Artigo

Quem ganha O Agricultor ou o Apicultor?

Radamés Zovaro
Apicultor, empresário apícola, Diretor da Apacame
Email - zovaro@zovaro.com.br

Essa é uma pergunta que normalmente é feita no meio apícola. Os apicultores profissionais que fazem migratória, normalmente levam colméias de uma região para outra com a finalidade de aumentar a produção de mel e com isso evidentemente ter um maior faturamento com as abelhas, essa é a razão de se profissionalizar na atividade.

Normalmente o apicultor sempre procura plantações que possa trazer retorno caso da laranja, girassol, cânula, eucalipto, etc.

Acontece que a ida das abelhas nas plantações agrícolas, não tem somente a finalidade de produzir mel, mas principalmente de efetuar a polinização das flores, essa sim, é sem duvida o principal motivo da existência da abelha no planeta.

O que vem a ser essa polinização?

Polinização, propriamente dita, é o processo pelas quais as células reprodutivas masculinas dos vegetais superiores (grãos de pólen) são transferidas das anteras das flores onde são produzidos para o receptor feminino (estigma) da mesma flor ou de outra flor da mesma planta ou de uma outra planta da mesma espécie (FREITAS, 1995). Este processo é necessário para que os grãos de pólen possam germinar no estigma da flor e fecundar os óvulos dando origem às sementes e assegurando a próxima geração de plantas daquela espécie.

Como as plantas não podem se deslocar em busca de parceiros sexuais, elas usam intermediários para transferirem os grãos de pólen dos estames para os estigmas das flores, chamados de agentes polinizadores. Estes agentes polinizadores podem ser os ventos (caso dos pinheiros, milho, trigo, arroz, etc.), as águas (como em algumas plantas aquáticas), as gravidades (caso de plantas com pólen pesado) e seres vivos, como acontece com 80% de todas as plantas com flores (NABHAN e BUCHMANN, 1997; KEVAN e IMPERATRIZ-FONSECA, 2002).

Sem estes agentes polinizadores, a grande maioria das espécies de plantas não reproduziria sexualmente, e consequentemente, não seria possível produzir sementes, grãos, amêndoas, castanhas, frutas, vagens, folhagens, raízes, óleos vegetais, essências, corantes naturais, etc. utilizadas em larga escala pela sociedade humana.

Estima-se que aproximadamente 73% das espécies vegetais cultivadas no mundo sejam polinizadas por alguma espécie de abelha, moscas - 19%, morcegos - 6,5%, vespas e besouros - 5%, pássaros - 4% e as borboletas e mariposas com 4% (FAO, 2004).

Segundo os estudiosos do assunto, 80% das plantas têm necessidade absoluta das abelhas para serem fecundadas e sem elas não seria mais possível produzir frutos e legumes.

Só nos Estados Unidos noventa plantas destinadas à alimentação humana, são exclusivamente polinizadas pelas abelhas o que representa um valor anual de 14 bilhões de dólares.

A importância das abelhas no ecossistema é tão grande que há mais de meio século Albert Einstein tinha estimado que se as Abelhas viessem a desaparecer do Planeta, em quatro anos a espécie humana também desaparecia.

Relação Agricultor com o Apicultor.

No Brasil infelizmente não existe a cultura do apicultor cobrar para fazer a polinização.

O agricultor acha que ele tem a propriedade e o plantio, portanto se o apicultor quiser colher o mel tem que pagar para por as abelhas. Na realidade quem mais leva a vantagem é o agricultor que através da polinização pelas abelhas, aumenta a sua produção, e o fruto, alem de apresentar uma melhor qualidade, também se tornam homogêneos, conseguindo com isso um preço melhor.

Essa parceria é uma constante visto que não compensa financeiramente ao agricultor manter apiários em sua propriedade com a finalidade de polinizar o seu plantio. As floradas são curtas normalmente em torno de 30 dias, e depois disso onde o agricultor vai colocar ou manter o seu apiário. O custo beneficio fica muito caro.

Cabe ao apicultor os custos do transporte das abelhas, o trabalho de instalação do apiário, a colheita do mel, do aluguel da área, alem de muitas vezes receber a visita do alheio que rouba parte da produção ou em alguns casos leva todo o apiário.

Salientamos que aos poucos esse quadro esta mudando, hoje nos plantios de maçã em Santa Catarina e melão no Rio Grande do Norte os agricultores estão pagando para os apicultores instalarem suas colméia para a polinização do seu plantio.

Nos Estados Unidos muitos apicultores vivem somente de aluguel das colméias para polinização, visto que lá existe uma política agrícola voltada à produção com qualidade.

Bibliografia -

Scientia Agrícola - Vol. 53 - nº. 2 e 3 - Piracicaba - may/dec - 1996

Ciência Rural - Vol. 36 - nº. 5 - Santa Maria - set/out.2006

Mensagem Doce - Revista da APACAME - nº. 80 - Março 2005

Retorna à página anterior