Editorial

UM ANO ESPECIAL


2009 é um ano especial para a APACAME, pois estamos comemorando os 30 anos da sua fundação.

Quem participa da Apicultura e da Meliponicultura sabe ou ouviu falar das atividades desenvolvidas pela APACAME.

Nestes últimos 30 anos a APACAME esteve presente em todos os Congressos Brasileiros e em todos os Congressos Internacionais de Apicultura.

Através dos seus Encontro de Apicultores mensais pôde difundir a Apicultura e a Meliponicultura com palestras, projeções e reuniões técnicas para mais de 30.000 participantes.

Nestes 30 anos de atividades chegamos, neste momento ao número de 7.258 apicultores e meliponicultores que se filiaram à APACAME.

Começamos este ano com a edição do número 100 da revista Mensagem Doce que tratou, em edição especial, de "Onde Moram as Abelhas Indígenas do Brasil" e, nesta edição de número 101 retomamos as edições normais.

A APACAME através da revista Mensagem Doce procura, dentro de uma linha editorial séria, publicar artigos científicos e experiências de apicultores e meliponicultores. Levar para todo o Brasil e ao mundo todo, onde ela chega, rigorosamente nos meses das suas edições, não só a pujança da nossa pesquisa científica, bem como, uma vitrine das empresas apícolas, mostrando que existe, no Brasil, o agronegócio apícola.

E pensar que tudo isso foi possível através do trabalho voluntário dos seus diretores e do apoio incondicional dos seus mais de 7.200 sócios e sem ter recebido um centavo de recurso do governo ou outra entidade.

Walter Moretti; Maria de Lourdes Silva Herrera; Carlos Roberto Rossi Pereira; Mário Isao Otsuka; Reynaldo Guilherme Kramer; Theodoro Herrera Antonich; Jorge Guilherme Seyfart; João Sobenko; Carlos Augusto Priedols; Radamés Zovaro; Manoel Fernandes Bacalhau; Arrigo Serafini; Keniti Aniya; Paulo Roberto Reis de Oliveira; Fábio D'Aprile; Antônio Cláudio Nunes de Oliveira; Arcenio Balduino das Chagas; Cleide Zara; Alberto Bera; Humberto Storm; Renata Storm; Erich Jany; Rui Bizarro; Marcos Fernandes Tavolaro; Érica Seyfart; Eva Ferreira de Abreu; Antonio Cavalcanti das Virgens; José Mendonça; Manoel Mendonça; Maria Amélia de Castro; Waldemar Ribas Monteiro; José Maria da Silva Guimarães; Jaime Antonio; Álvaro Chaves de Oliveira estes são os nossos heróis que levaram a APACAME ao patamar em que se encontra hoje e que crescerá muito mais nos próximos anos.

Agora todos entendem porque este é um ano especial
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior