Evento

APACAME NO 20º ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS APÍCOLAS - CEA

Radamés Zovaro, Apicultor, empresário apícola e Diretor da APACAME, Autor do livro "Cera de abelha - Beneficiamento, Produção e Utilização".

Tivemos a oportunidade de participar do aniversário dos 20 anos do Centro de Estudos Apícolas - CEA, da UNITAU - Universidade de Taubaté - SP que foi realizado nos dias 22 e 23 de agosto de 2008, no Auditório do Departamento de Ciências Agrária.

No dia 22 foram realizadas várias Clínicas:
Culinária à base de produtos apícolas e como produzir Hidromel.

Produção Artesanal de Cosméticos na base de produtos apícolas.

Como implantar um pequeno criatório de abelhas rainhas.

Como criar abelhas.

Na noite do dia 22 foi realizada a abertura solene do Evento, com a exibição de um DVD com o histórico dos 20 anos do CEA.

No dia seguinte foram realizadas várias palestras de alto nível, trazendo uma gama muito grande de informações sobre a apicultura brasileira e em especial a do Vale do Paraíba, dos Estados da Bahia e Sergipe, além de informações precisas sobre a apicultura em reflorestamentos de Eucalipto.

As palestras foram as seguintes:

Importância da rastreabilidade na Apicultura Programa Nacional de Georeferenciamento PNGEO - Apicultura - Palestrante - José Gomercindo Corrêa Cunha - Presidente da CBA.

Sistema de Informação Geográfica (SIG) como uma ferramenta para a denominação de origem - no caso do mel da Serra da Mantiqueira - Vale do Paraíba - SP - Palestrante Dra. Juliana do Nascimento Bendini - Unesp - SP

Planejamento estratégico para Apicultura do Vale do Paraíba - Palestrante - Dr. Luiz Eugênio Veneziani Pasin - (UNITAU)

Extencionistas na Apicultura da Bahia e Sergipe - Palestrantes Marivanda Maria Eloy Oliveira dos Santos (SEAGRI - BA) e José Soares de Aragão Brito (FAPISE - SE)

Apicultura em reflorestamentos de eucaliptos - palestrante Maria José Brito Zakia - (VCP)

O CEA foi uma criação da Universidade de Taubaté e a Prof. Dra. Lídia Maria Ruv Carel Barreto é que desenvolveu todo o projeto que hoje sem dúvida é um dos maiores centros de Apicultura do meio universitário, oferecendo muitos cursos inclusive o curso de Especialização em Apicultura a distancia (Lato Sensu), o primeiro no Brasil, oferecendo condições de um conhecimento de alto nível aos interessados na Apicultura, residentes distante da Universidade.

Alem dos cursos o CEA mantém também um ótimo laboratório para analise de produtos das abelhas.

Enfim, foi um evento onde pudemos conhecer o que é o CEA, o andamento desta instituição no campo da pesquisa apícola, alem do desenvolvimento com relação à apicultura praticada no Vale do Paraíba- SP, Sergipe e Bahia e da informação de que a VCP (uma das maiores empresas de celulose do Brasil) esta disponibilizando aos apicultores as suas fazendas reflorestadas de eucaliptos para a exploração do Mel, evidentemente dentro das normas estabelecidas pela empresa.

Foram boas noticias para a nossa Apicultura e, mais uma vez, parabéns a Profa. Lídia Barreto pelo exemplo que esta dando em beneficio a apicultura Brasil


Retorna à página anterior