Associativismo



Em 28 de janeiro de 2008 comemoramos 40 anos de existência da CBA, motivo que muito nos orgulha e que nos incentiva a fazer cada vez mais e melhor por vocês!

Ao mesmo tempo em que comemoramos este momento tão especial, faz-se importante relatar para nosso querido público um pouco de nossas ações nos últimos meses.

No ano de 2007, a efetiva participação de todos envolvidos na cadeia produtiva do mel através da Câmara Setorial procurou de forma incessante interceder nas questões que ameaçam nossa atividade, e chegamos ao final com muitos encaminhamentos e sucessos, como a progressiva inclusão do mel na merenda escolar, o incremento das compras da CONAB, mas também com muitos desafios a superar, como a permanência do Embargo da Europa (Resíduos), Embargo Nacional (Exigência de SIF-ER para Casas do Mel), e necessidades crescentes de Segurança Alimentar, rastreabilidade, APPCC e Sanidade Apícola, entre outros temas.

José Gumercindo Correa da Cunha
Presidente da CBA

Ações de governança foram realizadas em todo território Nacional visando o estabelecimento de uma política única de gestão do sistema Apícola Brasileiro e o entendimento conjuntural do panorama Nacional e Internacional .

Encerramos o ano com o workshop de direcionamento estratégico da CBA revisado para 2008 pelo Conselho de Representantes durante o I Fórum Apícola Nacional realizado de 05 a 07 de dezembro na cidade de PICOS no estado do Piauí.

O workshop contemplou temas como difusão tecnológica, representatividade, georeferenciamento, gestão da sustentabilidade ambiental, inclusão econômica e desenvolvimento de mercado, entre outros assuntos estratégicos.

Por fim, considero importante dizer que, para gerir um empreendimento associativo como a CBA os desafios são muitos, exigindo rofissionalização como administrador e permanente busca de capacitação técnica.

Desde que assumi esta tarefa, a magnitude das transformações que ocorreram em minha vida, inclusive com o afastamento temporário da condição de produtor, têm sido fonte de eventual tensionamento, mas também, de extrema recompensa pessoal ao ver os benefícios gerados à coletividade.

Agradeço a colaboração de todos e a sensibilidade de nossos parceiros no esforço conjunto de fortalecer a Apicultura Brasileira.

Muito Obrigado!

José Gomercindo Corrêa da Cunha

Presidente da CBA

Um ano de Parcerias Estratégicas

Parceria com a Fundação Banco do Brasil

A transferência de riqueza ao setor pela FUNDAÇAO BANCO DO BRASIL na forma de instalações e equipamentos contribuiu para aquisição de poder na governança nas Cadeias Produtivas. A Cadeia do Mel tem sido protagonista e beneficiária destes avanços, possibilitando o desenvolvimento de transformadoras ferramentas, o acesso ao conhecimento e a abertura de possibilidades de bem estar físico e emocional para todos os colaboradores do setor.

A FBB - Fundação Banco do Brasil é a grande parceira da CBA nas ações de marketing, governança, articulação e representação dos apicultores brasileiros em todos os níveis. Merece destaque em 2007 o apoio à participação do Brasil no Congresso da APIMONDIA 2007 Melbourne - Austrália

APIMONDIA 2007- Melbourne - Austrália

Na APIMONDIA desenvolvemos importante articulação com o Bloco Íbero Americano entre diversos outros países que passaram a conhecer e respeitar a apicultura Brasileira.

A busca de intercâmbio tecnológico e comercial será desde agora uma constante em nossa pauta internacional.

Merece destaque o papel do SEBRAE NACIONAL em todas as suas instâncias como grande apoiador da apciltura Brasileira, em especial através de seu projeto APIS e dos queridos amigos Alzira e Reginaldo, que dia e noite se preocupam com nosso sucesso, compartilhando através de idéias e projetos a alegria de ser um apicultor brasileiro.

Os SEBRAES estaduais, por sua vez, também nos apoiam de forma crescente interessando-se cada vez mais por esta cadeia produtiva como geradora de emprego e renda.

O SEBRAE elegeu a Apicultura como a primeira Cadeia do Agronegócio a ser contemplada com um projeto de IC - Inteligência Competitiva no ano de 2008.

A CBA será a entidade Nucleadora na implementação do NICS - Núcleo de Inteligência Competitiva, o qual irá funcionar na nova Sede Administrativa

Os Projetos da CBA

PORTAL DA APICULTURA BRASILEIRA

O portal www.brasilapicola.com.br, vem se consolidando como uma ferramenta extremamente atual e dinâmica com noticias, links, calendário de eventos, histórico, estrutura da CBA, resoluções, editais, pesquisas e pesquisadores, abordando os diversos vínculos da Apicultura Brasileira. As milhares de visitas Nacionais e Internacionais sinalizam o acerto no desenvolvimento desta poderosa e democrática ferramenta como geradora de emprego e renda.

PLANO DE MARKETING INSTITUCIONAL

Concluído em 2007, o Plano Está atingindo seus propósitos tanto em nível Nacional como Internacional, dando visibilidade à CBA, à apicultura e aos apicultores do Brasil, divulgando projetos e ações, para melhor compreensão, comunicação e fornecimento de valor aos interessados na área Apícola.

PROJETO SEDE

O comodato e convênio com UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul por dez anos e a parceria com a Fundação Banco do Brasil contemplaram a reforma do prédio 11 da Faculdade de Agronomia, com a Sala de Apicultura - Sede Administrativa da CBA, Biblioteca Apícola, Laboratório de Patologia Apícola-LABAPIS que homenageia o Prof. Dauro Corrêa Redaelli.

A inauguração da sede ocorreu dia 10 de dez com a presença do Reitor da UFRGS - Dr. José Carlos Ferraz Hennemann, o representante da FBB - Sr. Claiton Mello, o Presidente da Fargs Prof. Aroni Sattler, demais autoridades e aproximadamente cem apicultores.

A estruturação da sede também contempla o fortalecimento das Federações com o fornecimento de computadores, softwares, impressoras multifuncionais e capacitação.

PROJETO FÓRUNS APÍCOLA ASSOCIATIVOS

Fórum Apícola

Foram realizados em 2007, 5 fóruns regionais e 1 fórum nacional, nos quais reuniram-se os representantes do setor para discussão de projetos e reforço e adensamento institucional do setor

Nestes encontros foram entregues equipamentos em comodato, como impressoras, fax e computadores para Federações que necessitavam destes recursos para se integrar de forma eficiente ao sistema CBA.

Os Fóruns fizeram parte de eventos regionais atingindo cerca de 4.500 apicultores. No evento nacional, ocorrido em PICOS-Piauí, consolidou-se e validou-se o direcionamento estratégico da CBA para 2008, incluindo vários projetos prioritários.

Entrega de Equipamentos

O direcionamento pode ser acessado na íntegra em nosso portal www.brasilapicola.com.br

A CBA transmite especial agradecimento ás Federações que sediaram a apoiaram estes fóruns, abaixo nominadas:
Federação Apícola de Minas Gerais
Federação Apícola da Bahia
Federação Apícola do Rio Grande do Sul
Federação Apícola do Mato Grosso
Federação Apícola do Pará
Federação Apícola do Piauí

PROGRAMA PNGEO

Logo PNGEO

O programa PNGEO tem como objetivo promover o Georeferenciamento, a Rastreabilidade e Modernização da Produção Apícola no Brasil, através de ações de mapeamento, diagnóstico, capacitação e regulamentação das atividades em todos os elos da cadeia.

Coordenado pelo Dr. Ricardo Lustosa, da Emater Pará, o programa já teve 6 oficinas desenvolvidas durante os fóruns de 2007 e em 2008 será implantado em vários estados através de atividades de campo.

Este programa tem extrema importância para atendermos as crescentes necessidades de segurança no mercado de alimentos e será implantado em todo o território nacional.

O programa pode ser acessado em nosso portal www.brasilapicola.com.br

CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA

Em 2008 o grande evento do setor será o 17º Congresso Brasileiro de Apicultura, que será realizado em Belo Horizonte-MG no mês de junho.

A CBA conta com a presença de todos, para termos uma frutífera troca de idéias e conhecimentos e confraternizarmos o sucesso da apicultura brasileira.

Contatos
CBA - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE APICULTURA
Av. Bento Gonçalves nº 7712 - UFRGS- Fac. Agronomia - Depto. Fito.
CEP: 91540-000 - Porto Alegre - RS - BRASIL
Fone; 51 3308 7411
cba@brasilapicola.com.br

Retorna à página anterior