Artigo

NOVA COMÉIA DE TAMANHO MÉDIO PARA ABELHAS SEM FERRÃO

Paulo Nogueira-Neto

Há 2 tipos fundamentais de colméias para as abelhas indígenas sem ferrão. Uma é a que tem alças ou gavetas quadradas, invenção do saudoso biólogo português Portugal Araújo. Segundo ele escreveu, baseou-se nas minhas colméias. Contudo, minhas colméias, além de serem também câmaras ou gavetas sobrepostas, são retangulares. Há ainda colméias nordestinas de uma só câmara comprida e retangular, para ser pendurada debaixo dos beirais das casas da região. É possível que essas colméias estejam sendo usadas no NE há centenas de anos. Na parte da frente do interior dessa colméia de uma única câmara estão os favos de cria e na parte posterior da câmara se encontram os potes de alimento. As 2 partes estão separadas por um tabique interno de madeira, que permite a passagem das abelhas.

As câmaras sobrepostas e intercomunicantes são uma invenção dos índios maias, que já as usavam antes da chegada dos espanhóis ao México.

Minhas colméias são constituídas por gavetas ou alças sobrepostas, com um grande espaço vazio no centro do piso de cada gaveta (exceto na gaveta de baixo). Isso permite a construção ali de favos de cria, de uma gaveta para a outra gaveta vizinha de cima. A minha colméia de tamanho mediano (PNN) estava demasiado comprida. Em conseqüência as colônias de abelhas Meliponini frequentemente ocupavam apenas uma das gavetas presentes na colméia. Encurtando o comprimento de cada uma dessas gavetas, o resultado é que todas elas passam a ser melhor ocupadas com a cria e com os potes de mel e pólen. Além disso há uma pequena economia de madeira.

Agora, cada gaveta tem por fora 33 cm de comprimento e 20 cm de largura (anchura em castelhano) também por fora. A espessura da madeira usada é de 2 cm livres. Refiro-me aqui somente às minhas colméias de tamanho médio, utilizadas para manter colônias de MANDAÇAIA COMUM (Melipona quadrifasciata), MANDAÇAIA DA TERRA (Melipona quinquefasciata), JATAI (Tetragonisca angustula), BENJOI (Scaptotrigona polystictia) etc.

Quanto à publicação de meu Dicionário Sobre as Abelhas Indígenas Sem Ferrão, a mesma está atrasada à espera da publicação (quase pronta), de um livro sobre diversos de minhas atividades, inclusive meliponicolas.

Retorna à página anterior