cada

Antônio Carlos da Matta Souza - MAPA/SIPAG/SFA/BA

Solange Véras - ADAB

Radamés Zovaro - APACAME

15h30 às 16h00 Dúvidas?

16h00 às 16h20 Encerramento


Retorna à página anterior