Editorial

OS EMBARGOS AO MEL BRASILEIRO


No início do ano de 2006 a Apicultura Brasileira foi surpreendida com o Embargo ao mel brasileiro imposto pela União Européia, tendo em vista que o Ministério da Agricultura não havia implantado o controle de resíduos.

Os Entrepostos entraram em pânico!!

Ninguém entendia o porque o MAPA não havia implantado as análises de resíduos anteriormente solicitadas pela União Européia.

No XVI Congresso Brasileiro de Apicultura, realizado no mês de maio de 2006, em Aracaju - SE, a movimentação foi intensa com reuniões sucessivas com os técnicos do MAPA para encontrar uma saída para o Embargo.

São decorridos exatos dois anos de troca de documentos, análises, credenciamento de laboratórios e, neste exato momento, temos a informação de acaba de ser publicado no Diário Oficial da União Européia, de 14 de março de 2008, o fim do Embargo ao Mel Brasileiro, imposto pela União Européia.

Podemos retornar às exportações de mel para a Europa?

NÃO!!!!!!!!!!!!!!!

O Ministério da Agricultura, já mencionado acima, está exigindo a certificação das Casas de Mel dos Apicultores, que terão que obter o Serviço de Inspeção Federal - S.I.F. para poder fornecer o mel para o Entreposto exportador, exigência esta totalmente inviável e demorada.

Agora é o MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com fundamento nos: Regulamento (CE) n. 2074/2005 - Anexo IV; Regulamento (CE) n. 178/2002; Regulamento (CE) n.852/2004; Regulamento (CE) n. 853/2004; Diretiva 96/23/CE, nomeadamente o artigo 29o, que está promovendo o Embargo do Mel Brasileiro.

O Setor Apícola terá que se mobilizar politicamente para demover o MAPA dessa exigência que nenhum país do mundo adota.

Sem dúvida nenhuma o MAPA é o maior gargalo que impede o desenvolvimento da Apicultura Brasileira.

Dia 01 de junho terá início o XVII Congresso Brasileiro de Apicultura, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde o Embargo Brasileiro deverá ser exaustivamente discutido.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior