Editorial

O CERCO ESTÁ APERTANDO!

Quem participou do XVI Congresso Brasileiro de Apicultura, no mês de maio deste ano, na cidade de Aracajú - SE, presenciou a movimentação do Setor Apícola em decorrência do Embargo imposto ao mel brasileiro pela União Européia.

Dava a impressão de que tudo estava acabado. Se a União Européia não importasse mais o nosso mel os Entrepostos iriam todos à falência. O pânico tomou conta! Era o fim!!

O tempo passou, novos canais se abriram e as exportações cresceram 37%. O Embargo continua e nós não temos mais mel para exportar.

Em decorrência do Embargo, o diligente, ágil, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, através do Ofício Circular n. 22/2006/DIPOA/BDA informa que "faz-se necessário a harmonização dos procedimentos de rastreabilidade e incremento da colheita de amostras para o atendimento ao PNCR/MEL/2006", o que vai obrigar ao cadastramento de todos os apicultores que fornecem mel aos Entrepostos e que "todos os Entrepostos e Apiários serão submetidos à auditoria da DILEI/CGI/DIPOA, iniciando-se por aqueles que exportam para os países membros da União Européia".

Por outro lado o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do Ofício n. 008/2006/DILEI/CGI/DIPOA está informando que "todos os rótulos de produtos apícolas adicionados de ingredientes de origem não apícola, deverão ser encaminhados ao DILEI/CGI/DIPOA, para análise e parecer, tendo em vista que as discussões sobre a Resolução 01, de 19/06/2001, publicada em consulta pública no D.O.U. EM 04/07/2001 não foram finalizadas, sendo necessário que haja uniformização nos critério de análise e registro desses rótulos, com tratamento nivelado para todos os estabelecimentos de mel e outros produtos apícolas registrados no SIF/DIPOA".

Como vocês viram o cerco está apertando!

A APACAME deseja um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2007.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior